Deus nos envia para testemunhar
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Texto
Texto
Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Introdução
Introdução
Argumentos
Argumentos
Deus lhes deu poder para serem testemunhas
Deus lhes deu poder para serem testemunhas
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
O poder que recebem do Espírito Santo permite a realização de milagres.
Curas
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.
Proclamação do Evangelho aos judeus
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel:
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;
até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.
Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. Porque a respeito dele diz Davi:
Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado.
Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança,
porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença.
Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara:
Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés.
Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Enfrentar os poderes do Sinédrio (Fariseus, escribas e sacerdotes)
Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.
Este poder vem do Espírito Santo, exatamente como Jesus havia dito
O Espírito Santo nos dá poder para fazer a vontade de Deus, sobretudo para cumprir o que Ele nos manda.
Muitas vezes estamos diante de coisas que achamos grandes demais para nós, mas o poder que vem a nós através da fé nos capacita a fazer muito mais do que somos humanamente capazes de fazer.
E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
Jesus mandou-lhes testemunhar sobre sua ressurreição
Jesus mandou-lhes testemunhar sobre sua ressurreição
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Jesus quer que eles testemunhem sobre tudo o que viram e aprenderam.
Uma testemunha é alguém que viu algo acontecer e testifica, ou seja, prova que o que viu é verdade.
Os apóstolos e discípulos viram cegos voltarem a enxergar, coxos e paralíticos voltarem a andar, leprosos ficarem limpos, espíritos malignos serem expulsos e mortos reviverem.
Eles viram. Ninguém contou a eles. Viram com os seus próprios olhos.
Viram mais: estavam presentes quando seu mestre Jesus morreu na cruz.
Este mesmo Jesus que várias vezes disse que morreria e ressuscitaria ao terceiro dia, voltou a eles, vivo 3 dias após morrer!
Eles viram!
E quem pode ficar quieto diante disso?
O Senhor disse que o Espírito Santo desceria sobre eles e eles seriam revestidos de poder.
Poder para quê?
Para testemunhar!
Para dizer ao mundo que o homem que foi morto na cruz ressuscitou!
Está vivo!
Tudo o que Ele disse é verdade!
E a verdade liberta!
A verdade é que Jesus é o Messias! É o Filho de Deus!
Morreu na cruz para nos libertar do pecado, mas ressuscitou e vivo está!
Voltará para encontrar o Seu povo e reinará pelos séculos dos séculos!
Não adianta mandarem prender! Não adianta mandarem açoitar!
Porque uma história como essa não pode ficar em segredo!
No poder do Espírito Santo Pedro e João falam isso ao Sinédrio quando recebem ordem de não falarem em Jesus!
Mas foi o próprio filho de Deus quem mandou eles testemunharem!
A mensagem do Evangelho será pregada, contra tudo e contra todos!
E fica a pergunta para nós: temos testemunhado sobre o que Jesus fez há 2000 anos atrás?
Temos testemunhado o que Ele faz em nossas vidas?
Se não o fazemos, estamos deixando de cumprir o que Ele mandou.
O testemunho pode ser através de palavra, mas acima de tudo, através do nosso comportamento.
Paulo diz
Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Se Cristo vive em nós, precisamos viver de forma a não constranger a Ele em nossa vida! Precisamos viver a nova vida que Ele nos dá, quando o Espírito Santo vem habitar em nós.
E desta forma, testemunhar ao mundo que Ele nos deu a salvação e nova vida!
Como? Deixando que se manifeste em nós o fruto do Espírito.
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Deus lhes deu graça
Deus lhes deu graça
Tudo o que recebemos de Jesus veio de graça para nós.
Não foi por nada que tivéssemos feito ou merecido. Exatamente o contrário.
A graça de Jesus diz que nada podemos fazer para sermos mais amados por Ele.
Tudo o que foi feito na cruz, foi por causa do Seu grande amor por nós, que nem chegamos a conhecê-lo.
Mas Ele nos conhece, antes da fundação do mundo.
assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Por isso, os apóstolos estavam cheios da graça de Jesus.
Era um grupo complicado: Pedro, falando o que lhe vinha à cabeça, dizendo que Jesus é filho de Deus para negá-lo logo em seguida. Vários entre eles discutindo para saber quem seria o maioral. Outros ainda censurando Jesus quando ele dizia que tinha que morrer e ressuscitar.
Tomé que só acreditou na ressurreição ao ver as marcas nas mãos e no lado de Jesus!
Apesar de tudo isso, eles foram escolhidos, salvos, receberam o poder do Espírito Santo para, como novas criaturas darem testemunho de fé a quem conhece a própria fé.
Não importa o que você já fez de bom ou de ruim. A graça de Jesus nos alcança como somos, como estamos e Ele nos transforma!
Transforma como transformou Paulo, um homem que achava que só o cumprimento estrito da Lei daria salvação e depois descobre que a graça de Deus é bastante para Ele.
Porque a graça de Jesus é bastante para nós! Por ela temos salvação, para a vida eterna!
Conclusão
Conclusão
Assim como a igreja do primeiro século, vivemos em tempos maus. E temos um trabalho a ser feito, fazemos parte da missão de Deus de reconciliar consigo a humanidade.
Para isso, temos o poder do Espírito Santo que vem até nós pela graça, produzindo a fé que nos capacita a testemunhar sobre o que Ele faz em nossa vida.