Atenção: Use a palavra de Deus!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Tema – Atenção: Use a palavra de Deus!
Introdução:
· Em uma guerra normalmente quem possuem as melhores e mais potentes armas de ataque são aqueles que vencem a guerra.
· Na segunda guerra mundial, após soltar a bomba atômica no Japão os EUA vencem a guerra e torna-se a nação mais poderosa do mundo
· Paulo nos ensina nesse texto que a arma de ataque que temos é a mais poderosa nessa guerra espiritual, de modo que não a usar é uma negligencia absurda que deve ser evitada.
· Porem se você tem a arma e não a usa, para nada serve!
Proposição: A Palavra de Deus quando usada faz o cristão ser triunfante.
Oração Interrogativa: Como o crente deve usar a palavra de Deus?
Transição: A Bíblia nos ensina como palavra de Deus deve ser utilizada para sermos vencedores na guerra espiritual, saber usa-la é de suma importância. Não adianta saber o quanto a palavra de Deus é extraordinária e não a utilizar. A Bíblia nos ensina como usar para ter uma vida triunfante.
I-A Palavra de Deus é uma arma que precisa serafiada – Um grande descuido do soldado era não amolar sua espada, imagina um soldado ir para a guerra e ao usa-la ela não consegue ser útil. O que significa amolar a espada?
a)-Meditar; Sl 1.2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. A palavra de Deus é a espada que antes de mais nada precisa ser amolada. Porem exige tempo, meditar na palavra de Deus é uma disciplina espiritual que demanda tempo e dedicação, mas os resultados são extraordinários na sua vida espiritual. Meditar dia e noite, é meditar nos bons momentos e nas noites de provação.
Eclesiastes 10:10 Diz que se você não afiar o machado será preciso golpear com muito mais força. Na nossa vida espiritual funciona assim também quando não meditamos na palavra de Deus e deixamos ela perder a capacidade de cortar precisaremos de muito mais força para suportar as lutas da visa.
Para meditar na palavra de Deus você precisa de parar! Nossos dias estão abreviados, o dia está passando mais rápido. Vivemos no tempo da informação e não conseguimos parar para amolar a espada. Então agente vem para a igreja e pensa: “O pastor já afiou a espada, então vou colher os resultados daquilo que ele colheu”. Não se engane, há lutas que você vai precisar da sua espada, então comece a meditar dia e noite. O resultado será raízes fortes! O crente que medita na palavra de Deus além de raízes fortes frutifica e ainda fornece sombra para aqueles que estão em sua volta.
Ilustração: Um jovem procurou um mestre na arte de cortar lenha e pediu para ser seu discípulo. O mestre concordou e começou a ensiná-lo, mas não passou muito tempo e o discípulo julgou ser muito melhor que o mestre, desafiando-o para uma competição em público. O mestre aceitou.
Durante a competição, o jovem trabalhava sem parar e, de vez em quando, olhava para conferir o trabalho do mestre. Para sua surpresa, ele, muitas vezes, estava sentado. Isso fortaleceu ainda mais a determinação do jovem, que continuou a cortar a lenha e a pensar: “Coitado, o mestre realmente está muito velho...”. Terminada a competição, ao medir os resultados, para surpresa do rapaz, o mestre havia cortado muito mais lenha que ele. O jovem, indignado, disse: Não entendo. Não parei de cortar lenha o dia todo, com toda minha energia, e sempre que olhava, o senhor estava descansando! Serenamente, o mestre respondeu: Eu não estava descansando. Eu afiava o meu machado!
II- A Palavra de Deus é uma arma que necessita ser guardada – Outro desleixo do soldado era de não guardar sua espada, imagina um soldado ir para a guerra e ao procurar a espada não a encontrar, uma tragédia total que culminaria com um fracasso na vida do soldado.
Na guerra espiritual também é assim, quando o crente não guarda a palavra de Deus a chance de fracassar é enorme. A palavra de Deus não pode ser apenas lida e ouvida, mas sim guardada. Quando o crente guarda a palavra nos momentos de ataque ele saberá usar, pois quem guarda tem e assim ser vitorioso na sua vida espiritual.
Guardar a palavra fará o crente sair vitorioso contra o pecado, o Salmista disse “Guardei a tua palavra no meu coração pra não pecar contra ti”. SL 119.11. A luta do inimigo é fazer você esquecer de guardar a palavra para que você ceda a tentação. Por isso a importância de deixa-la bem guardada para quando a tentação chegar você possa suportar e assim ser um soldado vencedor no campo de batalha da tentação.
Guardar a palavra é um termômetro do quanto amamos a Jesus, Jo 14.28. Jesus disse aos seus discípulos que aqueles que o amam guardam sua palavra, quem guarda a palavra guarda Jesus porque ele é a palavra encarnada. Não adianta guardar a palavra de Deus dentro da estante ou no seu guarda roupas; ela precisa ser guardada dentro do seu coração.
Guardar a palavra é uma luta contra o inimigo, Lc 8.12. O crente que deixa de guardar a palavra no coração pode estar sob o ataque do adversário. Uma vez que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus nosso adversário fara o possível para arrebatar a palavra do seu coração. Por isso nossa espada deve estar bem guardada no recôndito do coração.
III- A Palavra de Deus é uma arma que deve ser usada- Um terceiro erro do soldado romano é não saber manusear a espada de forma habilidosa, uma vez que o inimigo usa a mesma espada de maneira que podemos tomar um golpe e fraquejar na luta.
Com Jesus no deserto foi assim que aconteceu, o Inimigo usou a própria Palavra para derrotar Jesus dizendo está escrito: “Lança-te daqui que dará ordens aos seus anjos a seu respeito”, Jesus como sabia manusear bem a palavra respondeu “também está escrito: Não tentarás o Senhor o seu Deus”.
NA vida do crente é a mesma coisa, o Diabo pode lançar dúvidas a respeito de promessas de Deus na vida do soldado, porem isso é uma estratégia do inimigo para derrotar a sua vida. A palavra de Deus é nossa arma contra esses planos diabólicos. Por isso a importância do crente saber manusear bem a Palavra de Deus para VENCER as artimanhas do inimigo contra nossa vida.
Na dor o inimigo vai te dizer, Deus esqueceu de você ta vendo. Ele não vai te curar. Mas como um bom soldado voce vai usar a palavra de Deus, em FP.4.13 que diz: Posso passar pelo conforto, mas também posso passar pela dor. Posso todas as coisas porque ele me fortalece!
Na Perca o inimigo vai te dizer, Deus tirou de você, ta vendo. Mas como um bom soldado do General você usa a palavra em Jó que diz: Deus me deu, Deus tomou bendito seja o seu nome!
No silencio de Deus o inimigo vai te dizer, Deus não responde, ta vendo. Suas orações não são respondidas por seu Deus. Porem como um soldado que usa a Espada do Espirito você vai dizer. Sai pra lá Satanás porque está escrito em Jó, EU sei que meu redentor vive e por fim se levantará.
Na escassez o adversário vai te dizer, Ta vendo Deus te deixou na prova cadê o Deus da provisão. Ai como um soldado que conhece a espada que manuseia você vai dizer como Jesus nos ensinou ver as aves dos céus e os lírios dos campos pra que nós percebamos que ele Nunca vai nos abandonar. Como Davi disse: Fui moço e hoje sou velho, mas nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência a mendigar o pão.
Até na morte, ou no luto o adversário pode lançar palavras que venha a ferir o soldado dos céus, todavia ele conhece sua espada e como um bom manuseador ele vai dizer como Davi disse: “Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, pois tu estas comigo”. A morte foi vencida pelo autor da vida, ele mesmo disse eu sou a ressurreição e a vida, aquele que está em mim mesmo morto viverá. Jesus também disse “Eu sou o Deus dos vivos e não dos mortos”
Conclusão: A palavra de Deus é a arma mais poderosa que existe no mundo espiritual, o crente que a usa obtém vitória, quando meditada, guardada ela esta pronta para ser usada na batalha contra o mal. Em Cristo somos mais que vencedores porque ele é a palavra viva o logos divino encarnado.