Consequências da desobediência

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 545 views
Notes
Transcript
Texto: Juízes 6.1-10
Introdução:
- Uma das teorias da física é que para toda ação existe uma reação oposta e de igual intensidade. Terceira lei de Newton, você concordando ou não ela existe. Por exemplo se eu jogar uma pedra num lago acontecera uma reação na agua.
- A colheita é uma consequência daquilo que nós plantamos, essa lei chama-se lei da semeadura. Se você plantar maça você não vai colher goiaba. Gálatas 6.7-10
- Em Deuteronômio Deus diz ao povo após sair do Egito que se eles obedecessem seriam abençoados, todavia se não obedecessem seriam amaldiçoados. DT 28
- NO texto que nós lemos, nós observamos uma terceira lei, chamada a lei da desobediência. O que significa: O povo de Israel idolatra os ídolos, as nações vizinhas os exploravam, eles suplicavam a Deus e misericordiosamente Deus os salvavam
Proposição: A desobediência nos gera danos.
Oração Interrogativa: Quais danos sofremos quando não obedecemos a Deus e sua palavra?
Transição: Através do texto vamos ver como isso acontece na vida do cristão, assim como aconteceu nos tempos dos juízes também acontece conosco. Uma vida pautada na desobediência é uma vida com muitos prejuízos.
I- A desobediência nos tira da mão de Deus e nos coloca da mão do inimigo. (v.1)
Deus estava dizendo para Israel que a sua idolatria os tirava da mão de Deus, colocando-os nas mãos dos inimigos. Triste é quando acontece essa situação. Sair das mãos de Deus, onde há repouso, paz, proteção, aconchego, cuidado, conforto, misericórdia, graça, vida eterna, entre outras coisas para cair nas mãos do inimigo. Sabemos que o cristão possui três inimigos, e quando nos entreguemos a desobediência somos entregue as nossas paixões, ao mundo e podemos ficar nas garras do diabo, nossos inimigos.
543 απειθεια apeitheia. De 545; TDNT - 6:11,818; n f 1) obstinação, oposição obstinada à vontade divina[1]
Na igreja de Corinto houve um caso muito sério de fornicação e adultério, o apostolo Paulo disse á liderança da igreja que lançassem aquele homem nas mãos do Diabo, pois após satanás judiar da carne, pode ser que ainda a alma seja salva.
Na oração sacerdotal Jesus intercede pelo seus discípulos dizendo ao pai: Não o peço que os tire do mundo, mas os livre do mal.
Paulo disse em Romanos que Deus puni o ser humano entregando as suas próprias paixões.
II-Desobediência traz retrocesso (v.2)
O povo de Israel quando estavam obedecendo, plantavam suas vinhas nos lagares, os trigos nas eiras e seus frutos na terra. Porém com a desobediência agora estavam plantando suas colheitas nas rochas.
E desobediência nos tira da posição que Deus nos colocou; Para cada um o Senhor entrou talentos para trabalhar em sua seara, contudo a desobediência nos tira dessa posição e nos coloca como os filhos de Israel, plantar nas rochas. Não é que Deus nos tira da posição. Ele colocou os filhos de Israel para plantar e colher em terra boa. Mas a desobediência trouxe essa consequência terrível em plantar em lugares rochosos. UM grande retrocesso.
Nossa vida espiritual em muitas situações retrocede porque não entramos no caminho da obediência. Entre por ela e sua vida não haverá retrocessos.
Damos as vezes um passo pra frente e três pra traz, pois não ouvimos a palavra de Deus e andamos obstinados, fazendo o desejo do nosso próprio coração.
III-Desobediência traz percas (v.3-4)
Veja que Israel se estabelece na terra. Antes de entrar os 12 espias veem os cachos de uvas sendo carregado por gigantes. Terra boa. Deus cumpriu o que prometera. Porem a desobediência fez com que Israel perdessem os frutos da terra.
Perdemos muito do nosso sustento espiritual quando não obedecemos, pois nossos inimigos consomem todo alimento espiritual, quando a palavra de Deus é pregada, ele consome, quando Deus nos corrige, não aceitamos o bom conselho de Deus. Sem palavra ficamos fracos, pois somente ela nos sustenta. Aí não queremos mais ter comunhão com Deus. Percas trazem fraquezas, pois não alimentarmos ficaremos fracos
IV-Desobediência nos traz altos riscos as promessas de Deus (v.5)
Deus prometeu a terra de Canaã e deu essa terra a Israel. O povo já estava na terra, eles já tinham tomado posse. Porem os midianitas estavam ocupando a terra. Veja que os alimentos eram escassos, agora o inimigo estava entrando na terra que Deus lhes deu.
A repetição do verbo שׁחת, “devorar” (v. 4–5), destaca a força destrutiva dos invasores. No segundo caso, o texto sugere que sua intenção principal era destruir a terra (observe a forma infinitiva לְשַׁחֲתָהּ). [2]
Veja a urgência de fazermos a vontade de Deus, pois assim como aconteceu com os Israelitas também pode acontecer conosco. Já pensou você ter na mão a benção e perde-la? o quão frustrante isso pode ser?
Deus cumpre tudo que ele nos promete; Deus nunca vai ser nosso devedor. Porem a nossa desobediência pode nos custar benção que já esta em nossas mãos. Não corra esse risco. Pergunte ao Senhor Jesus: Onde o Senhor quer que eu esteja? Observe a palavra de Deus; entre no caminho do discipulado e seja feliz em nome do Jesus.
V-Desobediência o debilita, a ponto morrer. (v.6)
O povo de Israel estava a ponto de morrer:
O verbo דּלל( dalal) “ser enfraquecido” (v. 6), é usado em outras passagens para indivíduos que haviam perdido sua força (Sl 79.8; 116.6; 142.6), para a glória perdida (Is 17.4) e rios secos (Is 19.6).[3]
1) pendurar, desfalecer, pendurar, ser inferior1a) (Qal)
1a1) dependurar
1a2) ser inferior
1a3) de sofrimento (fig.)
1a4) desfalecer, olhar de forma cansada (referindo-se aos olhos)
1b) (Nifal) ser feito humilde, ser diminuído[4]
Ou seja, o povo de Israel estava a iminência de uma morte em plena Canaã, por simplesmente desobedecer a aliança que fez com Deus. Preferiram os ídolos das nações vizinhas de que confiar puramente em Deus
APLICAÇÃO: Nós morremos espiritualmente quando entramos nesse mesmo caminho, nossos ídolos nos afastam do verdadeiro Deus. A desobediência sempre estará acompanhada de incredulidade. Algumas pessoas a perdem por simplesmente se agarrar aos seus ídolos.
Definição de Idolatria segundo Tim Keller “Idolatria é transformar um bom aspecto da criação na fonte maior de segurança, identidade e poder. Portanto Deuses falsos são espinhos, pois quando transformando algo em ídolo ele nos faz infelizes. Também são armadilhas, pois nos prendem. Somos escravizados e acorrentados pelos objetos que transformamos em nossos ídolos. Como temos que possui-los não temos força para negar absolutamente nada.”
VI-Desobediência promove uma amnésia gerando um sentimento de ingratidão. ( 8-10)
O povo CLAMA
Deus usa o profeta anônimo para lembrar Israel dos seus grandes feitos no passado, e chamar a atenção para que eles não esquecessem de como eles saíram do Egito e entraram na terra de Canaã.
O crente que está na desobediência esquece muitas coisas que Deus já fez por ele. Esquece o dia que aceitou a Jesus, esquece quando foi batizado pelo espirito santo. Esquece quando começou ter utilidade na casa do Senhor. Esquece as provisões que Deus lhe deu. Esquece quantas vezes o Senhor o livrou da boca do Leão. Esquece quantas vezes foi confortado pela presença do Espirito Santo.
Quando estamos nesse estado não conseguimos lembra de quem DEUS é. A desobediência nos deixa cego quanto aos grandes favores de Deus por nós.
VII-No meio do caos da desobediência, incredulidade e idolatria Deus chama um homem fraco de valente (11-12)
Eu tenho certeza que em Israel havia ainda alguns bons soldados, alguém com um bom perfil para livrar Israel daquela maldita opressão e talvez o fim da nação. Porem Deus busca no lagar escondido um homem tremendo de medo dos midianitas para trazer salvação para seu povo. OU seja, da fraqueza de um homem Deus o enxerga como homem forte para pôr um fim na opressão e salvar seu povo.
Assim também aconteceu conosco. Isaias quando vê Jesus o vê como um homem sem beleza, indo ao matadouro, fraco e frágil. Porem ele é o valente que pode te livrar dessa opressão e te trazer de volta ao caminho da obediência.
Eu sei que nós somos fracos, as vezes saímos do caminho da obediência, mas o valente está aqui essa noite dizendo a nós. Confie em mim, eu sou seu ajudador; somente cristo pode nos ajudar a seguir esse caminho.
Quando Deus viu a fraqueza de Gideão, ele viu gideão não no presente mas no futuro libertando o povo. Tirando eles das mãos dos inimigos e colocando de novo nas mãos de Deus.
Isaias viu a fragilidade do Messias, mas Deus sabia que aquele Messias era o valente que daria força e libertaria os homens dos seus pecados.
Não é a igreja que vai te libertar, por isso muitos feridos com a igreja. Não é os líderes da igreja também, por isso muitos feridos com a liderança. Mas eu duvido quem se coloque nas mãos do Cristo e se decepcione com ele. (Policarpo)
Jamais. Ele não despede ninguém com as mãos vazias.
Conclusão: Precisamos discernir quando colhemos o efeito da nossa obediência, entenda que Deus vela pela sua palavra. Benção ou maldição? qual caminho você vai escolher? Precisamos para de culpar a Deus ou até mesmo a igreja. Você está nessa situação por que escolheu um caminho que o levou a colher sua própria prova. Mas não tem problema Deus levantou o Valente para te tirar das mãos dos inimigos e voltar ser ume benção nas mãos dele.
[1]James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002). [2]Robert B. Chisholm Jr., Juízes, trans. Markus Hediger, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017), 231. [3]Robert B. Chisholm Jr., Juízes, trans. Markus Hediger, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017). [4]James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.