ἡ βασιλεία τῶν οὐρανῶν ἀνθρώπῳ - O reino dos céus é semelhante
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
O Homem que semeou
O Homem que semeou
Essa expressão - O REINO DO CÉU É SEMELHANTE, em toda a Bíblia, aparece somente no Evangelho de São Mateus. Está ocorrendo cerca de 9 vezes. Sendo as ocorrências nos capítulos: 13:24 - 13:31 - 13:33 - 13:44 - 13:45 - 13:47 - 18:23 - 20:1 - 22:2.
É valido lembrarmos o significado de uma parábola. Parábola significa comparação. Então, Cristo descreve um cenário de tal maneira que seus ouvintes daquele tempo poderiam compreendê-lo, a comparação é um dos melhores métodos de ensino.
A edificação do reino de Deus é uma guerra constante […] Nesta parábola do Senhor é descrito o perigo de fora e a posição da comunidade diante dele.
Mateus 13.24–30
24 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo;
Essa parábola, então, faz descrição de um reino, lembrando que reino, segundo a Bíblia é - UM TERRITÓRIO SOB GOVERNO DE UM REI. E o reino a que faz menção a parábola é o do Céu, onde o Rei é o SENHOR Deus, O Agente que semeou, que plantou algo.
A Maravilhosa Graça de Deus, p. 59.4 (Ellen Gould White)
“Vós sois lavoura de Deus.” 1 Coríntios 3:9. Como alguém sente prazer em cultivar um jardim, assim também Deus sente alegria em Seus filhos e filhas crentes. Um jardim exige constante trabalho. As ervas devem ser eliminadas; novas plantas devem ser colocadas; os galhos que se desenvolvem muito rapidamente precisam ser podados. Desta forma o Senhor trabalha em benefício de Seu jardim; é assim que Ele cuida de Suas plantas. Ele não sente prazer em qualquer desenvolvimento que não revele as graças do caráter de Cristo. O sangue de Cristo fez dos homens e das mulheres o precioso objeto de Deus. Quão cuidadosos não devíamos ser a fim de não desarraigar as plantas que Deus colocou em Seu jardim! Algumas plantas são tão fraquinhas, que quase não têm vida alguma, e por estas Deus toma cuidado especial. MG 59.4
Testemunhos para a Igreja 3, p. 113.1 (Ellen Gould White)
Caso houvesse sido mantida fidelidade e vigilância, se não tivesse havido sono ou negligência por parte de alguém, o inimigo não teria tido tão favorável oportunidade de semear joio entre o trigo. Satanás nunca dorme. Está vigilante, e aproveita toda a oportunidade para fazer seus agentes disseminarem erros que encontram solo propício em muitos corações não santificados. T3 113.1
Nessa ocasião, temos sujeito em ação positiva semeando ou plantando o que é bom, em determinado ambiente, tendo em vista uma boa colheita. Mas!!! Algo acontece, e o verso seguinte…
25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
Surge um inimigo, enquanto “os homens” dormiam. Ou seja, o dono do campo confiou a alguns homens o cuidado desta terra. E pela indolência, negligencia, falta de compromisso, e tudo aquilo que se remete à desatenção, agora no campo existe uma praga. Que praga é essa? #Joio SLIDE II
- Você consegue diferir entre joio e trigo nessa imagem? Sim e não…
Fundamentos da Educação Cristã, p. 90.1 (Ellen Gould White)
O futuro da sociedade será determinado pela juventude de hoje. Satanás está fazendo esforços sérios e perseverantes para corromper a mente e rebaixar o caráter de cada jovem; e devemos nós, que temos mais experiência, sermos meros espectadores e vê-lo cumprir seu propósito sem obstáculos? Permaneçamos em nosso posto como homens minúsculos, para trabalhar por esses jovens e, com a ajuda de Deus, afastá-los do abismo da destruição. Na parábola, enquanto os homens dormiam, o inimigo semeou joio; e enquanto vocês, meus irmãos e irmãs, estão inconscientes de seu trabalho, ele está reunindo um exército de jovens sob sua bandeira; e ele exulta, pois através deles ele continua sua guerra contra Deus.
Testemunhos para a Igreja 5, p. 493.1 (Ellen Gould White)
Quando a Palavra é exposta, vocês devem lembrar-se de que é a voz de Deus que lhes está falando por meio de Seu servo. Escutem com atenção. Não dormitem nessa hora; porque assim fazendo é possível que lhes escapem nesse momento justamente as palavras de que mais necessitam ouvir — palavras que, atendidas, os livrariam de enveredar por algum caminho errado. Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões; ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida. Às vezes é uma criança que desvia de tal modo a atenção dos ouvintes, que a semente preciosa não cai em terreno fértil para produzir fruto. Outras, são moços e moças que revelam tão pouco respeito pela adoração e pela casa de Deus, que se entretêm a conversar durante a pregação. Se pudessem perceber os anjos que os estão observando e anotando seu procedimento, corariam de vergonha com aversão de si mesmos. Deus quer ouvintes atentos. Foi enquanto os homens dormiam que Satanás aproveitou para semear o joio. T5 493.1
Este Dia com Deus, p. 168.1 (Ellen Gould White)
Os habitantes do mundo, sob a direção de Satanás, estão se atando em molhos, prontos para serem queimados. Não temos tempo, nenhum só momento, a perder. Os juízos de Deus estão na Terra, e os que continuam sendo obstinados, não convencidos pelas advertências que Deus envia, serão atados em molhos, prontos para serem queimados. Dirijam-se os ministros e membros de igreja para a vinha. Encontrarão sua colheita onde quer que proclamem as esquecidas verdades da Bíblia. Há necessidade de missionários de ambos os sexos. Eles encontrarão os que aceitam a verdade e tomam sua posição ao lado de seu Mestre, a fim de ganhar almas para Cristo. ... EDD 168.1
26 E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.
27 Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?
Não seria tola a pergunta dos empregados: Donde vem, pois, o joio no meio da lavoura?
Empregados na agricultura deveriam saber que o inço cresce por si próprio. Mas, se aqui há um caso incomum, o motivo é que em anos anteriores a terra, que fora limpa pelos empregados, não apresentava uma quantidade tão grande de joio (“trigo do diabo”) como desta vez.
A porcentagem de joio em relação ao trigo deve ter sido assustadoramente grande. Do contrário esses servos não se sentiriam tão surpresos, porquanto ver algum joio no meio do trigo não era, além de tudo, por demais estranho.
Narra-se agora a constatação real do problema, o joio está visível de tal forma que causa espanto! Levando os trabalhadores questionarem o dono do campo.
O texto nos diz algo muito relevante - A ERVA. E não as ervas; UMA SÓ APARECE COMO DANDO FRUTO! E essa erva que dá fruto é o trigo, que é e se torna ALIMENTO! Joio não alimenta nada.
- Consegue saber agora, quem é trigo?
- É a erva que alimenta.
- Joio é alimento?
- Até pode ser ingerido, mas é como veneno que não mata, mas faz muito mal.
Evangelismo, pág. 443.1 (Ellen Gould White)
A mente deve estar ativa para inventar as melhores maneiras e meios de alcançar as pessoas que estão ao nosso lado. Não deveríamos ser abrangentes, incorrendo em grandes despesas. Existem pessoas e famílias perto de nós pelas quais devemos fazer esforços pessoais. Muitas vezes deixamos escapar oportunidades ao nosso alcance, para realizar um trabalho distante de nós e menos esperançoso, e assim o nosso tempo e meios podem ser perdidos em ambos os lugares. O estudo dos obreiros agora deveria ser aprender o ofício de reunir almas na rede do evangelho.
- A pergunta correta não é de onde vem o joio e sim como proteger o trigo do joio. Como fornecê-lo para que, à medida que o joio aparta-se sozinho, o trigo permaneça firme.
Evangelismo, pág. 620.1 (Ellen Gould White)
Cristo nunca levará Seus seguidores a tomarem sobre si votos que os unirão a homens que não têm ligação com Deus, que não estão sob a influência controladora de Seu Espírito Santo. O único padrão correto de caráter é a santa lei de Deus, e é impossível para aqueles que fazem dessa lei a regra de vida unirem-se em confiança e fraternidade cordial com aqueles que transformam a verdade de Deus em mentira e consideram a autoridade de Deus como uma coisa insignificante.
- Apesar de trigo e joio crescerem juntos, Deus nos orienta a não nos unirmos a estes.
- O joio é visivelmente notável, permaneça próximo a ele de maneira correta, buscando a transformação deste, mas nunca se aproxime em medida que este sobreponha à influência dele em você.
Fundamentos da Educação Cristã, p. 295.1 (Ellen Gould White)
[…] Os cristãos não escolherão e cultivarão a sociedade dos não-cristãos. Se o Senhor lhe der uma posição especial no mundo, como deu a José e Daniel, então ele o sustentará e guardará em meio à tentação. Mas você nunca estará onde encontrará muita luz, em nosso mundo. Então, quão perigoso é escolher a associação daqueles que amam as trevas em vez da luz, e não querem chegar à luz, para que suas ações não sejam reprovadas.
- Você é José? Daniel? … AH TÁ…
28 Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?
Mensagens Escolhidas 2, p. 114.1 (Ellen Gould White)
A obra aprofundar-se-á mais e se tornará mais intensa para o fim do tempo. E todos quantos são coobreiros de Deus contenderão mais zelosamente pela fé que uma vez foi dada aos santos. Não serão desviados da mensagem presente, que já está iluminando a Terra com sua glória. Coisa alguma é digna de que por ela contendamos senão a glória de Deus. A única Rocha que há de subsistir é a Rocha dos Séculos. A verdade tal como é em Jesus é o refúgio nestes dias de erro. ... ME2 114.1
- Aqueles que são zelosos, contenderão pela glória de Deus, perceba que na parábola, apesar dos servos dormirem, quando eles percebem, sua ação é em defesa do jardim de Deus, e procurarão cuidar deste.
- De tal forma, são os zelosos, para preservação da verdade tal qual é em Cristo Jesus.
29 Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo.
A resposta para toda tragédia descrita pela história comparativa é - UM INIMIGO fez isso.
Diante disso, os trabalhadores com boa intenção querem agir, mas são repreendidos pelo senhor do campo, com um NÃO bem grande. Não façam o que estão querendo fazer, pois se o fizerem de tal modo será uma tragédia, vão arrancar o trigo também.
30 Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.
A ordem em sequência após o “não” é a seguinte - deixai-os crescer juntos! No tempo da colheita direi: AOS CEIFEIROS, e não aos servos. Há uma diferença…
- Quem é você nessa história? …
Primeiros Escritos, pág. 118.1 (Ellen Gould White)
Vi então o terceiro anjo. Disse meu anjo acompanhante: “Terrível é o seu trabalho. Horrível é a sua missão. Ele é o anjo que deve selecionar o trigo do joio e selar ou amarrar o trigo para o celeiro celestial. Essas coisas deveriam ocupar toda a mente, toda a atenção.”
- Toda a sua atenção está voltada para esta obra?
- Quem sou eu na grande seara do SENHOR?
- Quem sou eu na Igreja do SENHOR?
- E aí? …
Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 411.1 (Ellen Gould White)
Satanás tem tomado toda a medida possível para que nada venha entre nós, como um povo, para nos reprovar e censurar e exortar-nos a abandonar os nossos erros. Mas há um povo que levará a arca de Deus. Dentre nós sairão alguns que não mais levarão a arca. Mas estes não podem fazer muralhas para obstruir a verdade, pois esta prosseguirá avante e para cima até ao fim. Deus, no passado, suscitou homens e Ele ainda tem homens de oportunidade, preparados para cumprir as Suas ordens — homens que atravessarão as restrições que apenas se assemelham a paredes rebocadas com reboco não preparado. Quando Deus põe o Seu Espírito sobre os homens, eles trabalham. Proclamarão a Palavra do Senhor; erguerão a voz como uma trombeta. A verdade não será amesquinhada nem perderá seu poder em suas mãos. Mostrarão ao povo as suas transgressões, e à casa de Jacó os seus pecados. TM 411.1
- O joio não pode ser arrancado, mas reprovado sim.
Testemunhos para a Igreja 6, p. 239.2 (Ellen Gould White)
É bem verdade que existe joio em meio ao trigo; entre o grupo de guardadores do sábado observam-se males; contudo, desprezaremos a igreja em virtude disso? Não será o caso de os administradores de cada instituição, os dirigentes de cada igreja, assumirem a obra da purificação, de tal modo que a transformação da igreja a torne uma brilhante luz em lugar escuro? T6 239.2
Enquanto a parábola dos diversos tipos de solo é uma parábola paradigmática (mostra o exemplo de um bom semeador e da aceitação diferente da palavra), a parábola do joio entre o trigo constitui um discurso figurado escatológico, que aponta para o éschaton, i. é, para o fim, para o tempo de colheita do juízo final. A ênfase da parábola está na colheita, vista expressamente como o fim do atual tempo do mundo (cf. 13:49; 24:3; 28:20).