‌‌‌A IMPACIÊNCIA DE UMA MÃE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

A IMPACIÊNCIA DE UMA MÃE

Gênesis 16.1–14 (BSAS21)
Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tendo uma serva egípcia, que se chamava Agar,
disse Sarai a Abrão: O Senhor me tem impedido de ter filhos; una-se à minha serva; pode ser que eu venha a ter filhos por meio dela. E Abrão deu ouvidos à palavra de Sarai.
Então Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão, seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã.
E ele conheceu intimamente Agar, que engravidou. Ela, então, vendo que estava grávida, passou a olhar com desprezo sua senhora.
Então Sarai disse a Abrão: Seja sobre ti a afronta que me é dirigida; coloquei a minha serva em teus braços, mas, vendo ela agora que está grávida, passou a olhar-me com desprezo; o Senhor julgue entre mim e ti.
Abrão respondeu a Sarai: A tua serva está em tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. Sarai maltratou-a, e Agar fugiu de sua presença.
Então o anjo do Senhor, encontrando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur,
perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, de onde vieste e aonde vais? Respondeu ela: Estou fugindo da presença de Sarai, minha senhora.
Disse-lhe o anjo do Senhor: Volta para a tua senhora e humilha-te sob as mãos dela.
E o anjo do Senhor acrescentou: Multiplicarei tanto a tua descendência, de modo que, de tão numerosa, não poderá ser contada.
E o anjo do Senhor disse-lhe ainda: Estás grávida e terás um filho, a quem chamarás Ismael, pois o Senhor ouviu tua aflição.
Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará na presença de todos os seus irmãos.
E o nome do Senhor, que com ela falava, ela chamou El-Roi; pois disse: Não vi eu neste lugar aquele que me vê?
Por isso aquele poço, que está entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi.

A IMPACIÊNCIA DE UMA MÃE.

Nesta noite eu tenho certeza que as três verdades que iremos destacar no texto, não apenas abençoará a vida das mães presentes, mais também abençoará a vida de pais e filhos.
Apenas para situar você. No capítulo 12 Deus aparece para Abraão e o encoraja a deixar a casa de seus pais e se lançar numa jornada extraordinária, uma jornada imprevisível para Abraão, mais previsível para Deus, uma jornada de fé. Nesta jornada de fé Abraão sai da casa de seus seus familiares, Abraão tem todo aquele processo descendo para o Egito, voltando para o Egito, se separando de seu sobrinho Ló, Abraão de alguma forma recebe a promessa da terra de Canaã, Deus diz para Abraão que a partir dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Abraão precisa presenciar a guerra entre 4 reis contra 5 reis, Abraão entrega o dízimo a Melquisedeque, é abençoado por Melquisedeque, Abraão recebe a aliança de Deus por meio de uma visão e aqui no capítulo 16 então entra o retrato, ou a parte da história da família de Abraão que eu quero destacar nesta noite, que estou destacando como: A IMPACIÊNCIA DE UMA MÃE!
Hoje é o segundo domingo de maio, hoje é o dia que nós de alguma forma, segundo o senso comum, decidimos homenagear de forma especial, específica, pontual e intencional, as mães. Eu não gosto muito dessas expressões: Hoje é o dia do Senhor, hoje é o dia das mães, hoje é o dia dos pais. Porque fica parecendo como se aquele dia fosse o único dia em 365 dias em que a gente fizesse o que a gente deveria fazer e deve fazer todos os dias.
A grande verdade é que o senso comum destacou o segundo domingo de Maio para reforçar a homenagem que deve ser prestada às mães. Uma homenagem não apenas restrita a um dia, mais que se estende por todos os dias.
Como disse um certo autor: Ser mãe não é como um passeio no parque, ser mãe é desenvolver uma entrega deliberada a fim de que haja formação de uma pessoa extraordinária. (Isso é extraordinário)
Quando eu estava preparando a mensagem para essa celebração eu me lembrei de uma história.
Certa vez um matemático, ele afirma que quando um filho atinge a idade de 18 anos, isso significa dizer que uma mãe já investiu pelo menos 18 mil horas da sua vida em processos educativos para formação desse filho ou dessa filha. É interessante, se um filho ou uma filha atinge 18 anos significa que uma mãe já investiu pelo menos 18 mil horas de sua única vida no processo de lapidação, de formação, de aparar as arestas, de formatar, de alinhar, de apontar para o alvo as flechas que Deus lhe entregou.
Um outro conto, ou uma outra história que eu me lembrei é:
"CONTA-SE QUE UMA PROFESSORA DEU UMA AULA SOBRE MAGNETISMO PARA OS SEUS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO DIA SEGUINTE, ELA PEDIU UM TESTE SOBRE O ASSUNTO PARA A SALA INTEIRA. E O INTERESSANTE É QUE A PRIMEIRA PERGUNTA QUE A PROFESSORA FEZ FOI: "Meu nome tem três letras e eu ando pela casa APANHANDO COISAS". Quem sou eu? A metade da classe respondeu: MÃE em vez de IMÃ. É isso mesmo que acontece né? E quem dera que fosse pela casa recolhendo as coisas dos filhos kkk (nenhuma mulher aí vai falar fala Deus, não?)
Hoje é o dia das mães. No texto que lemos temos a história de Abraão, Sara e Agar, até então Abrão e Sarai. E é interessante porque aqui está o registro de uma decisão de Sara. Sara decidiu entregar a sua serva, a egípcia, a Hagar para ser engravidada por Abraão, seu marido. E o interessante, não é o fato de Sara entregar Agar para que pudesse engravidar de Abraão. O interessante é que no capítulo 15, apenas um capítulo antes, Deus já havia aparecido para Abraão e dado a promessa de que tanto Abraão, quanto Sara seriam pais apesar das suas idades avançadas. A promessa que Deus tinha dado para Abraão, asseverava que tanto Abraão quanto Sara seriam um herdeiro, alguém que seria considerado como sendo o filho da promessa.
Se você for comigo no capítulo 15 Deus disse para Abraão o seguinte: "Abraão sairá de você o herdeiro". Interessante o versículo 2 Abraão questiona Deus dizendo: "Como eu poderei ter um herdeiro, se o herdeiro que eu tenho na minha casa é meu servo Eliezer". Deus diz para Abraão: Eu não estou falando para você de seu servo, eu estou falando de alguém que irá proceder de você mesmo. Abraão, olha para o céu e tenta contar as estrelas que tem no céu. Se você puder contar, você também poderá contar a sua descendência. Mas a sua descendência será tão extraordinária, será imensa, como a quantidade de estrelas no céu.
Mesmo diante desta promessa, a bíblia diz que Sara tomou uma decisão. Os anos foram passando, e no capítulo 16 que nós lemos a bíblia diz que quando Sara entregou a sua serva para Abraão, 10 anos já haviam passado. E é interessante porque o tempo passou e a discrepância entre a promessa que Deus entregou e a circunstância em que Abraão e Sara viviam, essa discrepância se tornou se tornou para os dois cada vez mais frustrante, cada vez mais angustiante. Deus prometeu, 10 anos se passaram e a promessa não se cumpriu, o tempo passava e a promessa se concretizava. Exatamente aqui neste capítulo 16 a bíblia diz que Abraão e Sara se propuseram a ajudar a Deus na concretização da promessa.
A bíblia diz no texto que nós lemos que Sara, impacientemente com a não concretização daquilo que Deus havia prometido, Sara pega Agar e entrega para Abraão e pede então para que Abraão se deite com Agar para que essa então lhe desse um filho.
Eu penso que não existe uma frase melhor que descreva a atitude de Sara, se não a frase: A IMPACIÊNCIA DE UMA MÃE DIANTE DO NÃO CUMPRIMENTO DE UMA PROMESSA.
Eu tenho percebido durante a minha caminhada que a impaciência tem se tornado um grande combustível para que algumas tragédias aconteçam. QUEM SE VÊ COMO IMPACIENTE? Se manifeste.
A impaciência se tornou um combustível para o problema na vida de muita gente. O John Piper (Paiper), um escritor considerado por muito tempo como o teólogo da alegria, ele traz uma afirmação sobre a impaciência. Ele diz assim: "A impaciência é uma forma de incredulidade". Porque? Porque segundo John Piper nós nos tornamos impacientes quando começamos a duvidar da sabedoria de Deus. Nós nos tornamos impacientes quando duvidamos que Deus tem o controle, inclusive sobre o tempo do cumprimento daquilo que ele promete. Nós nos tornamos incrédulos, impacientes, quando descremos da bondade, da orientação de Deus. John Piper chega a dizer que a impaciência começa a liderar a nossa mente, os nossos pensamentos, quando os nossos planos são interrompidos de forma que nós não explicamos. Ele diz que nos tornamos impacientes, a impaciência começa a nos controlar, nos dominar, quando os nossos planos são destruídos, ou mesmo não concretizados da forma como nós almejamos. A impaciência é gerada pela ansiedade em ver algo acontecer. Quantas famílias hoje vivem cenários de tragédia e sofrimento porque se tornaram impacientes diante do que Deus já havia prometido. Pessoas impacientes são pessoas que assumem conclusões precipitadas sobre pessoas e sobre coisas ao seu redor.
Pessoas impacientes quase sempre tomam atitudes equivocadas e atitudes equivocadas sempre geram consequências ruins.
É por isso que no dia das mães, eu quero olhar para uma mãe, uma mãe bíblica, e quero encontrar no comportamento dessa mãe, algumas verdades que poderão abençoar a nossa caminhada, não apenas como mãe, mais como servos de Jesus.
Olhando para a experiência de Sara como uma mãe impaciente, eu faço a seguinte declaração:

É MELHOR ESPERAR DO QUE ERRAR.

Erramos porque não sabemos esperar. Entenda: A impaciência gera desgraça e existem algumas desgraças que não podem ser reparadas. O exemplo está aqui em Sara.
Cadê as solteiras aqui? Tem uma frase para as solteiras que eu não gosto muito que diz: Nossa fulana está encalhada. Para mim encalhada é a pessoa que casou mal. Vai ficar casada mal para o resto da vida. É MELHOR ESPERAR DO QUE ERRAR.
A IMPACIÊNCIA É UM COMBUSTÍVEL PARA A TRAGÉDIA. É melhor esperar do que errar. Quando a gente mergulha na história dessa família, Abraão e Sara, parece que num primeiro momento que o tempo estava contra Abraão e Sara, pois eles já eram avançados em idade. (a lei da gravidade já havia chegado para eles). Parece num primeiro momento que o tempo estava contra Abraão e Sara. A cronologia dos fatos está nos mostrando aqui na bíblia que 10 anos ficaram para trás desde que Abraão havia recebido a promessa de ter um filho. Parece que num primeiro momento o tempo estava contra Abraão e Sara, mas é interessante a verdade que encontramos aqui é: "O GRANDE PROBLEMA DE ABRAÃO E SARA, CONFORME BEM DISSE CALVINO, NÃO FOI DESCRER NO CUMPRIMENTO DA PROMESSA, MAS SIM ERRAR EM RELAÇÃO AO MÉTODO PELA QUAL A PROMESSA SE CUMPRIRIA". Tem gente que não se contenta em receber a promessa de Deus, mas acha que tem que ensinar Deus cumprir a promessa que ele fez. Abraão e Sara quiseram ajudar Deus a cumprir a palavra que tinha dado. A bíblia diz que e mostra que o ato de Sara entregar Agar para Abraão, significou que tanto Abraão quanto Sara se atreveram a delinear a forma como Deus havia de cumprir o que Deus tinha prometido. É aqui que eu acendo o sinal de alerta. CUIDADO, quando homens e mulheres permitem que a sua fé desabe, eles recorrem a expedientes humanos. Quando a impaciência gera incredulidade, a incredulidade, faz com que eu confie na força do meu próprio braço e jamais subordinado ao agir de Deus. O que é precipitação? AGIR FORA DO TEMPO! Agir antes do momento necessário - DEUS JÁ HAVIA PROMETIDO. CUIDADO! Na sua ânsia, no seu desejo de receber uma palavra que Deus já te entregou, pode ser que você deixe de ser refém do tempo de Deus e tente trazer para o seu tempo O QUE SOMENTE DEUS TEM PODER PARA FAZER.
GENTE DESCRENTE, é gente que descrer no que Deus prometeu, é gente depende mais da própria força do que da força do todo poderoso. É por isso que Salomão quando escreveu Provérbios 19.2 ele diz que agir sem pensar não é bom. Salomão diz: Provérbios 19.2 “Não é bom agir sem pensar; quem tem pressa erra o caminho.”
Quando eu olho para trás e vejo quantas decisões precipitadas eu já tomei, se eu pudesse eu destomaria. Eu faria de outra forma. Tenho certeza que você também já tomou decisões precipitadas também - QUEM SE PRECIPITA ERRA O CAMINHO. Melhor do que sermos guiados por vistas, ou por motivação do coração, é sermos guiados pelas mãos de Deus. Porque DEUS NÃO ERRA - Mais está demorando. Demorando na perspectiva de quem? Deus não se atrasa, raras vezes se adianta, Deus sempre age no tempo certo. "Há mais Lazaro já morreu há tantos dias". Isso não é problema para Deus, ele pode estar morto, mas no momento de Deus ele voltou a viver. É MELHOR ESPERAR DO QUE ERRAR.
NÓS PRECISAMOS SERMOS LEMBRADOS NESTA NOITE QUE DEUS TEM OS SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS. Na verdade o profeta Isaías disse isso. Isaías 55.8–9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, os meus caminhos são mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos.” Provérbios 16.1 “Os planos do coração pertencem ao homem, mas a resposta da língua vem do Senhor.” Provérbios 14.12 “Há um caminho que ao homem parece correto, mas o fim dele conduz à morte.” - É MELHOR ESPERAR DO QUE ERRAR. A nossa limitação humana nos impossibilita de entender os planos de Deus. É a nossa limitação humana que nos impossibilita de entender os projetos, os processos de Deus. Nossa limitação nos impossibilita de enxergarmos com clareza o que Deus está fazendo. É POR ISSO QUE A GENTE FICA CONFUNDIDO, confuso, em dúvida.
Em momentos de impaciências diante de uma promessa que não se cumpriu, É MELHOR ESPERAR DO QUE ERRAR.
O Heródoto, um filósofo grego que viveu no século 5º antes de Cristo, ele disse o seguinte: "A precipitação é a mãe do fracasso". Quem se precipita erra o caminho.

II. TODA ATITUDE, POR MAIS BEM INTENCIONADA QUE SEJA, TERÁ CONSEQUÊNCIAS.

Sara teve boa intenção: Afinal, ela pensou: Estou velha. Não menstruo mais, fertilidade acabou. Eu tenho que dá um jeito, tem uma mulher aqui, Agar, é até jeitosinha, vai lá Abraão - TODA ATITUDE, POR MAIS BEM INTENCIONADA QUE SEJA, TERÁ CONSEQUÊNCIAS. Seja consequência positiva, seja negativa.
Porque eu estou dizendo isso? Observe que de acordo com o texto bíblico, todas as três pessoas envolvidas no cenário sofreram. Abraão sofreu, Sara sofreu, Agar sofreu. Abraão teve que ficar ouvindo a sua mulher falando na sua cabeça. Sara sofre porque Hagar começou a desprezá-la. Agar sofreu porque foi expulsa da casa da sua senhora.
Parece que a gente ensina mais com atitude do que com palavras mesmo. Sara se precipitou, errou, teve uma consequência ruim. Porque se a gente for olhar a descendência de Sara, um dos netos de Sara, não Jacó, o Esaú, se precipitou vendendo o seu direito de primogenitura para o seu irmão, porque? Porque estava com fome - TODA ATITUDE, POR MAIS BEM INTENCIONADA QUE SEJA, TERÁ CONSEQUÊNCIAS. A conta sempre chega. O erro sempre vai marcar a vida daquele que errou.
Olhar para a atitude de uma mãe impaciente é verificar na história atual uma guerra existente entre os descendentes de Sara e Hagar. Toda semana a gente recebe informação de um bombardeando o outro, tudo por causa de uma atitude. Não importa se foi bem intencionada, trouxe consequência e a consequência não parou lá, se arrastou por toda a história. Seria menos trágico se as nossas misérias afetassem somente a nós mesmos. Se menos trágico se as consequências das más atitudes que temos afetasse somente a nós mesmos, mas a desgraça que provocamos não para em nós, é como um câncer, se alastra. A bíblia diz que: "Toda ação equivocada, ou precipitada, gerará consequências ruins". No entanto, qualquer que seja a consequência e por mais pesada que ela pareça, a consequência de uma atitude ruim, jamais poderá sobrepujar a ação restauradora da graça de Deus sobre a vida de alguém arrependido. Todos nós pecamos, isso é uma realidade. Todos nós erramos, isso é uma realidade, isso é uma verdade irrefutável. Mais o que também é verdade e que nós precisamos sermos lembrados pelo Espírito Santo de que nós apesar de pecarmos e errarmos, os nossos pecados e erros podem ser perdoados por Deus desde que sejam confessados e abandonados. É exatamente o que Salomão diz em provérbios 28.13 "Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mais que as confessa e as abandona alcançará misericórdia".

III. MESMO DIANTE DOS NOSSOS ERROS E FRACASSOS, DEUS PERMANECE NOS VENDO.

Ô Irmãos, Sara oprimiu Agar ao ponto de Agar fugir, diz o texto bíblico. Agar desprezou a sua senhora e porque desprezou a sua senhora, ela foi expulsa. Agora o texto bíblico diz que o anjo do Senhor encontrou Hagar em fuga. (De onde você vem, o que você está fazendo aqui? A minha serva me expulsou). A bíblia diz que naquele momento de fuga, no deserto, Deus se revelou a Hagar como EL ROÍ "Euroí", ou seja, o Deus que vê. MESMO DIANTE DOS NOSSOS FRACASSOS, DEUS NOS VÊ.
E é interessante, porque Deus olha para Agar e diz: Você deve colocar o nome na criança de Ismael. O que significa Ismael? "O Deus que ouve". Deus me ouviu no dia da minha aflição. O que a bíblia está ensinando para mim e para você? É que Deus não apenas nos enxerga nos momentos desafiadores que nós temos, mais Deus também ouve o nosso clamor por causa das nossas aflições e sofrimentos. DEUS SEMPRE VAI APARECER PARA MIM E PARA VOCÊ TRAZENDO DIRECIONAMENTO. Porque? Porque Deus não nos trata pela forma que nós merecemos, Deus nos trata da forma que necessitamos.
Deus se lembrou de Abraão > CUMPRIU A PROMESSA. Veio Isaque.
Deus se lembrou de Sara > CUMPRIU A PROMESSA, ela engravidou.
Deus se lembrou de Agar > A DESCENDÊNCIA DE ISMAEL SE ALASTROU.
O QUE ISSO NOS ENSINA? Mesmo diante das nossas escolhas equivocadas e tragédias da vida, Deus nunca nos abandona.

CONCLUSÃO

Qual é a conclusão que eu chego?
ESPERAR PELA PROMESSA DE DEUS, NOS COLOCA NUM TERRENO SEGURO.
Nada melhor do que olhar para uma mãe e aprender com a impaciência de uma mãe. A impaciência de Sara provocou tragédia. Não foi capaz de esperar, tentou ajudar, se meteu no processo. Mesmo que tivesse tido boa intenção - TEVE CONSEQUÊNCIAS RUINS. Mais o extraordinário é que Deus não leva em conta o tempo da nossa ignorância.
Ei, entenda uma coisa: Esperar pela intervenção de Deus é bíblico. Jeremias o profeta chorão quando estava diante da desolação de Jerusalém, a destruição de sua terra natal, sua pátria, sua terra. A bíblia diz que Jeremias compôs uma canção numa cadência fúnebre, Jerusalém destruída, entulho para todo lado, gente presa, muro derrubado, porta queimada, os príncipes levado cativos. E Jeremias diz: "Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança". O que me traz esperança? "Deus não me trata da forma que eu mereço, mais me trata da forma que eu necessito". "As misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos, porque elas se renovam todas as manhãs, elas não tem fim". Aí Jeremias diz em lamentações 3.26 "Bom é aguardarmos em silêncio pela salvação do nosso Deus".
Talvez nesta noite você esteja recebendo uma palavra de Deus para o seu coração. "Aquieta o teu coração". Não tente fazer com a força do braço. "Não é por força nem por violência". Aguieta.
Deus esta falando com você - Aquiete e saiba que eu sou o teu Deus, eu serei exaltado entre as nações, eu serei exaltado em toda a terra. Eu o Senhor dos exércitos, eu estou com você, eu sou a sua torre segura.
ESPERAR PELA INTERVENÇÃO DE DEUS NOS COLOCA NO TERRENO SEGURO.
Termino com a seguinte frase: "Nós não podemos compreender uma fé que não é alimentada pela esperança de que amanhã, por causa da intervenção divina, as coisas serão melhores". A INTERVENÇÃO DIVINA TORNARÁ O MEU AMANHÃ MELHOR QUE A MINHA REALIDADE DE HOJE.
Seja qual for o cenário que você esteja ou que os seus pés estejam pisando hoje, o melhor é esperar pela intervenção divina. Ainda que o choro dure uma noite, a alegria virá ao amanhecer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more