A vida na luz
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 5)
3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto, não sejais participantes com eles. 8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10 provando sempre o que é agradável ao Senhor. 11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13 Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14 Pelo que diz:
Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te de entre os mortos,
e Cristo te iluminará.
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo (Andar Como Filhos da Luz (5.3–14))
Os crentes são santos (5.3,4), são reis (5.5,6) e são luz (5.7–14).
Gálatas e Efésios (Trevas e Luz)
Trevas e luz. JOÃO CALVINO: Paulo lembra aos efésios sua vida passada para que sejam devidamente gratos a Deus [pela salvação deles]… Ele chama o estado não regenerado de “trevas” porque onde a luz de Deus não brilha tudo o que há é escuridão. “Luz” é o nome dado àqueles que foram iluminados pelo Espírito de Deus; por essa razão, aqueles que são filhos da luz devem andar nela, porque pela misericórdia de Deus foram resgatados das trevas. Somos “luz no Senhor” porque, se estivermos fora de Cristo, estamos sob o governo de Satanás, que sabemos que é o príncipe das trevas. COMENTÁRIO SOBRE EFÉSIOS.