Cuidado com as falsas doutrinas

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

Os falsos ensinos começam a surgir quando ocorrem as misturas de crenças, doutrinas e tradições como manual de fé e prática.

Transição

Veremos duas características dos falsos ensinos que Paulo estava combatendo.

Desenvolvimento

1ª As misturas de doutrinas e crenças (v. 18-19)

Os falsos mestres em Colossos tinha a sua teologia baseada em crenças do judaísmo, do cristianismo e filosofia grega. Então, a base do ensino deles eram essas misturas de crenças e doutrinas de outras religiões. Diante disso, veremos três verdades sobre esse falso ensino:

1ª Ensinavam a adoração aos anjos (v. 18 a)

18 Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio.
Paulo está dizendo para os irmãos em Colossos, que ninguém deve ser árbitro sobre a vida prática deles, ou seja, assim como um árbitro desqualifica o atleta impedindo de receber o seu prêmio, ninguém deve os condenar por não prestar culto ou adorar aos anjos.
Os falsos mestres estavam se achando melhor do que os cristãos em Colossos, porque eles estavam agindo como um “árbitros”, porque os irmãos não eram como eles, os quais afirmavam ter experiências melhores que os cristãos.
Os hereges tinham uma falsa humildade, aparentemente eram pessoas de Deus, porém, eram falsos mestres que estavam ensinando heresias. Isso significa que os hereges davam honra aos homens, ao invés de dar honra a Cristo. Eles se achavam superiores aos outros.

2ª Baseavam-se em visões (v. 18 b)

18 Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.
Esse falso ensino baseava-se em visões e não na verdade revelada, que é a palavra de Deus. As seitas e falsas religiões, surgem dessa maneira, onde alguém recebeu uma “visão” da parte de Deus. Mas ao olhar para as Escrituras, é nítido ver que não tem fundamento.
A visão está baseada em experiência e não na palavra de Deus. Geralmente quem vive falando de visões, exalta muito essa experiência e coloca ela como verdade absoluta. A visão é enganosa e tem erros. Mas a Bíblia é a verdade revelada e absoluta, ela não contém erros.
A mente dos hereges eram carnais, não tinha nada da sabedoria de Deus, mas sim, a sabedoria humana. Eles não agem conforme a Bíblia, mas com a razão, porque estavam com suas mentes mergulhadas nas obras da carne. Eles eram orgulhosos e eram vistos como os mais sábios entre os homens.

3ª Eles não pertencem a Jesus (v. 19)

19 Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.
Os falsos mestres nunca nasceram de novo, isso quer dizer, que eles não eram convertidos ao evangelho, eles nunca tiveram um encontro real com Jesus. Eles não estavam unidos ao corpo de Cristo, mas eram usados pelo diabo para afastar as pessoas de Deus.
Jesus é o cabeça do corpo, ele sustenta o corpo e nutre para que ocorra o crescimento espiritual. Então, aquele que ensina a palavra de Deus, precisa estar ligado a Cristo, para que haja crescimento espiritual do povo de Deus.

APLICAÇÃO

Nos dias atuais existem muitas “igrejas evangélicas” que estão se enchendo, mas tome cuidado, porque nem todo crescimento vem de Deus. A igreja só prospera numericamente, quando o verdadeiro evangelho é as pessoas aceitam o verdadeiro evangelho.
Os falsos mestres dos dias atuais não pregam a verdade, mas pregam para massagear o ego das pessoas, ou seja, anunciam a mensagem para atrair pessoas e não a mensagem de ARREPENDIMENTO e SANTIDADE.

2ª As regras criadas por homens (v. 20-23)

O conteúdo do ensino dos falsos mestres eram mundanos e baseados doutrinas e crenças, criadas pelos homens. Isso significa que esses ensinos não eram bíblicos e nenhum apóstolo havia ensinado. Veremos dois perigos de seguir doutrinas humanas:

1º Doutrinas humanas levam a escravidão (v. 20-21)

20 Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras:
21 “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”?
Paulo adverte os irmãos em relação as doutrinas falsas e regras criadas por homens, os quais não tem nenhum embasamento bíblico. Essas regras escravizam as pessoas, visto que, elas ficam presas a essas regras humanistas.
Mas os cristãos foram libertos por Cristo, eles já não vivem debaixo da lei e nem das coisas desse mundo. Jesus morreu na cruz e pagou o preço do pecado, agora o cristão não está mais debaixo da lei, por isso não é necessário seguir as leis cerimoniais e civis. Porque agora o cristão está debaixo da graça.
Essas regras eram baseadas na religião do NÃO, onde é ensinado que é possível agradar a Deus seguindo regras e dizendo “NÃO” para várias coisas. Por exemplo, não comer certos tipos de comida.
1Timóteo 4.3 NVI
3 e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

2° As regras humanas levam a religiosidade (v. 22-23)

22 Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
23 Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.
Esses ensinos humanistas tem o destino a desaparecer, ou seja, a perecer, a não ir para frente, porque são coisas temporárias e não permanentes. Essas coisas servem apenas para satisfazer a carne e não o espírito. Quem se submete as regras humanas e não a Bíblia, mostra que nunca nasceu de novo.
As regras tem apenas uma aparência de santidade, de sabedoria, mas ela leva as pessoas a serem religiosas e não piedosas e santas diante de Deus. Isso ocorre porque os falsos mestres que ensinam elas, tem uma falsa humildade e são orgulhosos.
Os falsos mestres são severos com o corpo, ou seja, com a disciplina física. Mas ela não tem valor algum diante da sensualidade, ou seja, eles não conseguem dominar os desejos carnais e nem serem transformados por meio de regras humanas, porque o único que transforma o coração é o Espírito Santo.

Conclusão

Conclui-se que os falsos ensinos começam a surgir quando ocorrem as misturas de crenças, doutrinas e tradições, como manual de fé e prática. Na igreja de Colossos, muitos falsos mestes estavam ensinando heresias, misturando as crenças do judaísmo, do cristianismo e de filosofias gregas.
O conteúdo dos falsos mestres são perigosos e contém distorções bíblicas. Muitos ensinam que para agradar a Deus e ser santo é necessário seguir algumas regras e deixar de comer alguns alimentos. Além disso, é preciso ter várias experiencias extraordinárias, como por exemplo, ter visões. Mas usando essas coisas como verdade absoluta e se esquecendo que as Escrituras é a única fonte confiável.
Nos dias atuais muitas religiões, seitas e até mesmo denominais evangélicas, seguem regras humanas ou acrescentam uso e costume que não tem base Bíblica. Outros já ensinam que para ser crente, você precisa ter visões, revelações e experiências. Mas ser cristão é ser lavado e remido pelo sangue de Cristo, viver livre do pecado e da condenação eterna e ter a segurança da salvação eterna.

Aplicação

Cuidado com as falsas doutrinas e não se engane com as denominações que estão cheias de pessoas, porque multidão não quer dizer que foi nutrida por Deus.
Fique alerta com aqueles que dizem ter visões ou alguma revelação da parte de Deus.
Examine a Bíblia Sagrada, porque ela é a revelação absoluta e verdadeira, ela não contém erros. Porque é a palavra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more