As armadilhas do caminho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
As Armadilhas do Caminho: Uma Jornada Épica Rumo à Eternidade!
Capítulo 3 de "O Peregrino" – As Armadilhas do Caminho
Tema: As armadilhas do caminho.
Objetivo: Levar os adolescentes a entender que existem muitas armadilhas no caminho e que seguir a Jesus é a única solução.
Pergunta: Quem aqui já se perdeu alguma vez? Como se sentiu? Quem te ajudou a voltar para o caminho certo? (Compartilhe uma breve experiência pessoal de quando você se perdeu, para se conectar com eles). Estamos em uma série sobre o livro "O Peregrino", que nos mostra a jornada de um cara chamado Cristão em busca da Cidade Celestial. A Bíblia diz: “somos estrangeiros e peregrinos na terra” (1 Crônicas 29:15). Assim como Cristão, nós também estamos em uma jornada! Reflexão: Desde que nascemos até nosso último suspiro, estamos viajando. A questão é: para onde estamos indo?
Se sabemos para onde estamos indo e estamos no caminho certo, ótimo! Mas se estamos perdidos... e pior, se nem sabemos que estamos perdidos, temos um problemão!
Recapitulando a Jornada (5 minutos):
Domingo passado: Cristão deixou a Cidade da Destruição buscando a vida eterna. Evangelista o orientou a seguir o caminho estreito até a porta estreita.
Obstáculo: Cristão enfrentou o pântano do desânimo, mas com a ajuda do Auxílio, ele conseguiu voltar ao caminho certo.
Suspense: Será que Cristão vai conseguir chegar na Cidade Celestial? Que outros desafios ele vai enfrentar?
A Sedução do Caminho Fácil (10 minutos):
Novo Desafio: Cristão, exausto, encontra o Sr. Sábio-segundo-o-mundo, um cara popular e cheio de si, que representa a "sabedoria" do mundo.
A Proposta Tentador: "Cara, pra que sofrer? Esquece essa história de porta estreita e caminho difícil! Vai lá na cidade da Moralidade, procura o Sr. Legalidade, ele te ensina a ter sucesso e ser feliz sem sacrifício!"
Cristão Balançado: Cansado da luta, Cristão pensa: "Será que existe um jeito mais fácil?"
Conexão com a Realidade:
Perguntas: Quais são as "vozes" do mundo que tentam nos desviar do caminho de Deus hoje? Que "atalhos" e "facilidades" o mundo oferece, mas que, na verdade, nos afastam de Deus?
Exemplos: Redes sociais, festas, drogas, relacionamentos, dinheiro, fama, etc.
A Armadilha da Lei (10 minutos):
Decisão Errada: Cristão segue o conselho do Sr. Sábio-segundo-o-mundo, mas o caminho leva a uma montanha enorme e ameaçadora: o Monte Sinai, que representa a Lei.
Medo e Angústia: A Lei, em vez de trazer paz, oprime Cristão, mostrando a ele o quanto é pecador e incapaz de se salvar sozinho.
Frustração: Cristão percebe que o caminho da Lei é impossível! Ela só aumenta seus fardos, não o liberta.
Lição:
A Lei é como um espelho: mostra nossa sujeira, mas não pode nos limpar. Só a graça de Deus, através de Jesus, nos liberta.
Pergunta: Vocês já tentaram seguir as regras, fazer tudo certinho, mas se sentiram mais frustrados e distantes de Deus?
Arrependimento e Perdão (10 minutos):
Desespero: Cristão se arrepende amargamente por ter se desviado. Ele se sente perdido e sem esperança.
Encontro Poderoso: Evangelista reaparece, mas dessa vez está sério, decepcionado. Ele repreende Cristão, mas também o lembra da misericórdia de Deus.
Voz de Deus: Do Monte Sinai, Deus fala: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei!" (Gálatas 3:10). Mas Evangelista garante: "Ainda há esperança para você!"
Perdão e Graça: Evangelista encoraja Cristão a voltar para o caminho da porta estreita, para a cruz, para Jesus.
Permanecer Firmes na Fé (5 minutos):
Cristão Focado: Perdoado, Cristão volta ao caminho certo com um novo ânimo, mas agora mais cauteloso. Ele não se distrai, ignora as tentações e busca a Deus em primeiro lugar.
Lições Práticas:
Foco no Objetivo: Manter os olhos fixos em Jesus, na vida eterna.
Evitar as Tentações: Fugir das coisas que nos afastam de Deus.
Buscar a Deus: Orar, ler a Bíblia, se conectar com outros cristãos.
Versículos Chave: Efésios 6:13 (Armadura de Deus), 1 Pedro 5:8 (Vigilância), Hebreus 10:38 (Fé), Romanos 12:2 (Renovação da mente).
Conclusão (5 minutos):
A Escolha é Nossa: O caminho do mundo é fácil, mas leva à morte. O caminho de Jesus é desafiador, mas conduz à vida eterna!
Chamado: Não se deixe enganar pelas armadilhas do caminho! Siga firme em Jesus, Ele é o único que pode te guiar até a Cidade Celestial!
Encerramento: Oração pedindo a Deus que ajude os adolescentes a se manterem firmes na fé e a resistirem às tentações.
As armadilhas do caminho
Capítulo 3 de "O Peregrino" – As armadilhas do caminho
Tema: As armadilhas do caminho
Objetivo: Levar os adolescentes a entender que é há muitas armadilhas no caminho e que seguir a Jesus é a única solução
Introdução (5 minutos):
Pergunta: Quem aqui já se perdeu alguma vez? Como se sentiu? Quem te ajudou a voltar para o caminho certo?
Estamos em uma série nos domingos falando sobre o livro O Peregrino.
A Bíblia diz que: “somos estrangeiros e peregrinos na terra” 1Cr 29:15
E a semelhança do nosso personagem do Livro, Cristão, iniciamos uma viagem. Desde que nascemos até nosso último suspiro estamos em uma viagem.
Então somos peregrinos. Estamos peregrinando. A certeza de todo homem é que sua vida irá seguir a frente. Não tem como voltar. A questão é para onde estamos indo??
Se sabemos para onde estamos indo e estamos realmente neste caminho então está tudo ótimo. Devemos continuar assim.
Se estamos perdidos e não estamos no caminho para onde queremos ir então temos um problema.
Se estamos perdidos e nem ao menos sabemos que estamos perdidos aí nós temos um problema maior ainda.
Domingo passado Cristão iniciou sua jornada saindo da cidade da destruição. Evangelista o havia dito a ir pelo caminho estreito até a porta estreita e lá bater para saber como escapar da ira futura. Se livrar do seu pesado fardo. Cristão saiu da cidade deixando sua família e toda a cidade para trás. Ele queria a vida eterna. Esse era o seu objetivo!!
É bem parecida com a nossa, né? Nós somos Cristãos e queremos a vida eterna. Também ouvimos de um evangelista a mensagem da salvação que é pelo caminho estreito até a porta estreita. Porém o que ocorreu com Cristão?
Ele encontrou uma grande barreira. Qual foi?
O pântano do desanimo.
Cristão poderia ter desanimado e voltado para sua casa. Porém ele continuou e nesta perseverança ele encontrou uma pessoa chamada auxílio.
Olha que legal. Conversando com o auxílio ele descobriu que havia no meio daquele local de desanimo muitas palavras encorajadoras enviadas ali pelo REI para ajudar as pessoas que ali estavam passando para ir para a porta estreita e que ele deveria ter prestado mais atenção.
O auxílio auxiliou cristão e agora ele está de volta no caminho.
Será que Cristão chegará à Cidade Celestial? Conseguirá passar pelo Vale da Sombra da Morte? Quando conseguirá livrar-se da pesada mochila que leva às costas?
Ponto chave: Enfatizar que todos nós estamos sujeitos a nos desviar do caminho, mas Deus está sempre pronto a nos receber de volta.
1. O Desvio (10 minutos):
Nem tudo que começa bem termina bem. As pessoas podem crescer na igreja. Podem aceitar Jesus como seu salvador se batizar e vir a igreja. Mas o desanimo e as coisas do mundo podem nos prender pelo meio do caminho. Nos fazer voltar e desistir.
O final é o que realmente importa.
Cristão sabia disso por isso ele prosseguiu com o olho na porta estreita.
Ele lembrava das palavras do livro e das promessas da vida eterna. E desejava muito ter a salvação garantida.
Porém o caminho é difícil, cheio de obstáculos, e ele começa a se cansar, desanimar de novo... Ele já havia recebido auxílio do céu. Saído de um lamaçal. Agora bastava continuar no caminho.
Mas o pior aconteceu: aparece um cara todo estiloso, cheio de si, chamado Sr. Sábio-segundo-o-mundo.
Ele é tipo aquele influencer que bomba na internet, sabe? Todo mundo admira ele, segue os conselhos dele, acha que ele é o cara mais inteligente do pedaço.
Ele chega pra Cristão e fala: "E aí, brother? Que peso é esse que você tá carregando? Tá suando, hein? Deixa eu te dar uma dica, se liga! Conheço um jeito bem mais fácil de se livrar desse peso todo. Esquece essa história de porta estreita, de seguir esse caminho difícil. Vai lá na cidade da Moralidade, procura o Sr. Legalidade, ele é o cara! Ele vai te ensinar como se dar bem na vida, ter sucesso, ser respeitado por todos... Sem sofrimento, sem sacrifício, na maciota!"
Cristão, que tava cansado da luta, fica pensativo: "Será que esse cara tá certo? Será que existe um jeito mais fácil de alcançar meus objetivos? Esse negócio de seguir a Cristo parece tá me parecendo complicado..."
E vocês? Já passaram por isso? Já ouviram essa voz do mundo dizendo que existe um caminho mais fácil, mais rápido, mais prazeroso pra se dar bem na vida?
Que ler a Bíblia todos os dias e obedecer a Jesus se arrependendo verdadeiramente dos seus pecados é coisa de gente fanática. Que não precisa você vir a igreja. Que tem como ser “crente em casa”. Que basta ser “do bem” que vai ser salvo.
Este é também um grande perigo que nos rodeia todos os dias.
O Sr. Sábio-segundo-o-mundo representa essa "sabedoria" do mundo que nos promete felicidade sem Deus, sucesso sem Deus, prazer sem Deus. Ele nos atrai com coisas que parecem boas, mas que no fundo são vazias e passageiras. Ele nos afasta do caminho da verdadeira felicidade, que é o caminho de Jesus.
E aí, qual caminho você você escolhe?
O caminho fácil do mundo ou o caminho desafiador, mas verdadeiramente recompensador, da fé em Cristo?
Adolescentes quais vozes no mundo hoje tentam te distanciar de Deus?
Que "atalhos", “distrações” "facilidades" “entretenimento” o mundo oferece, que nos afastam de Deus? pressão dos amigos, busca por popularidade, sucesso a qualquer custo, etc.
Lembre-se: O Sr. Sábio-segundo-o-mundo vai te levar para longe de Deus, para um lugar de frustração e vazio. Para um lugar de morte! Mas Jesus te convida a segui-lo por um caminho estreito, de dor, sofrimento, solidão em muitos momentos. Porém temos o verdadeiro amor, a verdade e a vida eterna.
Cristão, infelizmente movido pela conversa do Sr. Sábio-segundo-o-mundo, e cansado daquela mochila pesada que carregava, decidiu dar uma chance para esse novo caminho “fácil”. Ele deve ter pensado: "Quer saber? Vou lá ver esse tal de Sr. Legalidade. Quem sabe ele tem a solução para os meus problemas? Se não der certo, volto para o caminho da porta estreita."
“Só vou dar uma olhadinha” “o que vai custar?” “eu tenho uma amizade muito grande com quem não é da igreja, esta pessoa é tão legal. Pena que não é da igreja. Mas eu consigo separar as coisas. Ela não consegue me influenciar”
A Bíblia é clara: “Há caminhos que para o homem parece direito mas o fim é a morte!”
“Adulteros e adulteras. Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus?”
Há amizades, conversas, influências que nos afasta totalmente da presença de Deus.
Quem não está no caminho estreito da vida eterna está em passos largos para o inferno. Não há meio termo.
E muitos há que como o Cristão acham que estão seguindo para o caminho da vida eterna e estão indo para a destruição.
E assim, Cristão dá as costas para a porta estreita e segue em direção à cidade da Moralidade.
Mas o Sr. Sábio-segundo-o-mundo não mencionou que, para chegar lá, era preciso passar por uma montanha enorme, sinistra e ameaçadora!
É sempre assim. O pecado sempre esconde alguma coisa.
E para o Cristão Era o Monte Sinai, representando a Lei, com suas regras e exigências.
Chegando perto da montanha, Cristão começa a se sentir sufocado. A montanha parecia que ia desabar sobre ele! De lá de cima, vinham raios e trovões, e Cristão começa a tremer de medo. A Lei, aquele novo caminho em vez de trazer paz e alívio, só aumentava o peso de seus fardos, mostrando a ele o quanto era pecador e incapaz de se salvar sozinho.
Cristão enfim percebeu que o caminho do Sr. Legalidade, em vez de ser fácil e prazeroso, era na verdade assustador e impossível de seguir. Ali não tinha poder para libertá-lo de seus fardos, apenas para mostrar o tamanho de sua culpa e condenação.
E aí, galera, vocês já se sentiram assim? Já tentaram seguir as regras, fazer tudo certinho, mas no final só se sentiram mais frustrados e distantes de Deus?
A Lei é como um espelho: ela nos mostra nossa sujeira, mas não pode nos limpar. Ela nos revela nosso pecado, mas não tem poder para nos perdoar. Só a graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo, pode nos libertar da culpa e nos dar uma nova vida.
Cristão, perdido e desanimado aos pés do Monte Sinai, começa a se arrepender amargamente de ter dado ouvidos ao Sr. Sábio-segundo-o-mundo. Ele percebe que se afastou do caminho certo e se meteu em uma enrascada ainda maior.
E agora? Será que ainda há esperança para Cristão? Será que ele conseguirá voltar para o caminho da porta estreita?
Ponto chave: As tentações são reais e podem nos levar para longe de Deus, mas é preciso reconhecer o erro e desejar voltar.
3. O Retorno (15 minutos):
Cristão, arrependido e apavorado aos pés do Monte Sinai, se vê em uma situação desesperadora. Ele se afastou do caminho da Graça, se perdeu no caminho da Lei e agora está preso em um beco sem saída. Parece que não há mais jeito...
Mas, de repente... Uma luz! Surge Evangelista, aquele homem sábio e bondoso que o havia guiado até a porta estreita. Mas dessa vez, Evangelista não está com aquele sorriso acolhedor de antes. Seu rosto está sério, e seus olhos refletem decepção e tristeza.
Imagine a cena: você faz uma besteira, decepciona alguém que você ama e admira muito, e essa pessoa te encontra no meio da sua bagunça, no meio do seu erro... Que climão, hein?
Evangelista olha para Cristão com firmeza e pergunta: "Cristão, o que você está fazendo aqui? Eu não te mostrei o caminho certo? Não te avisei sobre os perigos de se desviar da porta estreita? Por que você deu ouvidos a esse tal de Sr. Sábio-segundo-o-mundo?" Cristão, envergonhado, mal consegue responder. A culpa pesa sobre ele como uma pedra. Ele tenta se explicar: "Eu... eu estava cansado, desanimado... Achei que o Sr. Sábio-segundo-o-mundo tinha uma solução mais fácil, mas me enganei. Essa montanha... essa Lei... ela só me assusta, não me liberta!"
Evangelista então, com a autoridade da Palavra de Deus, mostra a Cristão a verdade: "Cristão, você se deixou enganar!
“ Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus? ” (Hb 12:25).
Disse também: — Ora, “mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele ” (Hb 10:38).
— Você é esse homem que se encaminha para essa miserável condição. Você passou a rejeitar o conselho do Altíssimo, e desviou seus pés do caminho da paz, chegando mesmo a arriscar-se à perdição.
Cristão então se jogou no chão é gritou: — Ai de mim, que estou arruinado! (Is 6:5)
“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados ao homem exceto o pecado contra o Espírito” (Mt 12:31; Mc 3:28), portanto “pare de duvidar e creia” (Jo 20:27).
Ainda há esperança para você!
Você abandonou o único verdadeiro caminho. Você passou a não querer o caminho estreito. E seguiu para um caminho que conduz a morte;
função da Lei: Mostrar que a Lei não foi dada para nos salvar, mas para nos mostrar a nossa necessidade de um Salvador. Ela nos revela o nosso pecado e nos conduz a Cristo.
3. Despertar a Sede pela Vida Eterna:
Só a graça de Deus, através de Jesus Cristo, pode te libertar do seu fardo!"
E para que Cristão não tivesse mais dúvidas, o evangelista pediu a confirmação de Deus e da montanha Deus envia uma mensagem poderosa: raios, trovões e uma voz que ecoa com força: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei!" (Gálatas 3:10) Cristão, tremendo de medo, se ajoelha diante de Evangelista e implora: "O que eu faço agora? Será que ainda há esperança para mim? Será que Deus ainda pode me perdoar?"
O seu pecado é muito sério, pois você praticou dois males: abandonou o bom caminho e trilhou caminhos proibidos. Contudo, o o homem que está à porta vai recebê-lo, pois demonstra boa vontade para com os homens. Mas cuidado “Esforcem-se para entrar pela porta estreita”
a porta para a qual o enviei, pois “é estreita a porta [...] que leva à vida! São poucos os que a encontram” (Mt 7:13-14). Dessa portinha estreita, e desse caminho que a ela conduz, é que esse homem ímpio desviou você, para levá-lo quase à destruição.
Lembre-se:
“quem quiser salvar a sua vida, a perderá” (Mc 8:35), e que aquele que o segue “ e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” (Lc 14:26).
Se alguém tentar te convencer do contrário destas palavras você deve odiar tal ensinamento, pois sem a verdade você não pode ter vida eterna.
Essa cena nos ensina que, por mais que erremos e nos afastemos de Deus, Ele está sempre pronto a nos receber de volta. Basta nos arrependermos sinceramente e buscarmos Seu perdão. A graça de Deus é maior que nossos erros e tem poder para nos restaurar e nos colocar de volta no caminho certo.
Deus não nos abandona quando erramos, mas nos espera de braços abertos.
O arrependimento genuíno é a chave para receber o perdão de Deus e ser restaurado. Ler e explicar versículos bíblicos sobre o arrependimento e o perdão: Lucas 15:11-32 (Parábola do Filho Pródigo), 1 João 1:9, Salmo 51. Ponto chave: Nunca é tarde para se arrepender e voltar para Deus. Ele está sempre pronto a nos perdoar e nos ajudar a recomeçar.
4. Permanecendo Firmes (10 minutos):
Cristão, depois de receber o perdão e a orientação de Evangelista, se levanta com um novo ânimo, mas também com uma nova consciência da fragilidade da sua fé. Ele se dá conta do perigo que correu ao se desviar do caminho e decide, a partir de agora, se manter firme em sua jornada, custe o que custar.
Ele parte apressado, determinado a recuperar o tempo perdido. Mas reparem na atitude de Cristão: ele não fala com ninguém pelo caminho, ignora qualquer distração, qualquer tentação. Ele segue focado, como alguém que está em uma missão urgente, pisando em "solo proibido". Ele sabe que qualquer conversa, qualquer desvio, pode colocá-lo em risco novamente.
Essa postura de Cristão nos ensina algo muito importante sobre permanecer firmes na fé. É como se ele tivesse aprendido a lição da maneira mais difícil e agora estivesse colocando em prática algumas estratégias para não cair nas mesmas armadilhas:
1. Foco no Objetivo: Cristão se concentra em chegar à Cidade Celestial, sem se distrair com as "facilidades" e "promessas" do mundo. Ele aprendeu que o caminho da fé exige disciplina e perseverança, e que qualquer desvio pode ser fatal.
2. Evitar as Tentações: Cristão ignora as vozes que tentam desviá-lo do caminho, sejam elas de pessoas ou de seus próprios pensamentos. Ele reconhece que é fraco e vulnerável, e que precisa se proteger das influências negativas.
3. Buscar a Deus em Primeiro Lugar: Cristão se volta para Deus em busca de força e direção. Ele se lembra do perdão que recebeu e sabe que precisa da ajuda de Deus para continuar firme.
A Bíblia nos dá diversos exemplos e conselhos sobre como permanecer firmes na fé:
“Vistam toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo” (Efésios 6:13). Assim como um soldado precisa estar equipado para a batalha, nós também precisamos nos preparar para enfrentar as lutas espirituais. A armadura de Deus é a nossa proteção contra as tentações e os ataques do inimigo.
“Mantenham-se sóbrios e estejam vigilantes! O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1 Pedro 5:8). A vida cristã não é um mar de rosas. O inimigo está sempre à espreita, buscando nos desviar do caminho. Precisamos estar alertas, vigilantes e preparados para resistir às suas investidas.
"Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele" (Hebreus 10:38). A fé é a base da nossa vida cristã. É por meio dela que nos conectamos com Deus, recebemos Suas promessas e vencemos os desafios. Mas a fé precisa ser alimentada e fortalecida, caso contrário, podemos acabar retrocedendo e nos afastando de Deus.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). O mundo nos bombardeia com valores e ideias que são contrários à vontade de Deus. Precisamos resistir a essa pressão e buscar a renovação da nossa mente através da Palavra de Deus, para que possamos discernir o que é bom, agradável e perfeito aos Seus olhos.
Devemos nos manter firmes no caminho de Deus:
Buscar a Deus em oração e leitura da Bíblia diariamente. Se conectar com outros cristãos e buscar apoio na igreja. Resistir às tentações e fugir das coisas que podem nos afastar de Deus.
Devemos confiar em Deus e em Suas promessas:
Deus nos dá força para vencer as dificuldades e nos guia pelo caminho certo. A jornada cristã pode ser desafiadora, mas a recompensa final vale a pena. Ler e explicar versículos bíblicos sobre a força em Deus: Filipenses 4:13, Isaías 40:31, Salmo 23.
5. Conclusão (5 minutos):
"Vocês já se sentiram tentados a seguir o caminho mais fácil, mesmo sabendo que não era o certo?"
"O que te faz querer permanecer firme no caminho de Jesus, mesmo diante das dificuldades?"
"Como podemos nos ajudar uns aos outros a evitar as armadilhas do caminho?"
Chamado para ação:
"Se você se desviou do caminho, ore a Deus pedindo perdão e volte para Ele."
"Leia a Bíblia todos os dias para se fortalecer na fé."
"Encontre um amigo cristão que te ajude a permanecer firme."
"Fuja das coisas que te afastam de Deus."
Seja um evangelista na vida de alguém
Convidar os adolescentes que se desviaram do caminho a se arrependerem e voltarem para Deus. Desafiar os adolescentes que estão firmes na fé a ajudarem outros a encontrarem o caminho certo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more