A salvação está em Cristo Jesus
Carta aos Colossenses • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).
Ideia Central
Ideia Central
A salvação não é por meio de regras ou por prática de boas obras, mas ela diz respeito ao Cristo que morreu na cruz para perdoar os pecados e dar uma nova vida ao pecador.
Transição
Transição
Veremos três informações importantes sobre a doutrina da salvação.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª A salvação é uma transformação interior (v. 11-12)
1ª A salvação é uma transformação interior (v. 11-12)
Os falsos mestres estavam ensinando que a salvação é por meio da circuncisão, ou seja, por meio de um rito religioso exterior. Para eles a circuncisão feita na carne era suficiente para o homem pertencer a Deus. Mas o texto bíblico apresenta duas verdades sobre a salvação:
1° A salvação não é pela circuncisão física (v. 11)
1° A salvação não é pela circuncisão física (v. 11)
11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.
A circuncisão é um sinal da aliança que o Senhor fez com o povo de Israel, apesar dela ser física, ela tinha um significa espiritual. Mas o povo judeu defendia que a circuncisão física e não o significa espiritual. A circuncisão no Antigo Testamento, era feita quando a criança completava oito dias de nascimento.
9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes. 10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne. 11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês. 12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês. 13 Sejam nascidos em sua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua. 14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança”.
O texto bíblico mostra uma circuncisão feita interiormente, ou seja, uma transformação no coração do homem. Isso significa que a salvação transforma o coração do pecador e ela não é através da circuncisão da carne. Na Nova Aliança, a circuncisão acontece no coração.
2° A salvação é por meio da fé em Cristo (v. 12)
2° A salvação é por meio da fé em Cristo (v. 12)
12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
O texto não está ensinando sobre batismo, mas está usando uma figura de linguagem, para afirmar que o cristão que foi salvo, está unido com Jesus Cristo, está mergulhado na pessoa de Jesus. Isso significa que quando o cristão entrega sua vida para Jesus, ele é sepultado como Jesus.
O apóstolo mostra que tudo o que aconteceu com Jesus, acontece com o cristão que está com Jesus. Quando Jesus foi sepultado, fomos sepultados com ele. Quando Jesus ressuscitou, nós ressuscitamos e deixamos o nosso velho homem na sepultura. Por isso que o batismo simboliza a morte para a velha vida e ressurreição para uma nova vida.
3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
2ª A salvação é por meio de Cristo (v. 13-15)
2ª A salvação é por meio de Cristo (v. 13-15)
O único que tem poder para salvar o pecador e perdoar os pecados é o Senhor Jesus Cristo. Diante disso, veremos quatro afirmações que comprovam que a salvação é somente por meio de Jesus:
1ª Deus deu uma nova vida ao pecador (v. 13 a)
1ª Deus deu uma nova vida ao pecador (v. 13 a)
13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo.
Paulo afirma que o povo estava vivendo na “incircuncisão da carne” significa o estado moralmente corrupto que o homem está, o povo judeu acreditava que a circuncisão poderia salvá-los e Paulo afirmar que eles estão perdidos.
O homem quando estava morto, vivendo nas trevas e mergulhado no lamaçal do pecado, seguindo os prazeres carnais, foi resgatado pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício do Senhor Jesus Cristo. Isso significa que o pecador agora é uma nova criatura em Jesus e tem uma nova vida por meio do Senhor Jesus.
2ª Deus perdoou os pecados cometidos (v. 13 b)
2ª Deus perdoou os pecados cometidos (v. 13 b)
13 Ele nos perdoou todas as transgressões,
Deus perdoou os pecados do ser humano, mesmo ele estando morto em suas transgressões, vivendo na iniquidade e mergulhado nas trevas do pecado. O ato de Deus exercer o perdão ocorre somente por meio do sacrifício do Senhor Jesus Cristo.
3ª Cristo pagou a dívida no lugar do pecador (v. 14)
3ª Cristo pagou a dívida no lugar do pecador (v. 14)
14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
A escrita de dívida era um certificado que constava a dívida o valor que a pessoa devia. Nesse aspecto o apóstolo Paulo afirmar que ao Jesus morrer na cruz, ele pagou toda a dívida que o pecador tinha com Deus. A Bíblia enfatiza claramente que o “o salário do pecado é a morte”, mas a única maneira de pagar a dívida é por meio do sangue de Jesus derramado na cruz.
23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Jesus afirmou “Tetelestai”, “Está Consumado”, “Está Pago” (João 19.30)
4ª A vitória de Jesus sobre as potestades (v. 15)
4ª A vitória de Jesus sobre as potestades (v. 15)
15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
Jesus ao morrer na cruz do calvário venceu satanás e os demônios, cumprindo assim o texto de Gênesis:
15 Porei inimizade
entre você e a mulher,
entre a sua descendência
e o descendente dela;
este lhe ferirá a cabeça,
e você lhe ferirá o calcanhar”.
Jesus pisou na cabeça da serpente, isso significa que ele derrotou o diabo. Mas, a serpente feriu o calcanhar de Jesus, ou seja, Ele teve que sofrer.
Jesus ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, cumpriu a missão de Deus Pai e venceu o diabo e a morte.
14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo,
3ª A salvação não é por meio de regras religiosas (v. 16-17)
3ª A salvação não é por meio de regras religiosas (v. 16-17)
Os falsos mestres eram um povo legalista, ou seja, acrescentavam normas e regras como padrão para a salvação. Por isso, o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo, traz dois pontos importantes sobre o legalismo para alertar a igreja:
1° Não fique preso as leis cerimoniais (v. 16)
1° Não fique preso as leis cerimoniais (v. 16)
16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Os falsos mestes estavam buscando convencer os cristãos de que para serem salvos, deveriam guardar as leis cerimoniais da lei de Moisés.
Na lei, Deus deixou três tipos de leis:
Lei Civil (Êxodo 21-22)- São as leis de convivência da sociedade (violência, acidentes, responsabilidade social).
Lei Cerimonial (Levítico 1-4) - São os sacrifícios, ofertas de animais que eram entregues no santuário. Festas religiosas e o dia de sábado.
Lei Moral - leis que expressam o caráter de Deus (não matar, não roubar, não adulterar).
No pensamento dos falsos mestres, era preciso abster de alguns alimentos, guardar o sábado e outras festas religiosas, para serem mais santos e salvos. Isso mostra que eles eram legalistas, que acrescentavam normas e regras humanistas e que não tinham nas Escrituras. Porque as leis cerimoniais não são para os dias atuais, visto que, eram específicas para o povo de Israel e Cristo cumpriu essa lei. O que permanece hoje é a lei moral, o qual Jesus interpretou corretamente no sermão do monte.
2° As leis cerimoniais apontam para Cristo (v. 17)
2° As leis cerimoniais apontam para Cristo (v. 17)
17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
As leis cerimoniais era apenas uma sombra daquilo que viria futuramente, ou seja, os sacrifícios de animais para perdão de pecados aponta para o cordeiro santo, aquele que não tinha nem mancha e nem pecado, a fim de resolver o problema do pecado de uma vez por todas, sem precisar de ficar sacrificando animais ano após ano.
1 A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. 2 Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentiriam culpados de seus pecados.
5 Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse:
“Sacrifício e oferta
não quiseste,
mas um corpo me preparaste;
6 de holocaustos e ofertas
pelo pecado
não te agradaste.
7 Então eu disse:
Aqui estou,
no livro está escrito
a meu respeito;
vim para fazer a tua vontade, ó Deus”.
Paulo está alertando a igreja a não trocar a liberdade em Cristo, para ficar preso a regras e normas sem fundamento bíblico, que os falsos mestres criaram.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Nos dias atuais existem muitos pastores e líderes, acrescentando algumas normas, regras, uso e costumes, para dizer que é pecado. Isso seria cair no mesmo erro que os fariseus, de serem legalistas.
Alguns exemplos práticos de legalismo nos dias atuais:
Proibição de praticar esportes;
Proibição de mulher cortar o cabelo ou de usar maquiagem;
Proibição de mulher usar calça ou bermuda;
Proibição de homem usar bermuda.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que a salvação está somente em Jesus Cristo, ela não acontece por meio de regras, normas ou prática de rituais religiosos. A salvação diz respeito ao Cristo que morreu na cruz para perdoar os pecados e dar vida eterna ao pecador. Ser salvo pelo Senhor Jesus é ter passado por uma transformação interior, é receber Cristo como Salvador e ter os pecados perdoado.
O legalismo tem distorcido a mensagem do evangelho, porque o conteúdo ensinado é que para você ser salvo, é necessário ser circuncidado como os judeus pensam, é guardar o sábado como é ensinado nos dias atuais. Cristo morreu na cruz, mas você ainda precisa fazer algo para ser salvo, isso mostra que a obra de Cristo na cruz não é suficiente para pagar o preço do pecado.
Aplicação
Aplicação
Cuidado com os falsos ensinos dos dias atuais, existem muitos falsos pastores e mestres que buscam distorcer a Bíblia Sagrada para atrair multidões.
Ao escutar qualquer pastor ou pregador, examine a Bíblia para ver se o ensino está correto.
Busque estudar as Escrituras, porque dessa maneira você não será enganado por falsas doutrinas.