Bem aventurado por aquilo que é

Salmo 1  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 119 views
Notes
Transcript

Salmo 1:1-3

Salmo 1.1 BEARA
Bem-aventuradoo homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Em primeiro lugar, o justo é feliz por aquilo que evita (1:1)
Salmo 1.2 BEARA
Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Em segundo lugar, o justo é feliz por aquilo que faz (1:2)
Salmo 1.3 BEARA
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Em terceiro lugar, o justo é feliz por aquilo que é (1:3).
A quem o salmista se está a referir quando diz “Ele é” - Aquele que evita um caminho de degradação , e faz da sua vida um exemplo para edificação.
Vamos chegar ao fim e espero que guardem os 5 P
o salmista trata de fazer uma comparação, que nos deve ajudar a entender melhor. Aquele que tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite não se transforma derrepente numa árvore, por isso é que é plantado.
O justo não é uma árvore Selvagem, mas uma árvore plantada, cultivada e cuidada. (simboliza permanência)
Exemplo da laranjeira
Coloquei a laranjeira, frágil no terreno, com uma cana a ajudar (apesar de não tratar aqui creio que este é o papel de quem acompanha os primeiros dias desta árvore).
algum tempo entre água e alimento para a laranjeira ela começa a crescer.
Numa árvore existem 2 lados crescem
a parte visível - o tronco
a parte invisível - a raiz
Nesta ilustração é clara a ligação do justo entre aquilo que ele faz e aquilo que ele é.
todos nós conseguimos reconhecer uma árvore de aspeto imponente e inabalável pelo tronco, quando algo bate contra ela ela não se dobra, permanece firme e sai fortalecida, é assim que acontece com quem tem prazer na lei do Senhor, a cada dificuldade que passa o seu prazer na lei do Senhor se torna evidente aos que acompanham perto (Jó). (simboliza posição)
existe um outro crescimento este invisível
A raiz - a raiz tem 2 propósitos importantes para a árvore - alimentar e sustentar para que não caia
esta ilustração é muito boa para o meditar de dia e de noite, ele vai mais fundo para obter alimento e água, e na medida que vai mais fundo e se estende pelo terreno do conhecimento da Lei do Senhor vai ficar mais segura, e o vento bate nela e não será arrancada. -
No devido tempo dá o seu fruto - Não é a árvore que determina quando vai dar fruto,O justo não é inconstante em sua frutificação, pois no devido tempo dá o seu fruto: paciência na aflição, gratidão na prosperidade, zelo na oportunidade. William MacDonald quando diz que o homem que é separado do pecado e separado para as Escrituras tem todas as qualidades de uma árvore forte, saudável e frutífera.
e uma das particularidades do fruto é que o mesmo não é para a árvore, o fruto será motivo de satisfação, e o saciar de outra pessoa. (simboliza produtividade), no entanto ela só experimentará o fruto se pegar nele e comer, mas, isso não é tarefa da árvore.
Quantas árvores vemos carregadas de fruto e ninguém come, pessoas com fome e o fruto cai na terra sem saciar (reflexão), mas a árvore não deixou de dar fruto.
“…e cuja folha não murcha, tudo o que eles fazem prospera.” (simboliza perpetuar)
Aqui está uma imagem interessante. Mesmo uma árvore saudável terá folhas que murcham e caem no outono. Encontramos aqui uma saúde espiritual sobrenatural. O fruto pode vir na estação, mas a folha nunca murchará. Permanecer dessa maneira alinha tão bem a vontade de Deus que “tudo o que eles fazem prospera”. É uma vida rara neste mundo vivida com tanta fidelidade, mas devemos fazer disso nosso objetivo como o tipo de vida que Deus deseja para nós. (simboliza prosperidade)
Arival Dias Casemiro destaca cinco características do justo que é comparado a uma árvore: 1) sua permanência — está firmemente plantada; 2) sua posição — está plantada junto a corrente de águas; 3) sua produtividade — no devido tempo dá o seu fruto; 4) perpetuar — a folhagem não murcha; 5) sua prosperidade — tudo quanto faz será bem-sucedido.
Related Media
See more
Related Sermons
See more