Vai e não peques mais!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Vai e não peques mais!
Personagens:
1.Jesus 2. A Adultera 3. Os acusadores
1 Jesus sentado e a mulher de pé.
Acusação: Fragrante Adultério
2 Base condenatória: Lei de Moises
Sentença: MORTE
3 O que Jesus, como mestre diz a respeito
4. Motivo: Acusar Jesus
5. Enquanto isso Jesus despertava a consciência deles escrevendo na areia JR 17.13 “Como se não tivesse ouvido” v.6
6. Jesus se levanta e pergunta para aqueles homens que se não tivessem pecado que atirassem a primeira pedra.
7. Voltou a se inclinar e continuou escrevendo na terra.
8. Conscientemente os acusadores foram convencidos de seus pecados e todos foram embora.
A. Jesus primeiro trata os acusadores.
1 Uma história contada pela metade é sinal que há manipulação dos fatos.
De acordo com a lei de Moisés em caso como este tinha que apresentar os dois lados e não apenas uma parte, a pergunta é: onde está a outra parte da história? Ao colocar a história pela metade se percebe a tendenciosidade daqueles homens.
Quem tira um ponto, aumenta o conto. Quem aumenta uma virgula muda o sentido dos fatos. Normalmente quem acusa o outro tendem a manipular os fatos.
Talvez você foi alvo de uma história mal contada, quem sabe alguém contou sobre situações da sua vida, porem com um acréscimo. Deus é aquele que conhece os fatos e sabe e conhece sua estrutura e seu caráter. Enquanto tentam destruir sua reputação, Deus cuida dela. Se preocupe com seu caráter. Continue firme e constante. Cuide da sua vida de oração e piedade, se santifique, pois Deus vai cuidar da sua reputação.
1 Apontar o erro do outro é se colocar numa posição de superioridade moral.
Aqueles homens não estavam interessados na restauração daquela pecadora e sim em elevarem sua moral perante a fragilidade dela. Não queriam a justificação e sim a sua auto justificação. Muitos também ao apontar o erro do outro também agem com a mesma hipocrisia. Querer se justificar pelo erro do outro é um grande engano.
Somente Cristo pode nos justificar, arrependimento é necessário para uma vida justificada com Deus, o justo juiz justifica o homem do pecado pelo precioso sangue de Cristo.
1 Os acusadores estavam usando o pecado da mulher para que Jesus pecasse.
Há pessoas que trazem questões emblemáticas para que sirvam de pedra de tropeço para depois acusar a pessoa. Eles queriam que Jesus pecasse com o erro alheio. Tem pessoas que usam o erro do outro para fazer você tropeçar. O interesse deles era apanhar Jesus no erro. Na ótica daqueles religiosos Jesus tinha apenas duas opções: Livrar a mulher ou incentivar que a matassem. Se Jesus a libertasse ele seria acusado de omissão e não cumprir a lei de Moisés, se a condenasse seria acusado de não cumprir a lei do amor que tanto ele pregava.
Talvez você já foi usado numa situação parecida, te usaram para que o outro errasse.
Jesus usa a própria consciência deles para trata-los, saber que temos nossos fracassos, erros, pecados e fragilidades por si é suficiente para não cairmos na cilada do julgamento condenatório. Se você acha que é muito com para acusar e condenar as pessoas tome muito cuidado. Ou você esqueceu de onde Jesus lhe tirou? Já esqueceu dos seus erros? E quantos fracassos você já teve? Já esqueceu? Ah mais hoje eu estou bem, não se esqueça que mesmo que você hoje esteja numa posição boa, alguém orou por você, alguém lhe estendeu a m~]ao, alguém te deu uma oportunidade, alguém te ensinou, alguém te instruiu. Então tenha consciência e deixe ela te convencer que você ainda precisa dos cuidados de Deus. Tenha mais misericórdia.
B. Jesus agora vai tratar a pecadora!
1. Os acusadores (Primeiro as pessoas)
Primeiro Jesus justificou a pecadora dos seus acusadores, e a base que Jesus se utiliza é que todos eles estavam na mesma situação daquela mulher, ou seja, em pecado. Jesus faz aquela mulher entender que o seu pecado era apenas diferente dos outros. Ela fraudou um mandamento. Porem a lei de Deus não se resume em um mandamento e sim em todos os mandamentos. Não matar é pecado, assim como cobiçar o que não é seu também é. A mulher ao entender isso ela está justificada dos seus acusadores.
Lembre-se disso não há nenhum acusador bom suficiente, que te acuse e seja perfeito em suas obras. O mesmo Jesus que pergunta sobre a moralidade dos acusadores daquela pecadora também pergunta: seus acusadores são auto suficientes? Não são, todos temos pontos que precisamos melhorar. Não há ninguém tão bom que não precise ter pontos de melhora.
Em outra passagem Jesus diz que antes de tirar a poeira do olho do irmão devemos tirar o bloco de concreto do nosso, nunca se esqueça disso o acusador também tem algo para ser acusado, o que muda é apenas os tipos de pecados. Jesus te justifica apontando os pecados de quem te acusa e mostrando que diante de Jesus não há um justo sequer.
2. Sua consciência
Agora que Jesus justificou a mulher dos seus acusadores precisava agora justificar a mulher de si mesmo, pois o fato daqueles homens também ser pecadores não tirava a responsabilidade do pecado daquela mulher, aqueles homens não mentiram: ela era uma pecadora tanto que Jesus diz “vai e não peques mais”, ou seja, ela era de fato uma criminosa diante de Deus e diante da lei de Moises. Ela estava perturbada pela sua consciência. Como Jesus trata a consciência dela? Com a pergunta “Onde estão seus acusadores? Não tem. Eu também não te condeno. A consciência dela foi restaurada mediante as palavras de Jesus: “EU NÃO TE CONDENO”. Em outra passagem Jesus disse “Eu não vim para condenar o mundo e sim salva-lo”. Só tem sua consciência perturbado pelos seus pecados quem ainda não provou o perdão de Cristo. Se sua consciência está presa nos grilhões da culpa é porque você ainda não sentiu o perdão completo e gratuito de Deus.
Romanos 4:7,8 “Como são felizes as pessoas que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são cancelados! …Ser feliz é sentir-se perdoado daquilo que cometemos no nosso passado e dos acidentes que porventura ainda cometeremos no futuro, pois agora o erro na vida do cristão é um acidente de percurso. Não pense que acidentes não acontecera, sim eles existirão, todavia o perdão de Deus é completo. É passado, presente e futuro.
Romanos 8 Nenhuma condenação há mais para quem está em Cristo Jesus, onde estão os teus acusadores? RM 8.33,34 Quem tem acusação contra os filhos de Deus? Deus te justifica. Quem condenará? Foi Cristo que morreu, ressuscitou e está a destra de Deus.
VAI E NÃO PEQUES MAIS
Ao mandar a mulher embora e alerta-la a não pecar mais, Jesus não está dizendo sobre pecados e erros acidentais, ou erros que desconhecemos. Jesus alerta a mulher que aquele que recebe o perdão de Deus não se sente mais atraído e dominado pelo pecado, você não pode impedir que um pássaro suje sua cabeça, mas você pode impedir que ele faça um ninho. O pecado está em nós, mas não pode nos dominar mais. O domínio agora é do Espirito Santo. Se o pecado ainda te domina, se você se sente acusado pelos seus erros talvez ainda o perdão de Deus não te alcançou por completo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more