NO CAMINHO COM JESUS! Lucas 24.13-35
Quando caminhamos com Jesus e o reconhecemos, Ele passa a caminhar conosco.
Esses dois amigos de Jesus estão regressando a Emaús. Era primavera. Não obstante, eles não ouviam o canto das aves. Não percebiam o despertar da natureza. Com passos pachorrentos, sob um céu carregado, prosseguiam em seu caminho para casa … vindo de um funeral! Alguém muito querido fora sepultado. Jesus de Nazaré. “Sim, forasteiro, nós esperávamos que ele fosse aquele que redimiria a Israel.” “Esperávamos (tempo passado), mas toda a esperança se foi.”
Quando dois santos estão conversando, é muito provável que Jesus venha e se torne o terceiro entre eles! Fale sobre Jesus e logo você conversará com Ele. Eu gostaria que os cristãos falassem mais frequentemente um para o outro sobre as coisas de Deus! É dito que, nos tempos antigos, o povo de Deus falava com frequência, um ao outro, mas agora alteramos isso, e o povo de Deus fala com frequência um contra o outro. Isso é uma alteração, mas certamente não é uma melhoria. Que nos unamos, novamente, e, como esses dois discípulos, falemos de todas as coisas que aconteceram em Jerusalém há [21] séculos! Se tivermos menos argumentação do que eles, que tenhamos mais comunhão.
επιγινωσκω epiginosko
de 1909 e 1097; TDNT - 1:689,119; v
1) tornar-se completamente conhecido, saber totalmente
1a) conhecer exatamente, conhecer bem
2) conhecer
2a) reconhecer
2a1) pela visão, audição, ou por certos sinais, reconhecer quem é a pessoa
2b) saber, i.e., perceber
2c) saber, i.e., descobrir, determinar
2d) saber, i.e., entender
Esses dois homens estavam tão cheios de alegria, que precisavam compartilhá-la com outros. Tinham já caminhado dez quilômetros? Então seriam dez quilômetros a mais. Era escuro e perigoso? Tudo isso não tinha nenhum sentido agora. Essa notícia era tão eletrizante e consoladora, que os demais discípulos tinham de tomar conhecimento dela. Não amanhã, mas essa noite mesmo.