O Chamado de Isaías
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Isaias 6.1 “ No ano em que morreu o rei Uzias eu vi Deus assentado sobre um alto e sublime trono”
Precisamos matar nosso Uzias todos os dias para comtemplar a presença de Deus na nossa vida, Isaias já era um profeta até o capitulo 5 porem sua experiencia mais intima com Deus foi após a morte do Rei Uzias. Há um rei dentro de nós que precisa ser morto para que agente comtemple o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O olhar de Isaias foi para o alto em direção ao céu. Muitas vezes agente não consegue comtemplar o grande rei pois estamos com o nosso rei Uzias bem vivo dentro de nós. Enquanto agente não matar esse rei que não comtemplaremos a glória dos céus. Deus quer te levar a uma nova experiência, mas você precisa matar o rei do orgulho que está dentro de você, o rei dos méritos, o rei das conquistas, o rei da independência que está aí dentro de você. A bagagem para o caminho estreito deve ser reduzida, pois o caminho é estreito, a bagagem do eu é muito grande para se carregar, a bagagem da soberba e jactância é demasiadamente grande para levar no caminho estreito.
No ano que o rei Uzias morreu o profeta vivenciou uma experiencia sobrenatural com Deus, as vezes nós não experimentamos uma experiência com Deus, pois nos achamos muito capazes, no ano que o rei da terra morreu o rei do céu se mostrou num alto e sublime trono e sua orla cobria o templo. Isaias estava profetizando no palácio, mas no ano que morreu o rei ele teve que ir para o templo, pois o templo é um lugar de encontro. O rei Uzias precisa morrer na sua vida, ou você o mata para que a gloria de Deus seja abundante ou ele te levara a morte espiritual!
Introdução : O rei uzias tinha sido um grande rei de Israel foram muitas suas conquistas, espiritual, comercial, material, financeira, ou seja, em todas as áreas ele era um rei prospero. Isaias tinha um grau de parentesco com esse rei já era um profeta próspero que profetizava no palácio do rei, ele começa seu ministério no reinado desse rei. Porem do capítulo 1 ao 5 Isaias se depara com uma crise terrível em Israel, crise moral, crise espiritual, crise religiosa entre outras. O cenário não era do mais animador, porem Deus após a morte desse rei tem um encontro que mudaria a vida do profeta.
1. Deus nos chama no tempo.
No ano que morreu o rei Usias, foi o tempo que Deus acho oportuno chamar o profeta, quem sabe o profeta queria ser chamado num tempo mais alegre, prospero, mas Deus se revela ao homem no tempo dele, o aeon de Deus invade nosso Kairos.
2. Deus se mostra para Isaias no momento de dor.
Isaias estava em luto, com dor, Deus se revela para ele num momento de dor, seu parente estimado acabara de morrer e Deus se revela para o profeta nessa ocasião. São em momentos como esse de dor que Deus as vezes nos chama para viver uma nova etapa em nosso ministério. Circunstâncias dolorosas são oportunidades para Deus se apresentar para nós e nos impactar nosso ministério. Deus quer usar sua dor para curar a dor do outro. Se prepara pois as dores serão curadas.
3. O Chamado de Isaias acontece numa perca importante.
Ele perde um parente, alguém que fazia falta em sua vida. Veja como Deus trabalha, em meio a perca ele quer se revelar ao profeta e marcar sua vida para sempre. Em meio a percas Deus nos chama para uma obra excelente. O que você perdeu? Saúde? Parente que muito amava? Alegria em servir a Deus, pois alguém te machucou? Emprego que tanto gostava? Relacionamento que te abalou emocionalmente? O que você perdeu? Algum bem material? Me conta o que você perdeu? Deus te chama em um momento como esse para se revelar a você para que você entenda que você pode perder tudo menos uma coisa. Davi perdeu a alegria da salvação pelo pecado com bete seba Deus o restaurou
Pedro se perdeu ao negar Jesus, Cristo o curou e o comissionou: Cuide de minhas ovelhas. Há um Deus que te chama em meio as percas da vida e quer se revelar a você. Fale como o Salmista no Salmo 16 “ O Senhor é a porção da minha herança”
4. Deus chama o profeta em meio a morte do rei.
Os reis da terra morrem, mas o Senhor vive para sempre, Os reis da terra se vão, o nosso permanece, as palavras dos reis da terra não se sustentam, a do nosso Deus dura para sempre. A segurança do crente não deve estar sustentada em partidos políticos, reis, governantes, mas sim naquele que VIVE PARA TODO sempre, ele mesmo disse eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
5. O Senhor estava assentado!
Embora Israel estava preocupado com o que ia acontecer, pois o Rei estava morto e as notícias não eram animadoras, pois Israel já estava no radar do Rei da Assíria. Deus estava sentado. Tinha todo o controle em sua mão. Israel estava inquieto, aflito, angustiado, ansioso, desassossegado.
6. A orla da sua veste enchia todo o templo, Isaias era um profeta palaciano, ou seja, e ficava no palácio profetizando, após a perca ele foi para o tempo, pois o templo significa: lugar de encontro. Deus tira Isaias do Palacio e o coloca dentro do templo do lugar santo. Ou seja, Deus coloca Isaias numa posição de adorador. A reunião pública da igreja é para em primeiro lugar adorar a Cristo em comunidade, juntos com uma única só voz exaltando aquele que está assentando num alto e sublime trono.
7. Serafins:
Após colocar Isaias no lugar da adoração, agora Isaias olha e vê seres que adoravam a Deus e esses seres são um arquétipo, um modelo de adoração, esse paradigma é o modelo que deve ser copiada aqui na terra. 6 asas: Seres celestiais. Seres Celestiais de fogo que estavam em cima do trono de Deus. Adoração a Deus: Reverência e Serviço. Adorar a Deus é um ato de reverência tanto de dentro, temer a Deus, pois é o principio de tudo, uma vez que sua santidade nos faz temer diante dele. Hoje infelizmente se perdeu um pouco dessa reverência, pois se perdeu de vista o aspecto da santidade de Deus. Serafins reverenciavam ao criador dos céus e da terra.
8. Serafins voavam. Enquanto na terra o rei estava morto e tudo parado, o céu estava em movimento. Enquanto na terra não há motivos de palavra que glorifiquem a Deus, no céu não há crise de adoração.
- Adoração participativa-coletiva: Uns clamavam aos outros.
- Adoração pelo que Deus era: Santo
- Voluntario: Os serafins não eram obrigados a adorar a Deus.
Umbrais da porta de moveram pela voz daquele que clamava, A voz de Deus é tão poderosa que nada pode ficar inerte a sua voz. Se ouvires a voz de Deus não endureça o seu coração, muitos estão parados pois não estão com sensibilidade de ouvir a voz daquele que tem o som como de muitas águas. Muitos perderam a reverencia pela voz de Deus. Isaias viu as portas tremerem pela voz do Senhor Dos Exércitos, Provérbios diz que o temor do Senhor é o inicio da Sabedoria e Eclesiastes nos ensina que de tudo que tem proveito nessa vida, temer a Deus é a melhor parte.
E a Casa se encheu de Fumaça, A mesma fumaça do tabernáculo, do templo de Salomão. Isaias sabia que a presença do Senhor estava com ele.