Diga-me com quem andas e te direi quem és - Tg 4.4-10

Cristianismo prático  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Handout

intro

Diga-me com quem andas e te direi quem és, frase que não está na Bíblia, mas está no dicionário das mães, elas sempre sabiam identificar riscos em certos tipos de amizades que tínhamos.
As mães tem uma capacidade de saber que algumas amizades que temos, podem despertar o pior em nós, por isso elas questionavam e questionam o tempo todo quem eram as pessoas que andávamos quando éramos pequenos.
Me parece que Tiago vai por essa linha, porém de forma mais direta e radical.
James 4:4 NVI
4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Esta é uma proposição, uma verdade bíblica desafiadora.
Mas antes de destacar eu quero falar do que está em torno dela.
Primeiro note que Tiago não está falando da amizade com pessoas no mundo ou do mundo ou não cristãos.
Ele não está proibindo a amizade entre cristãos e não cristãos.
Amizade sobre a qual ele fala é com o próprio mundo, seus valores, princípios, sistemas, falsos deuses.
Esse sistema que rege o mundo é anti-Deus. Se o mundo valoriza a riqueza, começamos a valorizar a riqueza também.
Se o mundo valoriza o prestígio, começamos a valorizar o prestígio.
Temos a tendência de assimilar esses valores do mundo.
1 John 2:15–17 NVI
15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Outra coisa a ser observada é o próprio termo amizade.
Pra nós pode ser um mero conhecer ou quem sabe um simples conviver com alguém.
Para Tiago, amizade significa união íntima e profunda, namoro apaixonado e é por isso que ele usa esta figura, adúlteros.
Amizade com o mundo é uma espécie de adultério espiritual.
Porque a Bíblia vai mostras que o crente está casado com Cristo.
Romans 7:4 NVI
4 Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.
Devemos ser fieis a Ele.
Isaiah 54:5 NVI
5 Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
O mundo é inimigo de Deus e ser amigo do mundo é constituir-se em inimigo de Deus.
Vocês estão cometendo algo horrível, grotesco, estranho, vocês estão vivendo a reversão da salvação.
Porque um dia fomos inimigos de Deus e por causa de Cristo nos tornamos amigos de Deus.
Mas Tiago está olhando para a igreja e para nós dizendo que como amigos de Deus, por causa de Cristo estamos em namoro com o mundo.
Vocês se tornam ainda que momentaneamente inimigos de Deus.
Talvez não seja sério pra você, talvez seja normal pra você, mas não é pra Tiago porque não é pra Deus.
Ele nos pergunta no verso 5.
James 4:5 NVI
5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?
Tiago não está apenas citando um texto da escritura.
Tiago está ensinando uma doutrina da escritura que aparece e reaparece muitas vezes ao longo do AT, a saber o ciúme pactual de Deus.
Deus tem ciúmes do seu povo, se somos dele, se estamos aliançados a ele, nós somos propriedade exclusiva de Deus.
Logo irmãos, como um marido não tolera dividir sua esposa e a esposa seu marido.
O próprio Deus disse, eu não vou aceitar adultério espiritual não vou tolerar quem tenham o coração dividido.
Temos que tomar cuidado com as pequenas coisas.
O mundo envolve as pessoas pouco a pouco. Ninguém se torna um viciado em álcool do dia para a noite.
Ninguém se lança de cabeça nas aventuras loucas das drogas no primeiro trago ou na primeira picada.
Ninguém começa uma vida licenciosa num primeiro flerte.
A sedução do mundo é como uma rachadura numa barragem, começa pequena, mas pode conduzir a um grande desastre.
É preferível perder o mundo todo que perder a Deus!
Quando nos amigamos com o mundo, fazemos a mesma troca que Judas, largamos Jesus para obter a amizade (e os bens) do mundo.
Qual é a solução de Deus para os cristãos que muitas vezes abandonam a amizade de Deus e se voltam a amizade com o mundo como adúlteros?
A graça de Deus.
Vocês estão de mãos dadas com o mundo estão tendo um caso de amor com o outro deus, talvez Deus pudesse dizer então sigam.
Não é o que ele faz de acordo com Tiago no verso 6, ele nos concede graça maior.
James 4:6 NVI
6 Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
Não é apenas graça salvadora nem tão pouco graça inicial, alguém a chama agora de provisão total e completa da graça para todos os dias da vida cristã.
Em outras palavras Tiago está dizendo a graça nunca vai parar de jorrar sobre você.
A imagem que Tiago traz aqui, é como quando estamos diante de uma catarata de águas, sua força é tão intensa, que parece que ás aguas nunca pararão de jorrar.
Assim é a graça que o Senhor nos concede. Haverá sempre mais graça pra cair sobre você.
Nós não apenas começamos pela graça, de acordo com o evangelho nós nos movimentamos, caminhamos, andamos também pela graça de Deus.
Não apenas entramos no reino pela graça, nós chegaremos ao final da carreira também pela graça de Deus concedida a nós por Cristo Jesus.
Sendo assim, se é necessário hoje graça para abandonar o adultério espiritual, advindo da amizade com o mundo.
Aproprie-se imediatamente da graça que jorra da cruz bendita de Cristo Jesus a você.
Esteja você mais perto ou mais longe de Deus, mais enrolado ou menos enrolado com o mundo, seja qual for a sua realidade.
Adentre a sala do trono de Deus por meio de Cristo como diz hebreus 4, e encontre graça e misericórdia para o momento oportuno.
A única condição é a humildade, o texto diz que Deus se opõem aos orgulhosos.
Deus fecha a porta aos orgulhosos, a sala do trono é reservada para pecadores humildes carentes da graça de Deus.
Talvez você hoje tem a sensação de que Deus se tornou seu inimigo e de repente as coisas começam a dar errado, todas as portas começam a se fechar.
Problemas aparecem de todos os lugares, você vai dormir e se questiona se Deus o ama.
Sabemos que Deus nos ama de maneira furiosa, ciumenta e zelosa.
O autor de Hebreus diz que Deus disciplina aqueles a quem ama, ele fecha portas, eles seca fontes, ele permite problemas, dificuldades aparecem sob o controle dele o sofrimento bate à porta.
E não é como nos ensinam alguns, dizendo que se sofremos é porque estamos sob maldição.
Sofrimento de acordo com Hebreus não é sinal da ausência de Deus é a prova do amor ciumento do Espírito Santo de Deus que zela pela sua aliança eterna com seu povo.
Se não amasse você tudo daria certo. Romanos 1, diz que ele soltaria a corta.
Você seria extremamente bem sucedido em todos os seus prazeres terrenos, mas se as coisas estão dando errado é porque ele está chamando você de volta.
Qual é a bênção prática da disciplina, aproximação, ele nos disciplina para nos trazer de novo para perto.
Deus nos envia provações, algumas das quais são mais pesadas do que podemos suportar, a fim de que corramos outra vez para a presença dele.
Essa é uma das razões pelas quais estamos em diversas crises em nosso país.
Ele fechou a torneira de alguns setores no Brasil a fim de que alguns de nós se voltem para ele.
Tiago nos chama atenção de que os prazeres do mundo não trazem a nós satisfação existencial, salvação eterna, liberdade da culpa e perdão dos pecados.
Apenas nos torna inimigos de Deus, e se andamos com o mundo, a escritura diz a nosso respeito que somos inimigos de Deus.
Como viramos as costas para o mundo e nos voltamos para Deus?
Como podemos andar com Deus em oposição ao sistema do mundo caído?
O caminho é a submissão.
James 4:7 NVI
7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
Diante da realidade da submissão às pessoas dos nossos dias lotam seminários de autoafirmação e querem a todo custo aprender técnicas de domínio sobre os outros.
Eu acho que poucos freqüentariam a sala de aula de Tiago cujo tema é submissão.
Parece uma realidade fora da nossa realidade e é, o evangelho é contra cultural.
A grande exortação do texto está aqui, portanto, submetam-se a Deus.
O portanto, é olha pra trás e largue a amizade com o mundo e parem de buscar no mundo significado, submetam-se a Deus, curvem-se, humilhem-se.
Como fazemos isso?
Tiago nos dá 3 pares de conselhos.
Aos que querem se submeter a Deus neste mundo caído eis o caminho.
Primeiro par de conselhos, resistam ao diabo e ele fugirá de vocês, aproximem-se de Deus e ele mesmo se aproximará de vocês.
Duas ações que devem ser praticadas pelo cristão e duas promessas que serão cumpridas por Deus.
Ele diz resistam ao diabo, aproximem-se de Deus, elas estão ligadas, uma explica a outra.
Quer resistir ao Diabo, é simples, não precisa mapear demônios territoriais, não precisa de ato profético, não precisa de culto de libertação.
Não precisa de nenhuma mandinga do mundo gospel e tão pouco de cobertura espiritual de líder religioso.
Submeta-se, aproxime-se de Deus, dê as costas ao Diabo e você estará face a face com o Senhor, esteja face a face com Deus e você terá dado as costas para o Diabo.
Duas promessas, o diabo fugirá de vocês e Deus se aproximará de vocês.
Foi o que aconteceu a Jesus no deserto irmãos ele resistiu e o Diabo fugiu.
Por que não ser amigo deste Deus, porque por vezes amamos o mundo, e o que no mundo há, porque somos pecadores.
Mas Deus deseja que nos acheguemos a ele, ele abriu esse caminho de graça em Jesus, para que por meio dele, resistamos a nós mesmos, ao mundo, ao diabo, e possamos receber o próprio Deus em nós.
Segundo par de conselhos:
James 4:8 NVI
8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
O primeiro conselho vem do culto do AT quando as pessoas se lavavam antes da adoração o segundo vem da pena e de Davi e não falava apenas de atos externos mas já no AT.
Se ocupava com a pureza do coração.
Em outras palavras, Tiago está dizendo vocês querem se submeter a Deus querem se aproximar dele é necessário preparação.
Limpem as mãos limpem e os corações, vejam vocês mesmos o que andam fazendo com as mãos, vejam como anda o coração de vocês.
Ele é totalmente do Senhor ou tem ele um caso de amor com o mundo enquanto se declara em uma aliança pactual com Deus?
Por fim o terceiro par de conselhos.
Tiago nos apresenta está no verso 9.
James 4:9 NVI
9 Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.
Notem em algo comigo por favor.
O cristianismo nos proporciona alegrias profundas, mais do que qualquer alegria terrena e muito mais do que qualquer oferta religiosa de alegria.
Porque o cristianismo, por meio de Cristo nos colocam em comunhão com o próprio Deus e nos permite pela graça chamá-lo de pai e de amigo.
Contudo, há momentos na vida que chorar se torna apropriado, esperado e, não chorar é pecado.
Sabe do que estou falando, dos pecados.
Você se lembra do que Pedro fez depois de negar Jesus três vezes?
Ele saiu e foi bater papo como se nada tivesse acontecendo, ele voltou à vida como se tudo estivesse bem?
Ele deu de costas e disse "Deus me perdoará isso não é tão relevante, Deus sabe que sou apenas humano, foi o que ele fez irmãos?
Lucas registra que Pedro saiu da casa do sumo sacerdote e por causa de seu pecado chorou amargamente.
O cristianismo prático, verdadeiro, nos apresenta as maiores alegrias da vida, as experiências mais arrebatadoras.
Mas não há cristianismo genuíno sem lágrimas de tristeza e arrependimento por nossos pecados.
Depois os três pares de conselhos, Tiago volta a exortação inicial, o verso 7 ele disse portanto submetam-se a Deus.
No verso 10 ele diz humilhem-se diante do senhor, é a mesma coisa.
James 4:10 NVI
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.
Submetam-se a Deus é o mesmo que o humilhem-se diante dele.
Só que agora ele traz uma promessa, o próprio Deus vai nos exaltar.
Sabe o que os homens vivem lutando para terem?
Cobiçam, guerreiam, machucam, lutam, matam para serem importantes, grandes, para serem exaltados.
Deus diz por meio de Tiago, vocês não precisam trabalhar por isso.
Se ocupem com se submeterem e se humilharem a Deus, pois o Senhor já se ocupou com a exaltação eterna de vocês.
Foi o que ele fez por Cristo e por nós através de Cristo.
O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses no capítulo 2.
Philippians 2:8–11 NVI
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Curiosamente Tiago está dizendo o mesmo, Deus fará com vocês pecadores caídos, diminuídos por causa de sua condição e escravizadas por causa do pecado e, condenados a uma eternidade de sofrimento.
Por causa de Cristo ele mesmo vai exalta-los à condição de filhos e de herdeiros do reino eterno.
Manter-se humilde então em dias de exaltação é tratar os outros como fomos tratados por Deus, é dar glória e louvor a Deus por causa de Cristo e de todas as dádivas que ele nos deu.
Como é que devemos viver e andar, a fim de que as pessoas saibam quem somos e a quem pertencemos?
Devemos nos relacionar com Deus em submissão de maneira ativa.
Nós devemos nos afastar do Diabo e ao mesmo tempo nos aproximar de Deus.
Talvez você se sinta muito longe, quem sabe como o filho pródigo da parábola de Jesus.
Levante-se onde você está dê um passo na direção dele e como o pai da parábola Deus correrá em sua direção.
Mas isso não é de qualquer jeito, não é porque você pode andar não é porque você é muito valioso, não é porque seu pecado não importa.
Paulo escrevendo aos Efésios diz:
Ephesians 2:17–18 NVI
17 Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, 18 pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.
Jesus morreu fora dos muros de Jerusalém como uma parábola da sua realidade espiritual.
Mas ao entregar-se como sacrifício perfeito no seu lugar por causa do sangue dele, Jesus te aproximou, agora você pode achegar-se a Ele, você entrou na casa do pai.
Irmãos, não vivam flertando com o mundo, fazendo pouco caso da obra perfeita, completa, eficaz e maravilhosa de Cristo.
Não faça pouco caso dos privilégios de viver em aliança eterna com Deus por meio de nosso bendito e eterno Salvador, Jesus Cristo.
Nós não precisamos nos sujar nos prazeres temporários e destrutivos do pecado neste mundo caído, pois podemos adentrar a presença de Deus, com confiança e ousadia aqui e agora.
Única e exclusivamente por causa de Jesus, você pode desfrutar agora das delícias eternas que advém do trono da graça de Jesus Cristo.
Podemos ouvir a sua voz nos falar de seu amor e seu caráter sempre que quisermos.
Não negligenciem a benção de podermos nos achegar a Deus, leia a Bíblia e entre na presença de Deus em oração todos os dias.
Não faça de qualquer jeito, pois como nos diz Tiago a aproximação deve ser feita em santidade ou em busca por ela, em confissão de pecados e arrependimento.
Você já percebeu que alguns cultos por ai, são cheios de músicas alegres, as pessoas sempre saem sorrindo, logo começam a falar de tudo, mas refletem pouco sobre seu pecado e sobre a graça de Cristo?
Poucas vezes deixam os cultos chorando, tristes por causa de seus pecados e por causa do sacrifício que Cristo pagou por eles.
Pelo que você chora?
Por que não tirou esta ou aquela nota, porque não recebeu esta ou aquela benção?
Quando foi a última vez que você derramou lágrimas diante do Senhor por causa dos seus pecados?
Será que não temos o coração dividido entre amigos antagônicos, Deus e o mundo?
Será que os nossos corações não estão sujos vez por outra com ambição e inveja?
Será que as nossas mãos não fazem guerra pelas mesmas coisas que os homens e mulheres sem Cristo guerreiam?
Acheguem-se a Deus, porque por meio de Cristo nós somos levados a maior de todas as graças e a maior de todas as alegrias.
Mas isso não é feito sem arrependimento e fé, que o Senhor nos de tristeza santa.
Que você não não tenha por normal dizer que ama a Cristo, e viver enamorado aos prazeres do mundo.
Que os nossos pecados nos incomodem e nos façam chorar amargamente por entristecer o Espírito Santo de Deus e por desprezar o que Cristo fez por nós na cruz.
Se você está assim, achegue-se a Cristo agora, ele está aqui, ele abre em si mesmo o caminho para que recebas dele, perdão, graça, salvação e reconciliação.
A amizade com Deus é antes de qualquer coisa, se colocar aos pés da cruz de Cristo e ali permanecer, pois sem Cristo, nada podemos fazer.
Apegue-se a Cristo e nele permaneça, não porque você segura nele forte o bastante, mas porque ele ao nos atrair para si, nunca nos deixará cair.
Na cruz, Cristo se fez amigo dos seus inimigos, ele nos tornou seus filhos, ele nos adotou em sua família, a fim de que para sempre nos tornássemos amigos de Deus.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more