Inimigos da família
Notes
Transcript
Nesta manhã, quero falar sobre dois grandes inimigos das famílias. O nosso texto de referência está em Colossenses 3.13.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
No capítulo 3 de Colossenses, temos o apóstolo Paulo com uma série de exortações à igreja de Colossos, diretrizes a respeito de como fortalecerem a sua fé. No versículo 13, ele centraliza dois pontos: suportem-se uns aos outros. O sentido aqui não é de “ter de aguentar, tolerar”, mas de apoiar, ser o suporte, aquele que sustenta e edifica a vida do outro. Na sequência, ele diz claramente: perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Quando falamos de família, esses pontos são cruciais. Há muitas pais que vivem a criticar os filhos, filhos a menosprezar ou diminuir os seus pais. Irmãos armando contra irmãos. Famílias estão perdidas em troca de acusações, em relacionamentos abusivos e violentos.
Devemos ser o apoio que o nosso familiar precisa. Vivemos em uma sociedade doente, que fere as pessoas. Elas querem, ao menos em casa, ter alguma paz. Se você tem sido usado por Satanás para promover brigas em sua casa, ore ao Senhor e peça que ele rompa com isso em nome de Jesus.
Você deve ser canal de bênçãos aos seus. Eles querem o apoio e o amor que o mundo é incapaz de dar.
Paulo prossegue ao dizer: perdoem uns aos outros. Ah, como é difícil perdoar. Todos têm um espinho na carne e o meu é perdoar. Como eu tenho lutado com isso. As pessoas nos decepcionam. Decepcionados, nos tornamos uma fábrica de decepções porque passamos a produzir novas decepções para outras pessoas.
O exército de inimigos da família tem dois grandes soldados: a impaciência e a falta de perdão.
Somos impacientes e orgulhosos e isso nos afasta da verdade central deste texto: Cristo nos suportou ao se entregar em nosso favor. Cristo nos perdoou e nos ensinou que devemos também perdoar.
Talvez você diga: é fácil falar. De fato é, mas a vida cristã consiste em melhorar, afinal, temos Cristo, aquele que o mundo não tem.
Se temos dificuldade em ajudar e em perdoar, estamos no lugar certo. A igreja é um hospital com muitos leitos. Somos aqueles em tratamento. Apenas no dia em que o nosso Senhor voltar teremos alta, viveremos o tempo perfeito, longe das dores, dos traumas, das feridas.
Enquanto isso, aceitemos a nossa condição: estamos sendo tratados. Parte deste processo é reconhecer que sozinho você nada pode fazer.
Diga ao Senhor: Pai, ensina-me a ser alguém útil e amável à minha família. Ensina-me a perdoar, Deus, porque eu não sei fazer nada disso.
ORAÇÃO