Autosuficiência de Deus.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
📷
Introdução
Os atributos são propriedades ou qualidades, virtudes ou perfeições próprias de um ser. O termo “atributo”, no âmbito teológico, aplicado a Deus, é uma referência às suas características ou qualidades essenciais, que descrevem quem Ele é, o que faz e o que possui.[1]
Deus possui atributos incomunicáveis, ou absolutos. São os atributos que fala sobre seu caráter. Eterno, Onipotente, onisciente, onipresente, entre outros; Também comunicáveis, ou relativos. São os atributos que Deus permite o homem participar, amor, justiça, bondade, entre outros.
Salmos 147: 5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; não há limite ao seu entendimento.
5Nosso Senhor é Soberano e tremendo o seu poder; é infinita sua sabedoria.
Deus é muito além dos atributos revelados nas escrituras, são infinitos assim como ele é. A bíblia nos revela apenas uma fagulha, aquilo que a mente do homem pode suportar. Certa vez Agostinho estava na praia e comparou a mente humana com a mente de Deus, ele colocou o dedo dele na areia da praia e perguntou ao um homem: Você consegue colocar toda a água do mar aqui dentro¿ A resposta foi NÃO, assim é nossa mente, é como aquele pequeno buraquinho e Deus é o mar, não podemos compreender o que Deus é, há uma limitação absurda. O que cabe a nós é olhar para as sagradas escrituras e pela fé compreender aquilo que nos foi revelado.
Para termos uma noção do tamanho do Deus da bíblia, o salmo diz que
¹ Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1.
A estrela mais próxima da terra está a 4.2 anos luz, se você viajar na velocidade da luz você demoraria 4 anos e 2 meses, de avião a jato sem parar a 800 km/h demoraria aproximadamente 6 milhões de anos.
Para chegar no sol de avião a jato 14 anos, porem a luz do sol demora 8 minutos para chegar aqui na terra.
Céus...Nosso planeta faz parte da galáxia chamada via láctea, onde ela possui aproximadamente 400 bilhões de estrelas; porem de acordo com a Ciência existem 1 trilhão de galáxias em todo o universo que dá aproximadamente 10 sextilhoes de estrelas.
Isaias 40.26Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente
Entre os atributos incomunicáveis de Deus temos a autossuficiência, característica do seu caráter, sua moralidade. Ele não necessita de nada a não ser dele mesmo. A palavra necessidade não existe no caráter de Deus.
Ensina-nos, ó Deus, que de nada
necessitas. Se de algo necessitasses, tal
coisa representaria a medida de tua
imperfeição: e como adoraríamos alguém
imperfeito? Se de nada necessitas, também
ninguém é necessário e, portanto, não te
somos necessários. Tu nos chamas, mesmo
sem precisar de nós. Buscamos a ti por
precisarmos de ti, pois em ti vivemos e nos
movemos, e em ti está nosso ser. Amém.
Proposição: Deus só precisa dele mesmo, porque é autossuficiente
Interrogativa: Quais razões as escrituras nos mostram sobre a suficiência de Deus
Transição: Através de alguns textos vamos ver quais são essas razões
1-Deus tem vida por si mesmo.
Não houve ninguém que deu vida a Deus, ele não tem origem em outro ser, ele tem vida em si mesmo. Então não tem necessidade externas para que ele continue vivo.
Se houvesse outro ser a qual Deus dependeria para existir, esse outro ser que seria Deus.
João 5: 26Pois, assim como o Pai tem a vida em si mesmo, igualmente outorgou ao Filho ter vida em si mesmo.
2-Deus é vida plena
De uma bactéria a um Serafim tudo está em Deus, toda e qualquer vida existente quer seja material, ou espiritual tudo está existindo em Deus. Além de Deus ser autossuficiente, toda a matéria tem sua suficiência nEle.
Atos17. 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos
3-Deus não é incompleto
Se Deus tivesse alguma necessidade em seu ser seria incompleto e perderia assim sua divindade plena. Tudo que Deus criou foi por vontade e iniciativa própria, e não porque lhe faltava algo para completar seu ser, pois Deus não é incompleto. Deus nos fez pela sua vontade, para sua glória e mediante a sua glória. Não porque lhe faltava algo em seu ser.
Todo ser vivo precisa de um elemento exterior para viver, oxigênio, água e alimento, nenhum ser vivo vive por si só, porém Deus vive por si mesmo. Ele é autoexistente e toda vida tem origem em Deus. O que é necessário para que Deus exista? absolutamente nada.
Cl1.16 porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele.
4-Deus não têm carência
Deus não precisa da fé de ninguém para existir, assim como o sol não precisa de ninguém com visão para contempla-lo, assim como os cegos deixariam de desfrutar o seu brilho, assim também se todos os 7 bilhões de seres humanos não acreditassem em Deus também perderiam a chance de desfrutar sua comunhão. Nada muda o ser e essência de Deus.
Deus não precisa de nada do ser humano para que ele se realize, se o ser humano não o adorar, as pedras vão clamar, O CRIADOR não têm necessidade de agradar nenhuma de suas criaturas para que elas o reverenciem.
Se todos os homens deixassem de existir não mudaria 1 cm da grandeza do Eterno.
5-Deus não precisa da nossa ajuda
²⁵ nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. Atos 17:25
Uma das coisas mais difíceis de aceitar é isso, por causa do nosso ego achamos que Deus é um ser que tem uma necessidade de ajuda. Somos cooperadores de Deus em sua seara, porém se estamos trabalhando para Deus foi ele quem nos convenceu dessa santa tarefa. Nossa vocação é simplesmente pela graça.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Deus chama os homens a fazer parte do seu ser.
Deus através do seu Espírito nos chama para participar da sua natureza, o ser humano ao contrário de Deus é insuficiente, é um ser dotada de muitas necessidades, sentimentais, espirituais, sociais, psicológicas, entre outras. Deus que é suficiente em si mesmo compartilha seu espirito conosco, para que toda nossa insuficiência seja completada em Deus.
Mesmo Deus não precisando de nossa ajuda, ele nos chama para ajuda-lo em sua obra, para que nós sentirmos a importância da cooperação com ele.
Mesmo Deus não tendo nenhum tipo de carência, ele nos chama para nos relacionarmos com ele com o objetivo de termos comunhão e relacionamento com ele.
Mesmo Deus sendo completo, ele nos chama para fazer parte do corpo dele, onde seu filho é a cabeça da igreja, pois ele nos quer inserir nessa linda família de Deus.
Mesmo Deus tendo toda a vida em si, ele nos chama para participar da vida com ele para que nós sejamos beneficiados na vida do filho do seu amor.
[1]Soares, Ezequias. Teologia Sistemática pentecostal. CPAD. P.65