Louvor, só louvor! Hc 3.1-19

Quando Deus parece Distante  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

O profeta louva ao Senhor diante das maravilhas reveladas

Notes
Transcript

Introdução:

Será se é possível permanecer tranquilo em meio a tempestade? podemos passar pelas provações como diz a musica “dando glória a Deus? Habacuque em seu ultimo capítulo mostra que não somente é possivel passar pelas dificuldades em tranquilidade, como também é possível louvar a Deus! Exultar mesmo em meio da tempestade!

Desenvolvimento/aplicação:

Deus vindo para libertar

A partir do versículo 3 o profeta em seu canto faz o registro da vinda de Deus para libertar o seu povo! Nós conhecemos essa linguagem como teofania. Que é uma manifestação visível do próprio Deus no Antigo Testamento.
v.3 Temã e Parã são referências que associam o aparecimento de Deus no monte sinai, Deus se levanta do seu monte para libertar o seu povo da opressão.
E quando Ele vem, sua glória cobre o céus e a terra se enche do seu louvor. A imagem de Deus como um guerreiro poderoso e glórioso, que se levanta para guerrear, sua glória e seu louvor são difundidos por todo o mundo! Glória é a revelação de sua majestade! Todos que veêm sua glória só podem ter uma resposta certa: o louvor!
v.4 Ligado a palavra Glória, temos esplendor = Brilho intenso, fulgor, magnificência, grandeza. seu brilho é como a luz do sol! Ele tem raios de luz em sua mão (ou “chifres” simbolizando poder), falando aqui do poder de suas mãos.
Êxodo 13.14“— Se no futuro o seu filho perguntar: “O que significa isso?”, você responderá: “O Senhor com mão forte nos tirou da casa da servidão.”
Salmo 89.13 “O teu braço é poderoso; forte é a tua mão, e elevada é a tua mão direita.”
Esse guerreiro tem todo o poder em suas mãos. Seu braço é poderoso, sua mão é forte, ele já libertou seu povo antes e com grande poder fará novamente!
v.5 a peste a pestilência são palavras associadas ao exôdo. Quando Deus enviou aquelas pragas sobre o Egito, ele destruiu boa parte do egito e humilhou completamente seus deuses, humilhou próprio rei! Esse é o Deus poderoso, Deus de Israel! Ele é o Senhor dos exercítos! Um comentárista diz que a peste e a pestilência são como o seu exército que vao adiante e segue seus passos.
v.6 Quando ele para ou se põe de pé, a terra treme, ao seu olhar as nações estremecem! Os montes e colinas antigos se desmancham, se derretem! Montes tão antigos quanto o mundo, aparentemente eternos, não são nada diante daquele que tem os que seus caminhos eternos! Para ele não existe impecilho, não existe barreira!
v.7 As tendas de cusã e os acampamentos de Midiã, são referências aos antigos inimigos do povo de Deus! Os seus inimigos ficam aflitos e tremem! Quando Deus estava conduzindo o povo de israel à terra prometida vemos os povos atemorizados! A prostituta Raabe que morava em Jericó, nos mostra como as nações se comportavam diante do poder do Senhor: “Bem sei que o SENHOR deu esta terra a vocês, e que o pavor que vocês estão causando caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão se derretendo de medo.” Js 2.9
Um Deus poderoso assim, quem pode o deter? Quem não o temerá? Apocalipse 15.3–4 “E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo. Por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.””
Diante desse grandioso Rei, as nações poderosas se dobram e toda lingua se cala!
v.8- 9 O Senhor é retratado aqui um cavaleiro em seus carros de guerra rumo a vitória! Esse guerreiro poderoso prepara o arco, a sua aljava está cheia de flechas. Suas flechas causarão grande destruição a babilonia.
Nessa oração/canção são inclusas duas perguntas: Será se Deus está irado com os rios, ribeiros e mar? São referências a abertura do mar vermelho para que o seu povo saisse do egito e depois sobre o rio jordão que parou de correr a fim de que os israelitas atravessassem. Mostra então o seu grandioso poder sobre a criação!
9b-11 Ele é capaz de dividir a terra com rios: muitos dos limites territoriais são divididos com rios, assim também fala sobre o poder de Deus de aumentar ou diminuir os territórios das nações da maneira que lhe apraz. Esse poderoso guerreiro tem poder sobre os montes, nuvens, mar. Além do controle absoluto sobre a terra, tem o seu poder sobre o cosmos, sol, lua e estrelas obedecem o seu mandar! Essa também é um clara referência de quando Deus fez o sol parar, para que Josué vencesse a batalha contra os amorreus.
v. 12-15 A ira do Senhor não é contra os rios, mares, mas contra as nações perversas; por isso em sua indgnação ele marcha pela terra e pisa as nações! Faz tudo isso para salvar o seu povo! Salvar seu ungido, com referência ao reino davídico e seu descendente prometido. Para salvar seu povo, ele esmaga, destroi o lider das nações, trazendo vergonha para ele. Ele traspassa a cabeça dos guerreiros (possível referência ao ato de Jael que matou Sísera com uma estaca e um martelo)
Esse Deus virá e acabará com a maldita babilônia, eles que se achavam invencíveis, que se alegravam em destruir, Irão acertar as contas com o grande cavaleiro de Israel! Senhor dos exércitos, o Deus de Israel.
Aplicação:
A grandeza de Deus, sua glória e majestade; comparado a nossa pequenez.
Textos assim nos faz admirar a grandeza do nosso Deus! Ele foi quem nos criou! Ele foi quem criou e governa todas as coisas! Tem poder absoluto sobre o ser humano, nações, morte, sobre o mundo espiritual, sobre a natureza: Controla rios, mares, montes. Ele tem poder sobre o cosmos, o sol, lua, estrelas! Que Deus grandioso! Ao contemplarmos a criação e seu feitos, podemos ver a grandeza de Deus!
Geralmente temos problema de visão! Muito pior que miopia e Astigmatismo, o pecado distorce a visão de quem nós somos e de quem Deus é! Nos enxergamos como grandes e Deus pequeno! Mas para a nossa sorte, temos um médico especialista nessa causa: chama-se Jesus Cristo! Ao nos achegar a Ele, conhecendo o evangelho, crescendo em graça a nossa visão passa a ser ajustada, começamos a nos enxergar como realmente somos: Pecadores, falhos, pequenos. E passamos enxergar Deus como Ele realmente é: Santo, majestoso, grandioso! Isso nos enche de humildade e temor. O temor do Senhor nos impede de viver uma vida de qualquer maneira, uma vida tola e nos faz viver sabiamente.
O Pr Hermisten Maia diz que a nossa adoração revela como vemos a Deus e quanto consideremos os seus feitos! Se nossos cultos são sem animo, sem participação dos irmãos, sem comunhão, sem atenção, sem entusiamos, sem alegria e desejo intenso de louva-lo. Podemos estar certo de que o nosso problema de visão é gravíssimo!
“No culto público, como nos portamos? O que ocupa a nossa mente? O que governa o nosso coração? Como poderemos nos apresentar diante do grande rei de forma indiferente, dispersiva e fragmentada? Confesso ter que pedir a Deus perdão por isso também. Nem sempre me apresento de forma integra diante do meu Senhor. Grande é o Senhor em sua misericórdia!”
A medida que crescemos em conhecimento, a medida que nos aproximamos de Jesus, começamos a contemplar sua grandeza e passamos a cultuar reverentemente, uma adoração “em espirito e em verdade.” Quando cultuamos dessa maneira, fazemos um culto missionário! “A adoração deve ser um testemunho para todos do quão grande é o nosso Senhor”

Declaração de sua plena confiança em Deus.

Robert Palmer: Depois de ouvir a resposta do Senhor à sua queixa (2.2-20) e de ver a visão do Senhor se aproximando para intervir, destruir o perverso e salvar o justo (3.3-15), o profeta agora registra suas reações a essa experiência incrível (3.16-19b).
O Espanto reverente
Ele fica estemecido, os lábios tremem, os ossos apodreceram, as suas pernas vacilam. Diante desse Deus grandioso, que irá executar seu justo juizo contra os babilônio, o profeta estremece fisicamente. Mas qual é a razão do profeta agir assim, se Deus iria destruir o seus inimigos? Não deveria ele ficar alegre? “A última porção do versículo 16 explica diretamente a razão de o profeta sentir-se tão perturbado. É por causa (’ašer) da terrível devastação que o próprio povo de Deus sofreria antes da plena posse das promessas que o profeta treme da cabeça aos dedos dos pés… O livramento só viria após o juízo.”
E o profeta deveria esperar pacientemente o dia da angústia que virá contra o povo que os ataca. Enquanto isso eles mesmo sofreriam o juízo! O Senhor prometeu (2.3) e certamente se cumprirá!
É muito importante entendermos esse texto porque ele prepara o caminho para o tão conhecido versículo 17:
ler.
Confiança declarada
Sabe o que o profeta está dizendo nesse versículo? Enquanto ele esperava o Senhor destruir os babilônios, eles dominariam sobre Judá! Mas o Habacuque movido pela fé declara:
1. Ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na videira e ainda que a colheita da oliveira decepcione. São as três principais árvores em Israel. Eram como essênciais a vida.
2. Sobre os campos não produzirem mantimentos: Eles cultivavam trigo, cevada. Podemos dizer que o trigo era o cereal mais importante para eles, faziam bolos, pães…
3. Ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco! Ainda que nos currais haja mais gado Ele fala sobre: leite, a carne. Habacuque está se referindo a escassez completa de alimentos!
Porque haveria essa escassez? O que afetaria essas as árvores, grãos e animais? não eram pragas, gafanhotos, na verdade a própria babilônia seria responsável por isso. Na condenação dos babilonios cap 2, Deus havia falado de seus crimes ambientais, que pode incluir destruição da árvores, dos campos, usar tecnicas para tornar a terra improdutiva. Tambem fala da sua violência contra os animais, eles matavam os animais. Esse era o modo como eles agiam, além de matar muitas pessoas, destruiam a fauna e a flora da região.
Ser atacado pela babilonia é certeza de fome, destruição e morte!
Mas lembre-se, estamos falando de alguém crente que teme ao Senhor! Alguém que vive pela fé e não pelo que ver ou sente. Movido pela fé Habacuque declara que mesmo se toda a comida faltar, mesmo se passar fome e outras necessidades básicas, ele irá se alegrar no Senhor, irá expressar grande alegria no Deus da sua salvação (No momento certo ele providenciará a salvação)! Ele sabe que mesmo se tudo isso lhe faltar, existe um Deus, que jamais vai lhe faltar.
Ele é a minha fortaleza, dando aos meus pés a agilidade das corças e me fazendo andar nas alturas. Esta linguagem descreve uma caminhada segura e tranquila, que só Deus pode proporcionar em meio às tempestades. Aquele que confia no Senhor e firma sua fé nEle poderá andar em segurança e serenidade, assim como uma corça nos lugares altos.
Vemos o crescimento do profeta ao longo do livro, o homem que tinha a fé fragilizada, cheio de dúvidas, anseios, após conhecer mais ao Senhor e ouvir sua voz, sua fé é fortalecida, torna-se uma fé robusta que olha para além das circunstâncias. Aquilo que ele ouviu em 2.4 agora estava sendo de fato experimentado por ele: HABACUQUE VIVE PELA FÉ. Aplicação:
Nós também somos chamados a essa mesma jornada de fé! Crescer em confiança no Deus da nossa salvação. Esse crescimento só vêm quando buscamos ao Senhor, nos esforçamos em conhece-lo, quando temos dúvidas e buscamos a reposta no lugar certo: aos pés do Senhor!
O Crescimento da fé, vêm através da dificuldades que enfretamos! São oportunidades de exercitarmos nossa fé! Para onde corremos? amigos, redes sociais? Como nós ficamos? Ansiosos, desperados? Lembre-se de que você tem um Deus que é refúgio e fortaleza! Podemos correr para ele e NELE, certamente encontraremos descanso! Mas isso só acontecerá, se você tiver e exercitar sua fé!
Muitas vezes dizemos crer no Senhor, confiar nEle. Mas por meio de nossas ações negamos! É uma fé da boca para fora! Crentes assim facilmente se abalam, ficam com raiva/frustados com Deus e também com seus irmãos, vivem em briguinhas, perdem tempo em coisas de pouco valor.
Um crente maduro na fé irá enfrentar as dificuldades confiantemente, não se abalam invés de ficar com raiva/frustado com aquilo que Deus fez, ele entende que aquela situação é uma oportunidade para seu crescimento, um crente maduro nunca irá desperdiçar um sofrimento! Um crente maduro na fé, não se envolve em briguinhas, fofocas e coisas do tipo pois ele está ocupado com assuntos mais importantes.
Se você é esse crente fraco na fé, saiba que você foi chamado para crescer! Ore: Senhor aumente a minha fé! Hebreus 5.14 fala sobre o exercício constante; é você está constantemente alimentando sua fé com as promessas do Senhor. É Seguir os passos do profeta habacuque que iniciou seu livro com muitos questionamentos, mas conduziu todas as sua dúvidas e anseios para o Senhor! Ele ouviu atentamete o seu falar, ele procurou conhece-lo e colocou em prática aquilo que aprendeu. Habacuque viveu pela fé! E você?

Final

Chegamos ao fim da exposição de mais um livro para a glória de Deus! Espero que tenham sido edificados com a exposição desse livro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more