O CONFLITO NA FAMILIA - Genesis 4

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Nas mensagens anterioriores aprendemos nos cap 1 e2 sobre o plano de Deus para as familias, sobre o papel de cada um no casamento e como tudo isso era perfeito.
No cap. 3 vimos o ininio dos conflitos no casamento com a entrada do pecado e como as as consequencias da queda afetaram o casal, mas vimos também a graça de Deus em disciplinar o casal (Deus poderia ter matado eles) e a misericordia de Deus em dar a esperança de resolução daquele problema.
Hoje veremos como o pecado passou aos descedentes de Adão e Eva e o inicio dos conflitos na família.

I — UMA EXPECTATIVA FRUSTRADA - V.1-16

V.1 — Já vimos que Adão e Eva creram em Deus, a resposta de reconciliação é sempre pela fé (Gn 3.20).
Aqui Eva declara sua esperança na promessa de Deus, reconheceu que o nascimento de Caim ocorreu com o auxílio do Senhor. É possível que, ao chamá-lo de Caim (“conquista”), Eva tenha pensado que dera à luz o filho da promessa.
O que ela não sabia é que a natureza pecamisa havia passado para os seus descentes. O que se viu a seguir foram mais conflitos (agora na vida dos filhos) por consequencia do pecado.
V.2-5 — As palavras: “Aconteceu que no fim de uns tempos” (v. 3a) permitem concebermos a ideia de um grande aumento populacional.
Os dois irmãos ofertaram ao Senhor, mas somente Abel agradou ao Senhor. Não sabemos ao certo o motivo da rejeição de Caim, mas é consenso que de alguma forma Caim não atentou para a forma de agradar a Deus (no caso de Deus ja ter revelado que seria através de sacrificio). Outra possibilidade é de caim nâo ter dedicado o melhor como fez Abel, nesse caso, o seu problema era o egoismo, sua adoração não estava devotada totalmente a Deus.
V.6-7 — O mais importante é perce ber que o pecado inicial vai dando lugar a outros pecados que no final o conduziram a ruína total.
Egoismo -> Insatisfação -> Inveja -> Dureza -> Odio -> Mentira -> Homicidio -> Cinismo
V. 8-12 — Deus deu a oportunidade de Caim se arrepender do seu pecado e escolher não dar lugar ao desejo pecaminoso do seu coração. Mas Caim rejeitou a graça de Deus escolhendo o caminho da rebeldia.
V.13-15 — O resultado foi o castigo e mais maldição, agora para o filho do casal. Mesmo assim Deus continuou estendo sua graça nâo permitindo que Caim fosse morto, ele foi poupado. Ouro detalhe importante é que em nehum momento Caim se arrepende e pede perdão, ele apenas lamentou pelo castigo.
Lições:
Nossos filhos são pecadores, eles precisam ter um relacionameto pessoal com Deus. Não pensem que eles são santos ou que eles vão ser pessoas boas, sem esse temor de Deus o caminho pode ser desastroso. Precisamos ensinar nossos filhos a amar e obedecer a Deus.
Nossas expectativas em relação aos nossos filhos nem sempre vão se confirmar, eles tem que fazer as própias escolhas deles. Nós temos que ensiná-los a tomar decisões corretas porque nem sempre eles estarão debaixo da nossa autoridade.

II — A PRIMEIRA GERAÇÃO HUMANA É MARCADA PELO DISTANCIAMENTO DE DEUS E DESOBEDIÊNCIA - V.17-24

V.17 — Caim introduz a cidade como entidade social em desafio à punição de Deus e em memória do filho que propagou sua linhagem. Enoque. Seu nome significa “iniciação” e era símbolo da nova cidade em que Caim tentaria mitigar sua maldição. Ao construir uma cidade ele criou a sua propria religiao baseada na rebeldia em vez da submissão.
Os atos de caim influebnciaram toda a sua descendencia. A partir daqui o que vemos é o cescente aumento da rebeldia e da maldade: 1. Lameque tomou para si duas mulheres, inventou a bigamia - V.19
2. Tubalcaim inventou instrumentos de guerra (fontes extra bíblicas dizem que eles foram ensinados pelos anjos caídos).
3. Lameque fez um cantico se gabando da sua maldade. Aqui vemos que o afastamento de Deus leva a humanidade a um caminho de perversidade e violencia cada vez maior.
O que fazer diante dessas coisas? Hoje estamos vendo isso todos dias e parece que está até pior.
Lição: A maneira como nos conduzimos vai influenciar o comportamento dos nossos filos, netos e das futuras gerações. temos que ser exemplo de pais e mães tementes a Deus.

III — A SEGUNDA GERAÇÃO HUMANA É MARCADA PELO RETORNO Á VERDADEIRA ADORAÇÃO - V.25-26.

A segunda geração pós-Queda produz uma linhagem cuja mais significativa reivindicação é preservar a religião correta ao adorar a Deus.
O texto bíblico introduz a linhagem piedosa de Sete, terceiro filho de Adão e Eva registrado por nome nas escrituras.
A Graça de Deus mais uma vez é estendida na vida daquela família, Deus deu a Adão e Eva um filho santo por meio do qual a semente da redenção seria transmitida até Jesus cristo (Lc 3.38).
A partir do nascimento de Enos (que significa “frágil” ou “mortal”), as pessoas começaram a chamar Deus de SENHOR (Javé) ou então a invocar o nome do SENHOR em adoração pública.
A solução para o pecado e toda a maldade que o acompanha é o retorno a comunhão com o Criador, Ele precisa ser temido e invocados pelos seus filhos… Ele precisa ser o nosso Senhor!
Lição: Temos que lutar para fazer parte dessa geração que invoca ao Senhor, lã na frente vamos ver que os decendentes de Sete foram preservados da destruilão. O que vamos escolher para a nossa família e para as nossos futuros decendentes?
Devemos seguir o exemplo de Josué e dizer: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more