Sofrer por Cristo!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Tema: Sofrer por Cristo!
Texto: Mateus 5.11-12
Introdução. “Discipulado quer dizer submissão ao Cristo sofredor, portanto, não é de todo surpreendente que os cristãos sejam chamados a sofrer. Na verdade, o sofrimento é uma alegria e um indício da graça do Senhor” (Bonhoeffcr, p. 80-81).
O início da perseguição: Em atos dos apóstolos vemos o inicio da perseguição aos Cristãos, Thiago foi morto ao fio da Espada por Herodes, Pedro foi preso, Estevão apedrejado, Joao exilado na ilha de Patmos. Foi no ano de 64 D.C que Nero após ter incendiado a Roma colocou a culpa nos Cristãos e aí começou uma perseguição estatal extrema. Torturados de maneira mais cruel, eram jogados aos leões, colocados como tochas para iluminar os jardins do imperador, transpassados por flechas.
Em 303 d.C., o imperador romano Diocleciano ordenou a destruição de todas as igrejas, o confisco dos livros cristãos, a demissão de todos os cristãos do exército e do governo e a prisão do clero.
Houve 200 anos aprox. de liberdade religiosa com o Imperador Constantino no ano 303 D.C, porem com o declínio do império romano com a ascensão dos bárbaros e do Islamismo a perseguição voltou; em poucos anos o cristianismo foi varrido do norte da África e subjugado no oriente médio.
Dentro da igreja também se deu início a uma grande perseguição:
No século 12, os valdenses foram perseguidos e excomungados. Em 1415, o reformador religioso John Huss (1369-1415) foi morto na fogueira. Em 1498, Girolamo Savonarola (1452-1498), um padre dominicano que pedia reformas na igreja católica foi martirizado
Na Europa continental, os anabatistas – que desenvolveram ideias tidas como radicais tanto no âmbito religioso quanto no social – tiveram seus próprios mártires e sofreram 25 anos de amarga perseguição.
Na Inglaterra, os cristãos puritanos tiveram de deixar o país no século 17 em busca de liberdade religiosa nas colônias norte-americanas. Na França, dez mil protestantes franceses foram massacrados na noite de São Bartolomeu.
Perseguição também na segunda guerra mundial, ascenção da unição soviética e coreia do norte
Preposição: Sofrer por amor a Cristo é um grande privilégio.
Oração interrogativa: Por que sofrer por Cristo ou pelo seu evangelho é um grande privilégio?
Oração transição: O sofrimento é um privilégio pela “causa do evangelho”, por quem sofremos.
1- Que tipos de sofrimentos podemos sofrer pelo evangelho ?
a. Insulto. “Vos insultarem” V.11
b. Desprezo, insultar, fofocas.
c. Perseguição. “Vos perseguirem” V.11
d. Calunia. “mentindo disserem todo mal contra vós” V.11
e. Mentiras
2- Como reagir ao sofrimento?
a. Com alegria. “alegrai-vos”, V.12
AT 16:25 A alegria por ser sofrer por Cristo fez Paulo e Silas cantarem um louvor a Deus.
1 Pe 4:13 Contudo, alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória.
Fp 2:17 Contudo, ainda que a minha vida esteja sendo derramada como oferta juntamente com o sacrifício e o serviço provenientes da vossa fé, alegro-me e me congratulo com todos vós.
b. Com regozijo. “regozijai-vos”, V.12
Tg 1:2 Meus amados irmãos, considerai motivo de júbilo o fato de passardes por diversas provações.
Cl 1:24 Agora me alegro nos meus sofrimentos por vós e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em benefício do seu Corpo, que é a Igreja,
Rm 5:3 Paulo disse que gloriava nas suas tribulações, pois elas lhe produziam perseverança.
2 CO 4:17 pois as nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno.
Com qual motivação ?
a. A causa de Jesus. “por minha causa”. V11
At 5:41 Os apóstolos ficaram felizes por terem sido humilhados pelo NOME.
Exemplos dos profetas. V12 “porque assim perseguiram os profetas”. V12
b. Com olhar nas recompensas
Quando o mundo te persegue pela causa do reino, ele está dizendo a você: “Você não é daqui, há um galardão preparado pra você”
Um grande galardão. “é grande ( NVKJ esplêndida) vossa recompensa”. V12
Colossenses3.23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo!
Hb11:6Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.
Gn 15:1 “Não temas, Abrão! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!”
Conclusão: Retaliação, vingança. Ressentimento, Infelicidade esses sentimentos não podem fazer parte da via do cristão quando submetidos a qualquer tipo de perseguição ou retaliação. Nosso alvo é Cristo e como discípulos sofrer pela causa do evangelho é um grande privilégio, além de nos mostrar que estamos no caminho certo.