Correção doutrinária
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
2 tm 2.14-26
Introdução
1. Com você conhece um crente salvo? Como você sabe que é salvo? A virtude que permeia toda a Bíblia é a humildade. E essa humildade não significa ser complacente com os erros que a Bíblia condena. Humildade é submissão a tudo que a Bíblia ensina. Portanto, a Palavra é o termômetro.
2. Mas qual segmento da Palavra? Quando elogia o homem? Quando fala que Deus ama? Que você é a pedra preciosa escolhida por Deus? Na verdade tudo isso é verdade. Porém, o verdadeiro crente sabe que não merece isso. Ele desfruta disso, porque antes foi exortado e regenerado.
3. A humildade é a virtude principal para se conhecer o crente que é submisso à PALAVRA. No entanto aquele que escolhe apenas a Palavra de consolação e rejeita a exortação, ou é imaturo ou não é nascido de Deus. Porque a exortação é um tema principal da Bíblia - para que Deus nos faça saber quem somos e como vivemos ainda num mundo que é contra Deus.
4. Por isso, muitos vivem na igreja vivem insatisfeitos - porque não se se submetem à realidade.
I - A vida de quem pastoreia (v.14-16)
5. Recomenda tudo desde o v.1 em diante. Prega não só bençãos, mas toda a doutrina bíblica. Ele finaliza os versos anteriores dizendo sobre a imutabilidade de Deus - Deus não pode negar seus atributos, exarados em sua palavra.
6. Um ministro nunca deve se ficar cansado por pregar as verdades do evangelho, e não é demais repeti-las.
7. Evitar contendas de Palavras (v.14b) - debates de assuntos que não aproveitam para nada. Política, Futebol. Temas teológicos que não está definido na Bíblia por ex: forma de batismo, milenismo, pré milenismo, até a própria predestinação, etc…(v.16 - falatórios inúteis e profanos - discussões tolas e palavras obscenas. Preste atenção - os que usam essa linguagem não terão o mínimo cuidado com outros pecados.
8. Diante de Deus - Não estamos diante de um papaizinho que aceita tudo de forma passiva. Aba, Pai? Nós estamos debaixo do governo do Soberano, Altíssimo, Justo, Santo. É diante desse Deus que você está. Quem é esse Deus? O Deus do Salmo 5.4 - Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. 5 Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. 6 Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento; (Sl 7.11,12).
9. Procura apresentar a Deus aprovado - maneja bem a palavra da verdade - o obreiro tem que ser aprovado, e ele só pode ser aprovado, quando prega e vive o que prega. E Paulo se volta de novo para a Palavra onde está a verdade de Deus. O testemunho de fidelidade nas nossas atitudes, no comprometimento com o que dizemos. na lealdade com a igreja, com os irmãos, com a obra de Deus por meio da igreja, com a sustentabilidade do ministério, com o avanço do evangelho, enfim com as coisas do reino de Deus. A igreja é o reino que Deus escolheu para reinar sobre a terra. Mas, pode ser que alguém no meio da igreja seja sal sem sabor, que não serve para nada, a não ser para ser lançado fora no dia que Cristo se manifestar na sua glória. Eis algumas delas - dizem, assumem, mas não cumprem…Você já viu pessoas que só veem ao culto no dia da Ceia?
II - Como tratar a apostasia (v.17-23)
10. Observe que toda porção deste texto se dirige principalmente para o que falamos. Porquê? É pela boca que o peixe morre! É pelo que dizemos que instruímos ou desinstruímos. É pela pregação que obtemos a fé. Mas, é pela mensagem destituída da verdade bíblica que podemos viver enganados.
11. Paulo não tem o mínimo medo de falar o nome de alguns que estavam pregando mentiras (Himeneu e Fileto). Se desviaram da verdade.
II - Quem deve ser honrado, respeitado e imitado (v.18-26)
II - A diversidade de uma grande casa
III - Disciplina para arrependimento