A mulher sábia edifica

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Pv 14.1 - A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
Introdução
1. Alguém pergunta. Qual o maior amor do mundo. R - amor de mãe!
2. Eu também creio que abaixo do céu temos uma mãe que nos defende até da ira do pai. Uma mãe sabe o que é amor, inclusive porque filho que dela nasce, nasce dela é parte da sua carne até mais que do pai.
3. Mas, Deus é sábio a ponto de equilibrar amor com justiça até no casamento. O pai é mais duro e a mãe mais mole com a disciplina dos filhos.
I - A casa e a mulher sábia.
4. Aqui, a casa não é o edifício. É a família. São os que compõe uma organização. O primeiro e mais belo conjunto de seres humanos que estabelecem uma unidade. A primeira instituição. O homem não teria satisfação e alegria se Deus não tivesse criado a mulher, que seria a geradora de vida numa família.
5. Observe que a família tem um padrão de valores nobres. Os filhos serão sábios. Agora, de onde procede essa sabedoria?
6. O verso 2 responde - ela e seu marido andam na retidão; eles temem ao Senhor.
7. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria Pv 1.7O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”
8. Observe que o respeito e o amor na família procede do padrão de valores morais de Deus, e os filhos tem uma educação diferente.
9. Um filho/filha precisam de correção, mas eles vão olhar para o que estarão assistindo dentro de casa. Como a mãe trata seu pai e vice versa, dificilmente os filhos vão obedecer uma mãe relapsa, medíocre.
10. Deus fundamentou funções específicas e inevitáveis para a formação de um lar harmonioso - o homem traz o sustento para casa enquanto a mãe cuida da casa. Porém, por causa da iniquidade, esse padrão foi se modificando. E hoje uma mãe precisa fazer as duas coisas. E o marido também. Isso pode prejudicar a formação dos filhos.
11. Porém, o que mais destrói a família de hoje são os conceitos de valores. Uma boa parte das mães atuais valorizam mais a si do que seus filhos e seu marido. E essa valorização egocêntrica é o maior problema destruidor da família.
12. Veja o valor da mãe sábia - (Pv 1.8 - “Filho meu ouve o ensino do teu pai e não desprezes a instrução de tua mãe”. Ensino aqui é disciplina, e instrução é Lei do Senhor.
II - Essa é a mulher insensata.
12. Na atualidade a insensatez é demonstrada no egoísmo. Ela está sempre propensa a pensar em si, mais que na família, mais que nos filhos.
13. O recurso que uma mãe insensata na época de Salomão encontrava para destruir sua casa era o adultério, o desprezo pela Lei, inclusive quanto aos parâmetros de submissão para com sua funções dentro do casamento.
14. Hoje temos um conceito particular que as telas trouxeram. Um padrão de beleza que promove inveja. A roupa que mostra o corpo da mulher casada é uma desgraça. Essa forma de se vestir produz na família um ambiente de desconforto, de falta de pudor.
15. Agora, o que uma mãe que tem filhos e marido quer mostrar quando se sai na rua com os seios aparecendo? Ou com uma roupa que mostra sensualidade? O que ela quer? Isso é vergonhoso. Pior quando é uma mãe cristã.
Related Media
See more
Related Sermons
See more