Lições sobre a vida e prisão do Apóstolo Paulo.
Notes
Transcript
Handout
Hoje vou contar mais uma história muito especial e que pode ser particularmente muito interessante pra vocês. O personagem dessa história foi peça fundamental durante todo o Novo Testamento e seus escritos inspirados por Deus continuam abençoando as igrejas até o dia de hoje.
Essa pessoa que quero apresentar hoje pra vocês é o apóstolo Paulo, vocês provavelmente já ouviram falar dele, mas talvez não conheçam alguns detalhes e aspectos de sua vida. Nós iremos ler uma passagem agora na carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses. Nesta passagem ele estava preso e escreveu a carta de dentro de uma prisão em Roma.
Filipenses 1.12–14 “12 Quero que saibam, irmãos (filipenses), que aquilo que me aconteceu tem … servido para o progresso do evangelho. 13 Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. 14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.”
Paulo era um Judeu, conhecido por ser da ordem dos fariseus, uma ordem que era representada por religiosos extremistas da época de Jesus.
Esses religiosos foram os responsáveis por arquitetar a crucificação de Jesus, porque não criam que ele era realmente Deus.
Paulo, por ser desse mesmo grupo, também odiava os cristãos e os perseguia dia e noite de forma a levarem eles à prisão e até mesmo a morte. Ele inclusive aparece na bíblia como sendo o responsável pela morte de Estevão, um cristão cheio do Espirito Santo.
Paulo se orgulhava da sua religião e conhecimento e, durante sua busca incessante para perseguir todos que falavam de Jesus, algo muito inusitado aconteceu.
Um belo dia o próprio Jesus Cristo apareceu pra ele na estrada de Damasco e Paulo imediatamente reconheceu de que Ele estava conversando com o próprio Deus.
A minha proposta pra vocês hoje é analisarmos alguns acontecimentos da vida de Paulo para que possamos identificar lições para nossa própria vida.
A primeira lição da vida de Paulo hoje é:
A primeira lição da vida de Paulo hoje é:
No passado Paulo estava perdido, praticava o mal, mas Jesus o encontrou no meio do caminho. Vocês também estavam perdidos, mas Jesus os alcançou oferecendo vida e amor. Paulo acreditou que Jesus era Deus e disse sim para uma nova vida. Vocês já disseram “SIM” para Jesus?
A partir desse dia o caminho de Paulo foi alterado em 180 graus. De perseguidor para um dos principais discípulos de Jesus, pregando o evangelho e falando de Jesus Cristo para todas as pessoas possíveis. De pecador para filho de Deus, buscando fazer a vontade do Pai dia após dia.
Ele fundou e cuidou de inúmeras igrejas durante sua vida e as cartas que ele escrevia para essas igrejas representam 13 dos 27 livros do Novo Testamento, ou seja, metade.
Sua vida depois da conversão não foi uma vida fácil. A bíblia nos conta que ele viajava milhares de quilômetros pra pregar o evangelho e trabalhar nas igrejas que ele fundava, mas ele sabia que Jesus era o Cristo e tinha prazer em realizar a obra de Deus.
A segunda lição que temos com a vida desse apóstolo é:
A segunda lição que temos com a vida desse apóstolo é:
Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor, nossos caminhos devem mudam, assim como Paulo deixou de ser perseguidor e pecador, o que ainda falta abandonar na vida de vocês que desagrada a Deus?
Conforme Paulo avançava na pregação do evangelho, uma coisa muito interessante aconteceu. Antes ele era um religioso que perseguia os cristãos, porém agora ele mesmo era perseguido pelos mesmos Judeus, perseguido pelo grupo religioso do qual ele participava. Um vez ele teve que sair escondido em um cesto de uma cidade porque queriam matá-lo. Em outra situação, tentaram apedrejá-lo, mas ele fugiu, já em outra ocasião conseguiram apedrejá-lo e ele caiu quase morto.
Por fim, inúmeros Judeus planejaram fortemente matá-lo, porém seu sobrinho descobriu os planos dos assassinos e ele saiu escoltado para que não tivessem sucesso. Paulo não foi morto, mas havia tanto alvoroço dos Judeus por causa da sua pregação do evangelho que acabaram levando ele para a prisão.
O interessante, ainda que a Bíblia não fale explicitamente, Paulo poderia ter sido assassinado se não tivesse ido para a cadeia. Isso nos faz refletir se alguns caminhos que as vezes nos parecem ruins podem ser, na verdade, um livramento de Deus.
Vocês conhecem alguém que infelizmente não teve o mesmo destino de vocês e acabou morrendo? Será que a prisão não teria sido uma opção muito melhor pra eles? Eu conheço, um amigo meu morreu baleado perto de casa quando eu tinha 16 anos. Ele era da igreja, mas se desviou e começou a andar com pessoas ruins. Pouco tempo depois foi encontrado morto. Eu tenho certeza que ele teria preferido uma nova chance, um novo começo, mesmo que fosse através de uma prisão.
A terceira lição que tiramos da vida de Paulo é:
A terceira lição que tiramos da vida de Paulo é:
Antes de Paulo ser preso, muitos estavam tentando destruí-lo. Será que vocês poderiam ter tido outro destino caso não estivessem aqui? Será que vocês estão vivendo um livramento de Deus para que pudessem conhecer o evangelho e ter vida em Jesus Cristo, abandonando os maus caminhos?
A gente não sabe ao certo se Paulo teria morrido ou não, caso não fosse preso, mas uma coisa a gente com certeza sabe. Ele continuou pregando o evangelho, mesmo na cadeia, inclusive a Bíblia relata a história de um carcereiro que foi salvo e se converteu graças a pregação de Paulo. Durante sua estadia na prisão, Paulo escreveu 4 cartas que abençoou as igrejas de sua época e continua nos abençoando até os dias de hoje.
Através da vida de Paulo Deus mudou a vida de um número incontáveis de pessoas.
E essa é a última lição que quero passar com vocês hoje:
E essa é a última lição que quero passar com vocês hoje:
Paulo continuou trabalhando dentro da prisão, pregando o evangelho. Hoje vocês tem a oportunidade de falar de Jesus para pessoas a sua volta. Quantos aqui precisam saber que existe um caminho de amor e vida que só Jesus pode oferecer?
Paulo tinha consciência do seu chamado e eu gostaria que vocês também tivessem hoje. Agradeçam a Deus por tudo e saibam que Ele é soberano e conhece o que é melhor pra vocês. Basta colocarmos nossas vidas em suas mãos e buscarmos fazer sempre a sua vontade. Faz parte de uma vida transformada por Jesus a busca por sua vontade dia após dia.
Vamos encerrar com as palavras de Paulo Fp 1.18-21
De fato, continuarei a alegrar-me, 19 pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo. 20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; 21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Quero orar por vocês, coloquem-se de pé.