Colossenses

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

A Excelência da Obra de Cristo

Colossenses 1.18–23 (ARA)
18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Cabeça: líder ⇔ cabeça s. — uma pessoa que está no comando; entendida como uma cabeça que é a parte superior de um corpo humano.
Colossenses 1.18 (NTLH)
18 Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.
A parte “A” do verso é explicado em Efésios - Ele é a cabeça do corpo da igreja:
Efésios 1.21–23 (NTLH)
21 Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes . Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir.22 Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo.23 A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.
Seu sentido é complementado também em:
Efésios 4.15 (NTLH)
15 Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
Efésios 5.23 (ARA)
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
= tem autoridade sobre
A parte “B” - Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, - significa:
Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.
Outro texto em que essa expressão “dos mortos” aparece:
Apocalipse 1.5 (ARA)
5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.
Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Comentário da “Fé Reformada”:
“Por ser o primeiro a ressuscitar dos mortos, para nunca morrer de novo, Cristo inaugura a nova Criação e a nova época predita pelos profetas […] fundando em si mesmo uma nova humanidade. Sua própria ressurreição é uma antecipação e uma garantia da ressurreição que todos os seus irmãos e suas irmãs gozarão.”
Bases bíblicas para a nova criação e a ressurreição do corpo para a nova vida na eternidade:
Nova vida aqui, vida eterna já:
2Coríntios 5.17 (ARA)
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Gálatas 6.15 (ARA)
15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.
Romanos 8.29 (ARA)
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
A ressurreição do corpo:
1Coríntios 15.20–22 (ARA)
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
A parte “C” - para em todas as coisas ter a primazia, - significa:
Comentário da “Fé Reformada”:
“[…] a ressurreição de Cristo, define para ele, uma nova e mais elevada posição e autoridade, ganhando pra ele um nome ainda mais sublime, agora como o Messias encarndado, obediente e exaltado.”
Romanos 1.4 (ARA)
4 e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,
Efésios 1.20–23 (NVI)
20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. 22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
(para mais detalhes) Filipenses 2.1–11
Seguindo no texto:
Colossenses 1.19 (ARA)
19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude
A primeira parte “porque aprouve a Deus” nos mostra que:
Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses (Versículos 18 a 20)
ele tem em mente uma plenitude de justiça, sabedoria, poder e toda bênção. Pois Deus conferiu tudo a seu Filho, para que fosse glorificado nele
Temos Cristo como o cerne de tudo, em tudo se resolve, tudo aponta para Ele, tudo é resolvido nele, pois todas as coisas são por ele para ele. Mais uma vez vemos que foi segundo o conselho da vontade do Pai que no Filho tudo se cumprisse. Não para um ciclo fechado em Deus, mas que transborda para seus filhos adotivos, nós, que recebemos dessa graça da salvação por meio do Cristo.
O que significa que em Cristo reside toda a plenitude?
Comentário da “Fé Reformada”:
“Porque Jesus é verdadeira e plenamente Deus, morreu e ressuscitou dos mortos em nossa natureza, é totalmente suficiente para salvação dos pecadores.”
Carta aos Colossenses e Filemom - Comentário Expositivo do Novo Testamento Grant Osborne (A Plenitude da Divindade Reside em Cristo (1.19))
Ele não é apenas “um deus” ou “uma parte da divindade”. Ele é plenamente Deus, a divindade quintessencial em toda a sua plenitude.
Se Cristo é plenamente Deus, como pode haver outro deus que seja digno da nossa fé e devoção?
Comentário da “Fé Reformada”:
[…] a plenitude da presença de Deus nele refuta toda a afirmação de que o acesso superior a Deus pode ser obtido por qualquer outro caminho.
Não existe outro caminho que nos leve a Deus.
Seguindo no texto:
Colossenses 1.20 (ARA)
20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Capítulo 1)
Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.
“e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz”
Comentário da “Fé Reformada”:
A Queda da humanidade no pecado trouxe consigo a corrupção de toda a Criação. Por meio da encarnação e da morte expiatória de Cristo, a justiça de Deus é satisfeita, a paz entre Deus e os pecadores é restaurada, a glorificação final da ordem criada é assegurada e os seres espirituais rebeldes são subjugados […]
reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” - Reconciliação da criação inclusive, temos a consumação na cruz mas ainda não vemos a plenitude dessa reconciliação pois ainda pecamos (já somos santos, mas ainda cometemos pecados):
Romanos 8.18–25 (ARA)
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
2Coríntios 5.17–21 (ARA)
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more