Ebenézer - A transformação da dor em alegria

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Saudação do meu pastor e da igreja PIB
Falar do dia das Mães é falar de um processo que por muitas vezes pode ser doloroso na gestação e no parto a um processo de alegria no momento do nascimento, e hoje vamos falar sobre como um lugar de dor pode se tornar um lugar de alegria e vitória
Vocês ja ouviram a frase que Mãe é tudo igual só muda o endereço ? a mãe já vem com algumas frases prontas:
Em casa a gente conversa
Jessé Rubens de Carvalho Junior - quando a mãe fala o nome inteiro meu amigo
Vou contar até 3
Seu for ai e achar
Você não é todo mundo
Essa noite eu não dormi por sua causa
Não desceu no meu coração (essa minha mãe é campeã)
Vou chamar seus amigos pra ver seu quarto e você passar vergonha
Tudo eu nessa casa
Todos que estamos aqui somos frutos de uma mãe, por mais que hoje muito tem-se tentado diminuir o papel de uma mãe (Pessoa que gesta), o processo de gestação é um processo de transformação onde as emoções são intensificadas e no final há a alegria do nascimento, vamos chegar lá e vamos começar justamente por este lugar de dor e iremos até a alegria

Um lugar de dor

Nova Versão Internacional (4.1 Os Filisteus Tomam a Arca)
Nessa época os israelitas saíram à guerra contra os filisteus. Eles acamparam em Ebenézer, e os filisteus em Afeque. 2 Os filisteus dispuseram suas forças em linha para enfrentar Israel, e, intensificando-se o combate, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram cerca de quatro mil deles no campo de batalha. 3 Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o SENHOR deixou que os filisteus nos derrotassem?” E acrescentaram: “Vamos a Siló buscar a arca da aliança do Senhor, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos”.
4 Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do SENHOR dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.
5 Quando a arca da aliança do SENHOR entrou no acampamento, todos os israelitas gritaram tão alto que o chão estremeceu. 6 Os filisteus, ouvindo os gritos, perguntaram: “O que significam todos esses gritos no acampamento dos hebreus?”
Quando souberam que a arca do Senhor viera para o acampamento, 7 os filisteus ficaram com medo e disseram: “Deuses chegaram ao acampamento. Ai de nós! Nunca nos aconteceu uma coisa dessas! 8 Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas, no deserto. 9 Sejam fortes, filisteus! Sejam homens, ou vocês se tornarão escravos dos hebreus, assim como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem!”
10 Então os filisteus lutaram e Israel foi derrotado; cada homem fugiu para a sua tenda. O massacre foi muito grande: Israel perdeu trinta mil homens de infantaria. 11 A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.
Como lemos neste texto o povo de Deus sai a guerra contra os filisteus, um povo que dominava algumas regiões de Israel naquele tempo, e derrota o pov.
Para o povo de Israel essa derrota significava diretamente a falta do favor de Deus e com isso eles decidem buscar a arca
A ação de trazer a arca é tomada pelos anciões, porém eles não consultam Samuel o homem escolhido por Deus naquele momento
Nova Versão Internacional 3.1 O Chamado de Samuel

19 Enquanto Samuel crescia, o SENHOR estava com ele, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. 20 Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR. 21 O SENHOR continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.

Eles buscam na fonte errada

A arca era o sinal da presença de Deus, e ali, como seus acompanhantes, estavam os dois homens mais ofensivos a Deus: os ímpios filhos de Eli.

A bíblia relata os filhos de Eli como ímpios e já haviam sido rejeitados por Deus e sua sentença já estava determinada
Nova Versão Internacional 2.27 Profecia contra a Família de Eli

34 “ ‘E o que acontecer a seus dois filhos, Hofni e Finéias, será um sinal para você: os dois morrerão no mesmo dia. 35 Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido.

A arca é tomada pelos filisteus e a glória de Deus é retirada de Israel, Eli ao receber esta notícia já idoso morre, a esposa de Finéias que estava grávida ao receber esta notícia entra em trabalho de parto e morre dando ao seu filho o nome de:

ICABODE

E temos toda uma história até o rei Davi trazer de volta a arca muitos anos depois, mas o foco aqui é: A glória de Deus, a arca é tomada em;

EBENÉZER

Lugar de separação da glória de Deus

Um lugar de vitória

Mas nosso Deus é assim, ele transforma lugares de dor em alegria e os filisteus devolvem a arca e ela fica na casa de Abinadabe e vamos para palavra de Deus
Nova Versão Internacional (6.1 O Retorno da Arca a Israel)
7 Os homens de Quiriate-Jearim vieram para levar a arca do Senhor. Eles a levaram para a casa de Abinadabe, na colina, e consagraram seu filho Eleazar para guardar a arca do SENHOR.
Samuel Subjuga os Filisteus em Mispá
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o SENHOR com súplicas . 3 E Samuel disse a toda a nação de Israel: “Se vocês querem voltar-se para o SENHOR de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e das imagens de Astarote, consagrem-se ao SENHOR e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus”. 4 Assim, os israelitas se livraram dos baalins e dos postes sagrados, e começaram a prestar culto somente ao SENHOR.
5 E Samuel prosseguiu: “Reúnam todo o Israel em Mispá, e eu intercederei ao SENHOR a favor de vocês”. 6 Quando eles se reuniram em Mispá, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR. Naquele dia jejuaram e ali disseram: “Temos pecado contra o SENHOR”. E foi em Mispá que Samuel liderou os israelitas como juiz.
7 Quando os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá, os governantes dos filisteus saíram para atacá-los. Quando os israelitas souberam disso, ficaram com medo. 8 E disseram a Samuel: “Não pares de clamar por nós ao SENHOR, o nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”. 9 Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao SENHOR. Ele clamou ao SENHOR em favor de Israel, e o SENHOR lhe respondeu.
10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o SENHOR trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico, e foram derrotados por Israel. 11 Os soldados de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho.
12 Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o SENHOR nos ajudou”.

EBENÉZER

Como lemos neste texto o povo voltou seu coração para Deus, eles se desfizeram de seus ídolos, reconheceram o seu pecado, jejuaram ao Senhor, batalharam contra o inimigo fisicamente e espiritualmente e o Senhor guerreou por eles e eles tiveram grande vitória, e ali Samuel ergue um monumento um marco com o nome de Ebenézer.
Ebenézer é o lugar que Deus nos da a oportunidade de nos reconectar com ELE para transformar um lugar de derrota em um marco de vitória !!!!!!!
Olha o Jeremias 29:11-14 nos diz:
Nova Versão Internacional 29.1 A Carta aos Exilados

11 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 12 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. 13 Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 14 Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o SENHOR

Muitas vezes Deus nos permite passar por situações que vão nos ferir, não para nos matar mas para nos dar a oportunidade de transformar a dor em um marco de vitória, pense em alguma situação que te feriu, que te magoou eu declaro sobre sua vida: ATÉ NESTA SITUAÇÃO O SENHOR TE AJUDARÁ !!!
Quando Samuel constrói esse marco ele tráz um novo significado de Ebenézer para o povo, nós sempre nos lembramos: Ebenézer até aqui nos ajudou o Senhor e como vimos isso é fruto de um novo significado dado por Samuel a um derrota vergonhosa que Israel sofreu.

Jesus resignificou a cruz

A mais eu sou assim, meu pai é assim, minha mãe é assim, e pau que nasce torno nunca se endireita, O CARPINTEIRO DE NAZARE ESTÁ AQUI, ELE TEM JEITO PRA TUDO !!
Talvez você esteja se perguntando o que isso tem a ver com o dia das mães, mas não é todo mundo que tem o melhor relacionamento com sua mãe e talvez seu maior medo seja ser ou ter sido uma mãe igual você teve, mas como falamos durante toda a ministração, o que era antes um lugar de dor e derrota, Jesus através da sua presença transformará em um lugar de vitória e alegria !!!

Ele é o Alfa e o Ômega

Alef e Tav - Quando Jesus fala em Apocalipse 22.13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” , ele falava em Hebraico a João então Jesus disse eu sou Alef e Tav, e olha o que isso signfica:
Como sabemos através do livro de Levítico o Boi/Touro era o animal considerado como o maior sacrifício para expiação de pecados no contexto da antiga aliança e seu símbolo era considerado a primeira letra do alfabeto hebraico o Alef e a última letra o Tav era uma cruz fazendo referência direta ao sacrifício de Cristo por nós, o início do cumprimento da nova aliança que nos permitiu acessar o Pai livremente.
Jesus sempre esteve lá conosco em nossos momentos de dor e alegria, como lemos ele conhece os planos que tem para nós e eu creio que esta noite foi uma noite de mudança de signifcado para as nossas vidas !!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.