Da morte para a vida
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
A versão da Bíblia usada é a Nova Versão Internacional e o sinal “(+)” ao longo do texto é uma marca que uso para indicar a mudança de slide.
Introdução
Introdução
No último capítulo desta série fizemos uma breve introdução à carta aos (+) Efésios, lendo Efésios 1.1–2 (+) Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Vimos que boa parte do Novo Testamento foi escrito em forma de (+) carta e no idioma mais popular da época. E Deus fez assim (+) para que todos soubessem!
Vimos também que a cidade de Éfeso era uma metróole da época. Só para termos uma ideia, tinha um estádio com capacidade para 24 mil pessoas. Para comparar, o Brinco de Ouro da Princesa tem capacidade de 29 mil. Nesta cidade (+) Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo… (At 19:11-12). A ponto de ele ser acusado de estar (+) convencendo e desviando grande número de pessoas aqui em Éfeso e em quase toda a província da Ásia. At 19:26. Isto nos ajuda a entender que (+) mesmo imerso em uma forte influência contrária, o evangelho brota!
Hoje, no segundo capítulo, o tema é DA MORTE PARA A VIDA e vamos estudar Ef 2:1-10.
Quando ainda não havia celular com câmeras poderosas, eu tirei esta foto: (+) IMAGEM. Mostrei a um profissional e ele encontrou vários “erros”, se a foto fosse tratada como uma profissional. Esta foto tem mais técnica que a minha: (+) IMAGEM.
Agora vamos ler o texto e daqui a pouco voltar a essa foto.
Ef 2:1-10 (NVI)
(+) Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. (+) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. (+) Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. (+) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (+) Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (+) Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Mortos vivos
Mortos vivos
(+) Entre as dez séries mais assitidas na história está The Walking Dead. Cada uma das 11 temporadas tem 216 milhões de reproduções. Só para ter uma ideia, no lançamento da série, em 2010, o Brasil tinha 196 milhões de habitantes. Ainda hoje são mais telespectadores que habitantes (o Brasil tem 215,3 milhões) [1].
1. É este cenário que me vem a mente quando leio o que Paulo escreveu aos Efésios: (+) Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver…
1.1. Por mais paradoxal que pareça, há mortos vivos no mundo. Em outros lugares da Bíblia o Senhor já nos adverte sobre o estado e nos ajuda a entender que tipo de morte é essa que Paulo está tratando aqui.
1.2. Em Ez 37 encontramos a visão dos ossos secos, onde o povo é retratado como mortos que recebem vida; em Romanos 7.24 Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Paulo está afirmando que existe uma dualidade entre espírito e carne [2], indicando seu desejo de vencer a morte que o ronda - e a todos os seguidores de Jesus.
2. “Transgressões” são pecados não intencionais. Seu significado figurado é uma ação mediante a qual o homem cai e perde a posição que Deus lhe deu.[3] “Pecados” refere-se a tudo aquilo que por ação, intenção ou omissão nos separa de Deus.
2.1. Assim como uma pessoa fisicamente morta não reage a estímulos, a espiritualmente também não. (+) 1ª lição: O pecador não está doente, está morto! Sendo assim não precisa ser reanimado, mas ressuscitado. Qual a diferença entre eles? Alguém pode estar mais morto que outro? Existe isso?
2.2. O que caracteriza esse estado?
2.2.1. Um estilo de vida mundano: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo... (ACRF). A lei rabínica oral é composta de 613 ensinos tirados da Torá. É chamada de halakha. Esta palavra significa “caminhar”. Podemos caminhar nos ensinos de Deus, mas no v. 2 está escrito que os “mortos” andam segundo o mundo.
2.2.2. São súditos do mal v. 2b ...e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. (NVI). O príncipe deste mundo é Satanás. Ele é quem atua nos desobedientes. Estamos falando de uma característica que identifica os espiritualmente mortos direto com o Inimigo...
2.2.3. Seguem os desejos humanos v. 3a 3Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. 2 fontes do mal: os desejos carnais... e o laboratório da natureza caída – os pensamentos.
2.3. Como resultado, são alvo da reação divina à condição do mundo, v. 3b ...como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. “Objetos da ira”.
2.3.1. Por suas obras são filhos da desobediência;
2.3.2. Pela natureza, filhos da ira!
Nesta condição dá pra entender porque há festa celestial quando um se arrepende. Quantas pessoas já passaram pelo planeta? (+) Uma estimativa foi apresentada em 2022 pelos demógrafos Carl Huab e Toshiko Kaneda no Population Reference Bureau. Atualmente (+) nascem 140 milhões e (+) morrem 60 milhões todos os anos. No total o planeta já teve (+) 117 bilhões, já com a pupulação atual, de 8 bilhões. Em uma conta simples, (+) 109 bilhões de pessoas já morreram!
Já imaginaram Deus, como pai, olhando os zumbis desse mundo… (+)
Pela graça somos salvos
Pela graça somos salvos
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
São 2 as características apresentadas aqui, porque só elas já bastam!
2.1. A nova vida começa em Deus e é iniciativa dEle (vv. 4 e 5). Não podemos: produzi-la, inicia-la ou conquistá-la. É uma ação divina. Mas de que forma?
2.1.1. Em Sua misericórdia, pelo Seu amor e por meio de Cristo!
2.1.2. MISERICÓRDIA é a inclinação de Deus à humanidade; AMOR é a motivação de Suas ações. MISERICÓRDIA é inesgotável; AMOR é indescritível. MISERICÓRDIA é um atributo divino; AMOR, Sua definição (1Jo 4:8).
2.2. Nova vida só em Cristo vv. 6 e 7.
2.2.1. Há um símbolo da nova vida: a ressurreição de Cristo. Este evento foi tão importante que Paulo menciona que se não aconteceu é inútil crer.
2.2.2. Os que vivem a nova vida, em Cristo, já estão na Nova Terra
2.2.3. (+) 2ª lição: Em Cristo, seremos testemunhas pela eternidade, da graça de Deus!
Vamos voltar àquela foto… O que chama a atenção nela?
Novas criaturas, com um propósito
Novas criaturas, com um propósito
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
3ª lição: a nova vida tem um propósito! Deus tem uma agenda para nós.
Conclusão
Conclusão
A morte espiritual é a condição de todos os que têm as características que vimos nos três primeiros versos. A vida nova é o desejo e ação divina por meio de Cristo a todo aquele sensível ao convite de Deus.
Pelo poder de Deus Jesus trouxe fisicamente mortos a vida e pode trazer os espiritualmente abatidos pelo pecado à condição de herdeiros do Reino.
É importante que junto com o que sua mente entendeu e seu coração sentiu, suas mãos ajam...
(+) Dead Man Walking. Você sabe o significado dessa frase? É usada pela polícia norte americana para os condenados a morte andando pela última vez pelo corredor até a sala de execução. (+) Esta senhora é a freira Helen Prejean, uma conselheira espiritual que trabalhou com vários condenados a morte e resolveu ser militante nesta causa. (+) Aqui ela está conversando com Robert Lee Willie, acusado de estuprar duas jovens, entre elas (+) está Debbie Morris que em 1980, aos 16 anos, foi sequestrada e estuprada por Robert Willie e um comparsa. Ela saiu viva do crime e no ano 2000 publicou o livro (+) PERDOANDO O HOMEM MORTO CAMINHANDO, onde conta como conseguiu encontrar paz e dar perdão depois da violência que sofreu.
(+) 4ª lição: É importante que junto com o que sua mente entendeu e seu coração sentiu, suas mãos ajam!
____________________
[1] Vanessa Gonçalves. As 10 séries mais famosas de todos os tempos! Zinecultural. 2023. Disponível em: <https://www.zinecultural.com/blog/series-mais-famosas-de-todos-os-tempos>. Acessos em: 07 jun. 2024.
[2] Milton Torres. Quem me livrará do corpo desta morte? Paulo e a necroforia em Rm 7:24. Hermenêutica (CEPLIB, 2010), p. 5-22.
[3] 1COENEN e BROWN, 2000:1612.
Referências: Abc
https://www.youtube.com/@jafechaves
https://www.instagram.com/jafechaves/
https://sermons.logos.com/profile/jafe-chaves
SDG