Pregação no Salmo 15 cidadão do céu anseia pela Presença de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Texto: Salmo 15 – Cidadão do céu anseia pela Presença de Deus
Introdução
Qual seria as qualificações perfeitas para ser mãe? Amor, paciência, perseverança, um coração perdoador. Existe uma canção da Exemplo de Mulher -Eyshila
Mãe quer dizer amor
Mãe quer dizer pureza
Mãe, sabe quem eu sou
E acha que eu sou perfeita
Mãe quer dizer carinho
Mãe quer dizer beijinho
Mãe, me faz sentir especial ....
Mãe, você é tão bonita
Mãe, amor da minha vida
Mãe, minha melhor amiga
Quem te conhece, te quer
Mãe, você pra mim é o melhor exemplo de mulher
Mãe, você pra mim é o melhor exemplo de mãe
Apesar que a maioria das mães terem várias dessas qualidades, elas não conseguem ter de forma perfeita. A canção as vezes parece divinizar as mães. Mas sabemos que as qualificações das mães. POR ISSO FELIZ DIA DAS MÃES
Crianças, mas imagine você; Quais as qualificações para entrar na presença de Deus? Quais as qualificações para fazer parti do time de Deus?
No Salmo 15, Davi revela que o Deus que desperta o anseio pela sua presença é também o único que pode satisfazer esse anseio. Ele também revela que só podemos desfrutar da presença de Deus pela sua justiça, não pela nossa.
Ideia central: Deus revela perfeição para desfrutar da sua presença e só possível por causa da justiça de Cristo.
I. Deus desperta em nosso coração o anseio por SUA PRESENÇA.v.1
II. Deus revela perfeição para entrar em SUA PRESENÇA. V.2-5
III. Deus abri o caminho por meio da JUSTIÇA DE CRISTO para entra em SUA PRESENÇA.
I. Deus desperta em nosso coração o anseio por SUA PRESENÇA.V.1
A) Contexto do Salmo. Temos lidado com os salmos de lamento, de autoria de Davi, o salmo 11,12,13,14 e o salmo 15 também é de Davi, contudo, não é o salmo de lamento.
Provavelmente era um salmo que era cantado na liturgia no culto do A.T. Não esqueçam que os salmos são o hinário do povo da Antiga Aliança. Sua estrutura é simples. Duas perguntas, mostrando o Anseio pela presença de Deus v.1 e depois a resposta mostrando as qualificações para entramos na presença de Deus. Salmo 14 falou do tolo, do insensato, Nabal o salmo 15 mostra o anseio do cidadão do céu. Veja o versos1
B) O que era o Tabernáculo. Com estas palavras Davi pinta um quadro dos lugares terrenos onde o povo de Deus se encontra com ele. A “tenda” (ou tabernáculo) representa a morada de Deus que acompanhou o povo em sua jornada para a terra prometida (a descrição cheia de detalhes estão Êxodo 25–40). A tenda representava a centralidade da presença de Deus na vida das pessoas.
Por exemplo: Moisés em Êxodo 33.15 afirma: se Deus não fosse com eles, nunca chegariam à terra prometida . O detalhes do tabernáculo simbolizava a santidade de Deus, mas era a presença de Deus que estava no meio do povo.
Quando Davi pergunta: “Quem pode morar na sua tenda?” ele está perguntando: “Quem pode estar na sua presença?
Na próxima frase, Davi pergunta a mesma coisa de uma maneira diferente. O “monte santo” do Senhor nos remete ao jardim do Éden, a morada de Deus. O Jardim foi elevado a uma colina, e dele fluindo 4 rios (Gn 2:10-14). Esses rios simbolizam a presença de Deus fluindo do jardim até os confins da terra para que sua glória possa se espalhar por todas as pessoas.
G k. Beale em seu livro: O templo e a missão da Igreja, diz: “O jardim do Éden foi o primeiro Templo arquetípico, onde o primeiro homem adorava a Deus... O Éden era o lugar em que Adão andava com Deus e conversava com Ele... como do Éden saía um rio (Gn 2.10) da mesma forma o Templo tem rios que saem do centro, o Salmo 36.8-9, nos ajuda a entender, mas esse simbolismo ...
Fartam-se da abundância da tua casa, (Templo)
e na torrente das tuas delícias ( literalmente rios do teus Édens) lhes dás de beber.
Pois em ti está a fonte da vida;
na tua luz, vemos a luz.
A “O Monte sagrado” representa um anseio pela experiência perfeita, ininterrupta e destemida da presença de Deus. E Davi não queria apenas “permanecer” ali; ele queria “viver” lá. O Salmo 15 é um anseio de intimidade, proximidade, comunhão com Deus. É o clamor do coração de alguém que anseia por Deus mais do que qualquer outra coisa na vida como nos diz o Sl 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Tal anseio vem de Deus. Quando ansiamos pela presença de Deus, é um sinal claro de que Deus está nos convidando para a sua presença. É a convocação do Senhor. É um sinal claro de que o Senhor está mexendo em nossos corações.
C) Como o povo tinha acesso ao Tabernáculo? “tenda” ou “templo” ou “santuário de Deus” Para entra na presença de Deus, não era qualquer um e nem qualquer tribo que acessava a presença de Deus. Só a tribo de Levi, bem como os seus descendestes poderiam entrar, e esse acesso era por meio de um Sacrifício estipulado pelo próprio Deus, descrita no livro de Levítico.
O anseio do ser humano era ficar na intimidade com Deus , na sua presença, contudo essa presença era santa e para entrar na presença deveria ter sacrifícios estipulado pelo próprios Deus. É interessante como o profeta Ezequiel no capítulo 28 retrata o que era o Éden e como o Éden simbolizava do tabernáculo, ou seja, a tenda do encontro após a queda era uma replica daquilo que acontecia no Éden, que d depois veio a ser o templo:
Ezequiel 28
v.13-14: Ler com o Povo
v15-16: Ler com o Povo
v.18: Ler com o Povo
“A luz dessas verdades a saber do Tabernáculo e do Éden como o monte Santo e um mini cosmos da presença de Deus o objetivo final da redenção de Israel a luz do A.T é ter nada menos do que o próprio Deus habitando em meio ao seu povo – isso, é a essência da aliança ou seja do relacionamento do Deus santo com o seu povo.
Aplicação: Nosso aceito pelas coisas de Deus, revela o que está no nosso coração.
Deixa-me contar de novo o Exemplo da Corrie Ten Boom – Livro Refúgio Secreto- O livro conta uma história verídica de uma família arriscando a própria vida para esconder os judeus na segunda guerra mundial e já no meio do livro sua família é presa, virando assim, prisioneira de guerra. “TALVEZ NUNCA SABERÁ QUE JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA, ATÉ QUE JESUS SEJA TUDO QUE VOCÊ TEM”
E era no momento de profunda dor como prisioneira de guerra que Corrie Ten Boom se reunião para louvar e bendize ao Senhor
Vejam os exemplos de vários irmãos que em perseguição ele desejavam se reunir com outros para Louvar a Deus. Fazendo um eco naquilo que Pedro e João falaram em Atos 4.20
Nós não podemos deixara de falar das coisas que vimos e ouvimos.”
(2) Aplicação: Desejamos mais o pecado do que a presença de Deus. “Temos mais alegria naquilo que o pecado pode nos dar ao invés de buscar a presença constante de Deus em nossas vidas”
· Desejamos mais o entretenimento do que a presença de Deus.
Exemplo: “ Eu gosto de correr e na maioria das vezes corro entre 5:30 ou 6hs saio para correr é um empolgação” Mas nos dias que não corro, como fico para acordar mais cedo? E você nas séries? Naquilo que faz você relaxar? Você tem a mesma disposição para buscar a Deus?
II. Deus revela perfeição para entrar em SUA PRESENÇA. V.2-5
A) O que era exigido para entrar na presença de Deus. Habitação divina era um lugar de perfeição, é lugar onde temos um relacionamento perfeito, termos paz, justiça e delícias sem fim, é a morada de Deus. Você já leu a descrição da Nova Jerusalém celestial em Apocalipse capítulo 21 e 22? Deixa-me ler para vocês o início do capítulo 22
Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos. 3Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, 4contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele.Ap 22.1–4.
Veja que descrição. Não lembra algo no Éden? Apocalipse 21 e 22 é desenvolvimento daquilo que estava no Éden, vale um estudo só sobre esse assunto.
Por ora, veja que o local da habitação de Deus foi descrito como algo perfeito sem igual, é por isso, que ao longo do A. T, o povo desejava habitar na casa de Deus para todo e sempre. A presença de Deus dava alegria, esperança, perseverança. Você tem esse desejo de habitar na casa de Deus? Na morada de um Deus invisível, mas real?
O Salmo agora vai nos mostrar as qualificações para você habitar perpetuamente na casa de Deus, vamos ver se você passa no teste.
B) Quais as qualificações para entrar na presença. V.2-5 O padrão envolve vida, boca e olhos e mostra aquilo que nós não devemos fazer e aquilo que nós devemos fazer.
Vejamos essas qualificações de forma poética. Lembre-se das características da poesia hebraica a principal é o PARALELISMO. O QUE SIGNIFICA? O autor fala um verdade na primeira linha e repente com palavras diferente, as vezes para explicar o que foi dito anteriormente ou para reforçar ou para ampliar o conceito. Vejamos as qualificações para mora ou habitar na presença de Deus:
1. Que vive com Integridade - Tamim- perfeito, completo. Tal palavra aparece a primeira vez na bíblia falando de um homem a saber, Noé. Gn 6.9 - Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Deus também fala para Abraão em Gn17.1 anda na minha presença e sê PERFEITO.
2. Prática a justiça de coração -
3. Fala a verdade -
Ou seja, para entrarmos na presença divina devemos viver sem culpa, praticar a justiça e reconhecer a verdade em nossos corações. Deus exige que falemos a verdade em nossos corações, o que significa que nossos desejos e motivações devem ser verdadeiros.
v.3 A LISTA AUMENTE E ENVOLVE A LÍNGUA
4. Não difama (caluniar)com a língua -
5. Não faz mal ao próximo -
6. Nem lança injuria ( lançar desgraça) contra o vizinho -
Ou seja, Aquele que pode entrar na presença de Deus deve ser alguém “que não calunia com a língua, que não prejudica o seu amigo, nem lançar desgraça ao seu próximo”. Isso significa que você não deve falar mal dos outros, fofocar ou contar mentiras. Você também não deve causar dor a ninguém, ridicularizar, zombar. A questão é que não devemos pensar, dizer ou fazer nada que não seja amoroso com outra pessoa. Como estamos indo até agora? Você está a provado para entrar ou morar na presença de Deus.?
V.4 :
7.Olhos que despreza o réprobo, mas honra aos que teme ao SENHOR. – honrar aos que temem a Deus e desprezar aos que são rejeitados por Deus. Assim as atitudes espirituais são mais importantes. Honrar pessoas que teme a Deus deve ser uma das nossas característica.
8. O que jura com dano próprio – o que cumpri os seus votos, mesmo quando lhe traz prejuízo
Por fim as duas ultimas:
V.5 Envolve Dinheiro. DINHEIRO? Sim, você na lembra 1TM 6.10 que diz: 10Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
9. Empresta com Juros - Era proibido a um israelita emprestar com juros a um concidadão israelita (Lv 25.36,37; Dt 23.19). Não obstante, era permissível emprestar com juros a um estrangeiro
Dt. 23.20: 20 Aos estrangeiros vocês podem emprestar com juros, porém aos seus compatriotas vocês não devem emprestar com juros, para que o SENHOR, seu Deus, os abençoe em todos os seus empreendimentos na terra que vocês vão possuir.
10. Nem aceita suborno contra inocente. A luz da A.T tais verdade estava fundamentada na Lei com o propósito de não explorar os mais pobres.
Dt 16.19: 19Vocês não devem torcer a justiça, não devem tratar as pessoas com parcialidade, nem aceitar suborno, porque o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos
O ponto é que você não deve explorar o seu irmão
Para entrar na presença do Senhor devemos manter a integridade absoluta em todas as áreas das finanças. Embora esses versículos pareçam uma lista de dez qualificações para entrar na presença de Deus. Esses versículos revelam o tipo de pessoa que pode entrar na presença de Deus. “Aquele que faz estas coisas nunca será abalado” (v. 5 HCSB).
A palavra final do salmo é a de garantia reforçada. A pessoa que cumpre suas condições não será removida da casa do Senhor e da presença do Senhor. A resposta da pergunta inicial, com efeito, é: “Quem faz estas coisas habitará em seu santuário para sempre.”
.
APLICAÇÃO: Qualificações envolver 10 característica, não é algo exaustivo, mas resume muito bem, principalmente quando olhamos os 10 mandamentos que é o resumo da vontade de Deus para o seu povo. Esse é o seu alvo?
III. Deus abri o caminho por meio da JUSTIÇA DE CRISTO para entra na SUA PRESENÇA.
A) Diante das qualificações que pode entrar na presença de Deus. Será que Deus vai mudar a sua lei na certeza que não temos condições de cumprir perfeitamente? Claro que NÃO. Deus é Justo, ele não pode dar um jeitinho brasileiro para burla a Lei.
O Salmo 15 termina de uma forma bastante desesperadora. De certa forma, o Salmo 15 deveria despertar um pouco de desesperança em nós. Os versículos 2-5 deveriam realmente nos aterrorizar.
Quando lemos essas qualificações, devemos perceber que eles não estão aqui para nos ajudar, mas para nos condenar. E se esse for realmente o objetivo do Salmo 15? E se este salmo servir para nos lembrar que nunca seremos o tipo de pessoa que pode entrar na presença de Deus? E se este salmo existir para nos fazer clamar por misericórdia?
O salmo 15 pretende apontar para além de nós mesmos, para o único que está qualificado para entrar na presença de Deus. Este é exatamente o ponto do Salmo 15. Existe apenas um homem que já reuniu as qualificações para entrar na presença de Deus. Apenas um homem foi puro em todos os seus pensamentos, motivos, ações e respostas – o homem que não conheceu pecado, Jesus Cristo (2Co 5:21). Jesus é “aquele” do Salmo 15:5.:
Quem deste modo procede não será jamais abalado. O termo abalado é forma uma figura de linguagem que indica a queda na calamidade: “a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo” (Dt 32.35) Cristo ele não foi abalado por nada
A verdade do evangelho é que fomos criados para a presença de Deus​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​, mas como Adão e Eva, fomos removidos da presença de Deus
Você precisa sair daqui com esse entendimento, Deus não seria Deus se ele baixasse o nível ou liberasse a entrada de qualquer pessoa na sua presença. Deus não pode negar, então na terra ele encheio esse mundo com sua presença. Na verdade, ele encheio esse mundo com sua presença.
Veja comigo....
B) Obra de CristoJoão 1.14 “habitou = tabernaculou entre nós”
Cristo é o tabernáculo verdadeiro, e ele cumprindo a exigência da lei, entrou na morada eterna. É isso que nos diz Atos 1.10-11:
10E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles 11e lhes disseram: — Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir.
Então é só ele que via está na eternidade? Você já entrou em algum lugar que só pode entrar como autorização. (Não é entrar sem convidado em festa de aniversário)
2Co 5.21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Em Cristo podemos entrar na presença de Deus. Na verdade, em Cristo temos a presença de Deus por meio do Espírito Santo
Conclusão
O salmo 15 nos mostra o anseio de um cidadão do céu. Você anseia pela a presença de Deus?
Você não tem como alcançar o céu por meio da sua obediência, você só pode alcançar o céu por meio da obediência de Cristo.
O evangelho que me faz perseverar até a morada de Deus. Salmo 23.6 “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”
2. Quem, habitara no teu Tabernáculo? Quem há de morar no tei santo monte? OS QUE NASCERÃO DE NOVO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more