O Significado da Pascoa

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
O SIGNIFICADO DA PASCOA
EX 12; 1 CO 5.7 HB 11.28
Introdução
Pascoa vem do orginal pasha, que significa saltar ou passar. Na noite da pascoa entre os Israelitas antes da libertação do povo de Israel do Egito. Deus pede que o povo de Israel preparasse um cordeiro pascoal, o matasse e aspergisse seu sangue nos umbrais das portas, pois a meia noite um anjo do Senhor passaria pelo Egito e toda a porta que não tivesse o sangue aspergido o filho primogênito morreria.
A festa da pascoa, era uma festa obrigatória que todo Israel deveria cumprir, era da seguinte maneira: no dia 10 de Nissan preparava-se o cordeiro, o cordeiro pascoa era morto no dia 14, mas comido após o por do sol nas primeiras horas do dia 15 de Nissan. No dia 15 começava a festas dos pães ázimos que durava 7 dias. Pão fermentado e nem fermento poderiam ficar em casa, comer o “pão da miséria” Dt16.3 era a forma de lembrar todo o sofrimento que o povo de Deus passou no Egito sendo escravos.
Essa festa tem o sentido principal: Libertação do Egito, onde Deus liberta seu povo da escravidão que os salvam, e recordação para que nunca mais esquecessem do livramento.
A pascoa é o acontecimento mais importante do AT, pois a partir daí as cores da salvação começou ser evidenciada. Claudionor Correia de Andrade
A pascoa significa Libertação
I- A pascoa para o povo de Israel tem um sentido de LIBERTAÇÃO
O povo foi liberto do julgo de faraó e assim tornaram-se livres, hoje somos livres do julgo do príncipe desse mundo, o diabo como diz em Colossenses 1:13 “ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor”
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2:9 ARC)
II- A pascoa significa Salvação
A pascoa significou a salvação de um povo que estava destinado a morrer nas mãos de faraó, como um grupo de escravos escaparia do poder imensurável do maior império e das garras de faraó, seria claramente impossível. Mas pelo pano de Deus o povo foi salvo. O anjo de Deus passou pelas casas onde havia sangue e poupou a vida dos primogênitos de Israel. Assim também Deus tinha uma plano de Salvação para a humanidade que não conseguiria se salvar por si mesma, Apocalipse diz que Cristo é o cordeiro antes da fundação do mundo, o plano de Deus estava pre determinado na eternidade, o sangue do seu filho salvaria a humanidade de todos seus pecados.
Rm 5.9 Agora pois somos justificados pelo sangue de Jesus
Ef 1.7 Em que temos a redenção pelo seu sangue segundo a riqueza de sua graça
Colossians 1:20 e que, havendo por ele feito a pazpelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. (Col 1:20 ARC)
1 Peter 1:18-19Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatadosda vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado.
III – Pascoa significa RECORDAÇÃO
Depois da pascoa começava a festas dos pães ázimos que durava 7 dias. Pão fermentado e nem fermento poderiam ficar em casa; comer o “pão da miséria” Dt16.3 era a forma de lembrar todo o sofrimento que o povo de Deus passou no Egito sendo escravos.
O Povo de Israel sempre deveria recordar do grande livramento que obteve por parte de Deus, lembrar do sofrimento é não esquecer do que Deus já fez e sempre ter um espírito de gratidão.
Jesus na última ceia ordena a nova pascoa com os seus discípulos, ordenou a ceia dizendo “fazei isso em memória de mim” ... O crente não deve esquecer da onde Deus lhe tirou. Deus nos livrou do domínio do pecado, do poder tirânico do diabo e da segunda morte é que a morte eterna, quão grande obra nós temos alcançado pelo cordeiro pascoal. Cada ceia que tomamos é uma oportunidade única de lembrar dessas grandíssimas obras.
Veja que contradição...
I- Jesus é esquecido na festa da pascoa. Lc 2.41-42
José e Maria estavam mais preocupados com a festa do que estar próximos de Jesus.
Esse é um grande erro do nosso tempo, preocupa-se tanto com a pascoa, todavia se esquecem do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
A preocupação é: posso ou não posso comer carne na pascoa? Se eu comer eu vou pecar. E o próprio Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra no homem, mas o que sai do coração do homem. São seus pensamentos perniciosos, seus desejos egoísticos, seus apetites insaciáveis, seus caprichos profanos, é isso que contamina o homem, adultérios, ódio, ressentimento e tantas coisas que somente podem ser liberta pelo sangue de Jesus Cristo, os primogênitos não foram mortos porque havia sangue nos umbrais, você só será salvo meu amigo se o sangue do cordeiro pascoal estiver nos umbrais do seu coração, se tiver nas portas de seus pensamentos e desejos aí sim você será salvo.
Não perca Jesus de vista na pascoa, ele é o cordeiro santo de Deus que pode mudar sua vida e libertar você da escravidão que você vive.
Related Media
See more
Related Sermons
See more