Mães bíblicas

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

a. Introdução

x

b. Explicação

x

c. Aplicação

x

d. Conclusão

x

e. Anotações

Eva, Gn.2-4.
A primeira mãe
Eva foi, além da primeira mulher do mundo, também a primeira mãe. Ela foi e é a mãe da humanidade.
Na maioria das vezes, as pessoas a associam aos seus erros e pecados, contudo, para além de tudo isso, Eva foi a primeira mulher a experimentar o gosto do que é se tornar uma mãe – responsável por uma vida que nem era sua. Sua história está relatada no livro de Gênesis, capítulos 2 ao 4.
Apesar de passar por momentos extremamente difíceis com o assassinato do seu filho Abel (leia a história de Caim e Abel aqui), a bíblia relata que Eva alegrou-se com o nascimento de seu terceiro filho, cujo nome foi Sete. Veja:
“Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem cha­mou Sete, dizendo: “Deus me concedeu um filho ­no lugar de Abel, visto que Caim o matou”. (Gênesis 4:25 – NVI).
Em suma, o que destaca Eva dentre as demais mães na bíblia, foi sua coragem e destemor ao enfrentar a maternidade sem a experiência, os conselhos e o auxílio de outra mãe.
Eva foi, assim, extremamente valente na tarefa de criar os seus filhos sob o peso do pecado no mundo – em contraste ao que vivia antes da queda – e sem saber exatamente o que fazer.
Seu legado representa tudo o que somos hoje, e Eva, dessa forma, representa a mãe da humanidade, e por causa disso, certamente uma das mães na bíblia que merecem destaque.
Características notáveis de Eva:
Corajosa;
Valente;
Dependente de Deus;
Forte.
Joquebede, mãe de Moisés. (Êx.2.1-10)
Celebração Dia das Mães - 14/05/2023 | Luiz Sayão | IBNU - YouTube
Mãe do Libertador
Joquebede foi a mãe de Moisés, aquele que libertou os hebreus do jugo egípcio. Sua história está relatada no livro de Êxodo, capítulo 2.
Essa mulher, ainda jovem, torna-se mãe em um momento de muita tensão para o povo hebreu: Faraó, o rei do Egito, com medo do crescimento rápido do povo hebreu, ordenou um controle de natalidade que consistia em matar todos os bebês hebreus do sexo masculino.
Nesse contexto, Joquebede esconde seu filho por 3 meses em casa, e depois disso, temendo não conseguir mais, coloca-o em um cesto com juncos e betume e deposita o cesto no rio.
Acontece que, após fazer isso, Joquebede manda Miriã (sua outra filha) vigiar o cesto no rio. É nesse momento que a princesa do Egito, filha de Faraó, ao banhar-se no rio, encontra o cesto com o pequeno bebê em seu interior, compadecendo-se imediatamente da criança e adotando-a.
Miriã, por sua vez, vendo aquela cena, oferece à princesa que Joquebede seja a ama da criança no período da amamentação, proposta essa que a princesa aceita.
Dessa forma, Joquebede pôde amamentar o seu filho, ensinando-o de que povo ele pertencia e qual era o Deus a quem serviam.
Moisés cresceu sabendo quem era, então, mesmo dentro do palácio egípcio. E chegada a hora, Deus o usou para libertar seu povo e levá-lo novamente à terra prometida.
Características notáveis de Joquebede:
Sábia;
Forte;
Corajosa;
Temente a Deus;
Estratégica.
Ana, mãe de Samuel, o profeta, 1Sm.1.9-28.
Ana foi esposa de Elcana e mãe do profeta Samuel. Sua história está relatada no livro de 1 Samuel, a partir do capítulo 1.
Elcana tinha duas mulheres: Penina, a qual tinha dois filhos, e Ana, que era estéril. Devido Elcana amar muito sua esposa Ana, Penina a provocava continuamente, irritando-a pelo fato de Ana não poder ter filhos.
Assim, Ana angustiava-se continuamente, clamando a Deus para que lhe desse um filho. Veja:
“E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. (1 Samuel 1:11 – NVI).
O Senhor, lembrando-se de Ana e ouvindo sua oração, lhe concedeu um filho, o qual Ana chamou de Samuel, que significa “Eu pedi ao Senhor”.
Dessa forma, Samuel cresceu e foi consagrado ao Senhor, tornando-se íntimo de Deus desde pequeno. Depois de algum tempo, Samuel tornou-se profeta, tendo ungido, inclusive, o maior rei de Israel que já existiu: Davi.
Ana por sua vez, por sua fidelidade e fé no Senhor, gerou mais três meninos e duas meninas. Certamente uma das mães de maior destaque na bíblia.
Características notáveis de Ana:
Perseverante;
Cheia de fé;
Mulher de oração;
Temente a Deus;
Fiel.
. Isabel, mãe de João, que preparou o caminho,
A história de Isabel está registrada no evangelho de Lucas, capítulo 1. Essa mulher foi esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista, aquele que preparou o caminho para a vinda do Messias.
A palavra diz que Zacarias e Isabel eram tementes a Deus:
“Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.” (Lucas 1:6 – NVI).
Isabel, no entanto, era estéril. Um dia, porém, o anjo Gabriel anunciou a ela que ela conceberia um menino, cujo nome deveria ser João. Nessa ocasião, Isabel já era uma mulher de idade bem avançada.
Alegrando-se com a notícia, Isabel louvou o nome do Senhor. À Zacarias foi profetizado acerca de João:
“Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”. (Lucas 1:15-17).
E de fato, João se tornou um grande homem, fazendo cumprir as palavras ditas pelo anjo à Zacarias.
Isabel era prima de Maria, que viria a ser a mãe do Senhor Jesus. Nesse contexto, as duas mulheres conceberam os filhos no mesmo período.
Características notáveis de Isabel:
Justa;
Obediente;
Fiel;
Temente à Deus;
Adoradora.
Maria, mãe do Salvador
Para finalizar nossa seleção especial de mães na bíblia, falaremos sobre Maria – a virgem que deu à luz Jesus de Nazaré – o salvador do mundo.
Essa história está registrada nos evangelhos de Mateus e Lucas, capítulo 1.
Maria era uma moça virgem, muito temente à Deus e estava prometida em casamento a um homem chamado José.
Em uma ocasião, porém, o anjo Gabriel apareceu a Maria e anunciou que ela teria um filho, aproximando-se dela e lhe chamando “agraciada”. No início, Maria ficou com muito medo, considerando que estava noiva e ainda era virgem.
O anjo, todavia, disse:
Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. (Lucas 1:30-33)
Assim, descobrindo Maria que ela ficaria grávida de forma divina, submeteu-se a Deus e disse:
“Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.” (Lucas 1:38 – NVI).
Maria foi muito corajosa, louvando a Deus em todos os momentos da sua gravidez. Foi uma mãe prudente, sempre sensível a Deus, sábia, obediente e certamente, muito agraciada por Deus.
Características notáveis de Maria:
Obediente;
Submissa;
Forte;
Adoradora;
Prudente.
Eunice e Lóide, mãe e avó de Timóteo, 2Tm.1.5; 2Tm.3.14-16.
Related Media
See more
Related Sermons
See more