Louvor a mãe cristã

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
1Sm 1.9-11.
Introdução
1. Homenagem ao dia das mães - origem Anne Jarvis - a ideia era que os filhos passassem um domingo com suas mães. A primeira homenagem ocorreu em 1908 na Igreja Metodista, e em 1910 o Estado da Virginia oficializou o 2º domingo de Maio devido a morte de Anne Jarvis em 5 de Maio de 1908.
2. No Brasil Getúlio Vargas oficializou o dia das Mães em 1932. E desde então esse é o dia mais lembrado depois do Natal.
I - Uma mãe que ora pelo filho (v.10)
3. Ana era uma mulher atribulada de espírito - Tinha um marido que a amava, mas era uma mulher incompleta para a época. Uma mulher se casava e tinha como objetivo gerar filhos. Ter uma prole, esse era o desejo mais forte do casamento. Ana era amada, mas era a concubina que tinha filhos. Eis o problema da poligamia, mesmo sendo cultura. Não deveria ser, mas os israelitas abraçaram um patriarcalismo em que a mulher era objeto do marido.
4. Parece que tudo estava contra essa mulher. Penina a provocava, Elcana tentava dizer que ele deveria ser suficiente, Eli a condenava, e os filhos de Eli faziam parte de uma igreja completa de abominações e pecados. Mas, na sua tribulação ela não se deixou ser abatida, pelo contrário lutou com Deus em oração para que o desejo de ser mãe acontecesse.
II - Oração orientada (v.11).
5. Todos queremos o melhor para nossos filhos. Um boa escola, em bom trabalho em que possa ganhar bem. Queremos vê-los bem de saúde. Estas coisas se tornam a priori nas orações dos crentes. Porque não oramos e entregamos nossos filhos para serem de Deus? Quem sabe não confiemos que Deus é poderoso para dar a eles o que precisam. Mesmo repetindo como papagaios o que Jesus promete: buscai em primeiro lugar o seu reino, sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).
6. Veja, que Ana queria! Um filho, parece que a história de Abraão se repete. A batalha com Deus por um filho. Deus pediu o filho de Abrão, Ana entregou o filho para Deus (v.26-28).
7. Quantos pais oraram pelos filhos que estavam sendo gerados no ventre da mãe, e entregaram para Deus. Assim surgiram homens e mulheres inteiramente comprometidos com o Reino de Deus. Muitos se tornam missionários, outros pastores, outros contribuíram do jeito que Deus os capacitou, e foram importantes no serviço de Deus.
III - A instrução de Timóteo (2Tm 1.5).
8. Agora, abominamos o que Deus abomina, rejeitamos o que Deus rejeita - a hipocrisia. Não ore, se você não dá testemunho.
9. Seu filho vai olhar o que você está fazendo. Um filho vai seguir os passo que você pisa, e não o que você diz para ele pisar.
IV - Desde a infância (2Tm 3.14,15)
10. Aprendeste, permanece, foste inteirado, sabendo de quem aprendeste.
11. O aprendizado mais importante - sagradas letras.
12. Se você tem um filho instruído e disciplinado dentro de um lar cristão, você tem um verdadeiro filho. Salvo do lixo deste mundo. Ele será seu melhor amigo. Ótimo pai, marido. E quando você estiver velhinho não vai te abandonar num lar para idosos. Ele vai cuidar de você, assim como você cuidou dele, e o instruiu. Isso é amar.
13. As sagradas letras tem um valor mais importante, que seu filho seja recíproco com você - O mais importante é a salvação pela fé em Cristo Jesus. Vale a pena você, mãe cuidar de buscar a salvação em Cristo - primeiro para você, quando Cristo voltar, ele dizer o seu nome - e dizer - Vinde bendita do meu Pai, para o gozo eterno preparado para ti! E depois - acho que se você quer ir par ao céu, você não gostaria que seu filho fosse para o inferno!
14. Por isso, todo o esforço de conhecer Cristo e o que Ele tem preparado para aqueles que o amam de coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.