Família, uma instituição eterna
Escola de Ensino Infantil • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Família, uma instituição Eterna
Família, uma instituição Eterna
Texto base: Salmos 127
Cântico de Peregrinação. De Salomão. 1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. 2 Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama. 3 Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. 4 Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. 5 Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.
INTRODUÇÃO:
A família é eterna. Essa é uma declaração pouco conhecida. Muitos de nós, durante muito tempo aprendeu que a primeira família teve origem com o primeiro casal no Éden. Mas não, a família é ETERNA.
O livro de Gênesis nos traz um relato da criação e fica muito claro que no ato de trazer tudo à existência por meio da sua Palavra, Deus não estava sozinho. Os primeiros versículos de Gênesis relatam que o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Mais à frente, veremos que ao formar o homem do barro, há uma espécie de acordo entre a trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), onde o homem é feito imagem e semelhança deles. O Evangelho de João, já no Novo Testamento, vai dizer que o verbo se encarno e habitou entre nós, mas o texto também vai dizer que Ele estava com Deus na criação. Ou seja, Deus é um ser plural, relacional e familiar.
Em Adão e Eva, com o primeiro casal, temos a primeira família humana constituída.
O salmo de número 127 é conhecido por muitos como o salmo da família. Eu, particularmente, tenho apreço por esse texto, pois ele revela a grandeza da família mas não oculta a nossa insufisciência para o sucesso da mesma. Gostaria de fazer breves pontuações acerca das declarações aqui feitas pelo salmista.
Fragilidade das coisas temporais: O primeiro versículo diz que: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção”. - Umm grupo ou uma equipe de demolição, pode destruir em minutos o que construtores levaram meses ou até anos para construir. Até mesmo uam criança, por falta de atenção pode destruitr algo que é valioso. Construir sempre será mais custoso do que destruir. Não é necessário muito para colocar nosso casamento por água abaixo; não é necessário muito para suscitar ira ao coração dos nossos filhos; nem mesmo precisa de muito trabalho para desonrar os nossos pais. Mas nutrir um relacionamento saudável sempre vai extrair de vocêr o máximo de esforço. O texto está falando da nossa terrível mania de investir tempo, esforços, energia em algo que é temporal, corruptível e material. Deus nos chamou para construir a nossa vida, nossa casa, nosso ministério, mas tudo isso precisa estar fundamentado no Senhor, pois até mesmo essas bençãos que ele nos permite conquistar, são passageiras.
O excesso de autoconfiança: O versículo 1 também aborda a nocividade do excesso de autoconfiança. A Bíblia vai nos ensinar que sem o Senhor nós não podemos fazer nada, nem mesmo construir algo. Todos nós somos dependentes do Senhor, a diferença é que alguns reconhecem essa dependência, outros não. Se não fosse a graça e misericórdia do Senhor nós não teriamos dado um suspiro sequer no dia de hoje. Quando entendemos a nossa dependência do Senhor, vamos subeter a nossa vida ao domínio e senhorio de Deus, evitando assim, a tomada de decisões equivocadas que podem destruir a nossa família. Um homem e uma mulher sábios são aqueles cujos joelhos se encontram dobrados diante da cruz de Cristo.
Cuidado com o trabalho excessivo: Esse também é um outro mal do nosso século: O ativismo. Nós terceirizamos tudo que nos é possível para que nos sobre mais tempo para trabalhar mais e produzir mais. Nossas agendas andam tão abarrotadas de compromissos que não conseguimos mais desfrutar de uma refeição em família sem que estejamos acompanhados do celular. Dividomos a atenção entre os nossos filhos e o trabalho, mas nessa queda de braço, muitas vezes a nossa família fica em segundo plano. Precisamos urgentemente desascelerar. Nós precisamos para de nos medir pela régua alheia, pois ela é injusta. O outro traz consigo experiências que não trazemos e isso nos torna em seres humanos individuais. Comece a abrir espaço na sua agenda para coisas que são inegociáveis: Deus e família. Esse versículo não diz que é errado levantar cedo, pelo contrário, é o ideal; mas ele lembra que o nosso trabalho deve ser uma bênção em nossas vidas da qual nós desfrutamos e não um fardo que carregamos.
Descanse no Senhor: O texto também nos diz que enquanto dormimos o Senhor cuida de nós de diversas maneiras. Quando vamos para a cama e relembramos o dia que passou, é possível que passe pela nossa mante que nós deveríamos ter trabalhado melhor e com mais afinco, porém, podemos dedicar o que foi feito ao Senhor e não nos preocuparmos mais. O próprio Jesus depois de um duro dua de ministério, pode ir dormir em um barco, mesmo em meio a uma terrível tempestade.
Filhos são herança do Senhor: O versículo 3 ao 6 fala à respeito dos filhos. Ah, como eles são preciosos. As crianças são comparadas com frutos, frutos que perfumam e embelezam o nosso jardim. Frutos que evidenciam a fertilidade e bênção de Deus sobre uma família recompensando-os com vida. Filhos também são úteis como flechas, e transformam a casa em um arsenal. Se não criamos nossos filhos de modo que amem e conheçam a verdade, quem plantará a semente do bem e lutará nas batalhas contra as mentiras e o mal nos anos subsequêntes? É na família que preservamos o melhor do passado e investimos no futuro. Toda criança nasce é o voto de Deus para o futuro da humanidade e nossa oportunidade de recomeçar.
SOLI DEO GLORIA.