Não andeis ansiosos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Filipenses 4.6-7

Filipenses 4.6–7 NAA
Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Introd.:
Divertidamente 2: Para vc que nao viu esse filme, pelo menos o primieiro, divertidamente conta a historia de uma crianca que se muda de sua ciadde, e suas emocoes reagem a isso, as emoceos sao personificadas e estao no centro de comando da Riley, alegria, medo, tristeza, raiva e nojinho.
No segunda filme, agora essa menina já está na adolescencia, e uma nova emocao chega para fazer parte da equipe, ansiedade.
Como lidar com a ansiedade?
Contexto
A partir de Filipenses 3.12-21 vimos que, enquanto cristãos, somos viajantes, até que cheguemos à pátria celestial. Sendo assim, Paulo exortou os filipenses no cap. 4.1: “permanecei assim, firmes no Senhor.” Diante de tantas tentações que incidem sobre nós, a fim de nos tirar do caminho da pátria celestial, devemos permanecer firmes! De que modo “permaneceremos firmes”?
Fl 4.1-3 - Permaneça firme no Senhor, resolva os conflitos
Fl 4.4,5  -  Permaneça firme no Senhor, alegre-se em Cristo
Mensagem
Permaneça firme no Senhor, não ande ansioso
v. 6 - Paulo exorta: “Não andeis ansiosos”.
A palavra está em um tempo verbal que sugere uma ação contínua. Por isso, “andar ansiosos”, denotando um estado contínuo.
Ou seja, a ansiedade é um estado contínuo de preocupação.
De uma forma geral, a ansiedade é um sentimento incômodo e projetado para o futuro. A pessoa ansiosa vive num estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer e causar sofrimento. Na ansiedade o motivo de preocupação está no futuro.
Pessoas com ansiedade frequentemente:
a) São incapazes de trabalhar/estudar de modo eficaz, ter vida social, viajar ou manter relações afetivas estáveis.
b) Evitam estar em determinados locais ou desempenhar atividades consideradas do dia a dia, como dirigir, embarcar em aviões ou entrar em elevadores.
c) Podem não conseguir enfrentar multidões, participar de reuniões, permanecer em espaços abertos ou não tolerar mínimas quantidades de sujeira e desorganização.
d) Em geral, não conseguem dormir bem e muitas vezes se tornam fechadas.
O tratamento da ansiedade, dependendo do grau, tem sido feito, desde a década de 1950, com remédios ansiolíticos e antidepressivos.
Com isso, não estou dizendo que a simples existência da ansiedade é pecado.
Já disse anteriormente a respeito do “andar ansioso”, conforme se acha no v.6. A ansiedade é uma experiência humana diante da realidade da sua natureza finita. Jesus exortou:
“Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mt 6.25). A expressão utilizada (assim como em Filipenses 4.6) se refere a um estado continuado, uma vida marcada pela ansiedade.
Sendo assim, a ansiedade que me refiro aqui é aquela que marca toda uma vida que é afetada pelo sentimento paralisante advindo do risco de:
- Pressão acadêmica: Expectativas elevadas na escola, incluindo notas, exames, e a pressão para ingressar em uma boa faculdade, podem sobrecarregar.
- Pressão social: Preocupações sobre popularidade, aceitação pelos colegas, e medo de exclusão social podem causar ansiedade. (Será que serei aceito por essas pessoas, o que elas vão pensar de mim)
- Lugar novo: Novo ambiente, nova escola, nova turma, nova igreja. Talvez vc acabou de chegar na igreja, ainda está pensando como se adaptar, se vai fazer amigos, se as pessoas vao gostar de voce.
- Mídia Social: Não consigo ficar longe do meu celular, a cada segundo procuro por ele, estou passando 7 h no tik tok, 5 no instagram, nao sei como é minha vida sem essas coisas. E fico ansioso quando fico longe do meu celular, longe do meu video game.
O estado em que ele se encontrava era crítico. Não jogava bola com os colegas; não conseguia prestar atenção nas palestras; estava sempre isolado ou de mãos dadas com o monitor. Foi assim que conheci Timóteo (nome fictício), um garoto de 10 anos cujos pais deixaram no acampamento. Depois de muitas tentativas, não conseguimos que ele permanecesse e o levamos para casa. Ao conversar com seus pais, entendemos tudo. A situação daquele garoto era fruto de uma ansiedade crônica, gerada pelo medo da separação dos pais
são tantos os motivos potenciais que nos levam à ansiedade! E como podemos lidar com isso?
Mas a Palavra de Deus nos indica um outro caminho para lidar com ela. Continuemos a leitura de Filipenses 4.6.
v. 6 - Apresente seus pedidos a Deus e a paz dEle guardará você
A- Apresente seus pedidos a Deus
v. 6 - Perceba que Paulo menciona uma atitude contrária à ansiedade. Ao invés de um estado de ansiedade, viva um estado de oração.
Esta oração tem a ver com súplicas e ações de graça, ou seja, a oração é um relacionamento contínuo de confiança dependente e gratidão a Deus.
Mt 6.11-13 - Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina a dependência completa a Deus por meio da oração:
dependência das coisas básicas - v. 11 - o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
dependência em relação às dívidas - v. 12 - perdoa-nos as nossas dívidas, assim como tems perdoado aos nossos devedores.
dependência em relação às tentações - v. 13 - não nos deixes entrar em tentação, mas livra-nos do mal.
Aplic.
a.Você tem apresentado continuamente suas necessidades diante de Deus? Como tem sido sua vida de oração?
Diante disso, quero encorajá-lo a começar uma vida de oração. Não se trata de passar 24 horas do dia de joelhos. Trata-se de alimentar o hábito de, diariamente, levar suas necessidades a Deus. A ideia da “súplica” é que ela é continuada, insistente. Não que Deus se torna obrigado a mudar alguma coisa por causa disso.
A súplica diz respeito mais ao nosso coração. O Senhor soberano sabe que nosso coração precisa da oração insistente (súplica) para se submeter a Ele. Além disso, ore habitualmente com gratidão.
Lembre-se de quem Deus é, e daquilo que Ele já fez por você. Este é um exercício espiritual cujo benefício é ter a paz de Deus como vigia às portas do nosso coração, o guardando dos assaltos da ansiedade.
b.Você tem lembrado continuamente de agradecer a Deus (ação de graças)?
Como tem sido a sua oração? “Senhor Deus obrigado por esse alimento, abencoe esse dia, amem” Entregue seu coracao ao Senhor, entregue seus medos, suas ansiedades, suas lutas, mas tambem agradeça a Deus, lembre-se do que Ele tem feito na sua vida, as bondades e misericordias. Nosso momento de oracao mostra o nosso relacionamento com Deus. Não dá para dizer que tem um relacionamento com alguem, que vc nao conversa com.
B- E a paz de Deus guardará você
Qual é o resultado?
O resultado de dos antidepressivos já sabemos: mais dependência e escravidão ao remédio!
v. 7 - Mas o resultado de uma vida de dependência e gratidão a Deus é paz: “e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
a- “a paz de Deus”
A paz que procede de Deus. Deus dá aos Seus filhos calma a nossa alma;
b- “ultrapassa todo entendimento”
Lembre-se da situação em que Paulo estava ao escrever esta carta. Ele estava preso e sob o governo tirânico de Nero. Por isso Paulo menciona que “ultrapassa todo entendimento”. Porque não depende das circunstâncias em que vivemos. Em circunstâncias absolutamente desfavoráveis, Paulo teve que enfrentar o fantasma da ansiedade e, então, escreveu sobre o que ele mesmo experimentou, a paz.
c- “guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Essa paz que vem de Deus guarda (a imagem é de um soldado/sentinela) o nosso coração e mente contra os assaltos da ansiedade!
Aplic.:
A paz de Deus nos trás a convicção de que estamos seguros nEle.
Vc se utiliza frequentemente de ansiolíticos para conseguir dormir?
Vc tem dificuldade até mesmo de sair de casa?
Vc tem medo do que possa vir  acontecer e isso paralisa vc?
Talvez você esteja lutando contra a ansiedade. Quem sabe pensamentos tenebrosos têm paralisado você. O caminho de tratamento que a Palavra de Deus nos oferece é a oração, em confiança e gratidão.
Além disso precisamos combater os pensamentos ruins, por meio da prática da Palavra de Deus.
assim, quero encorajá-lo a continuar estudando a Bíblia, assim como você tem feito aqui, de maneira séria. Estude-a.
Se tiver dificuldades procure alguém que leve a Bíblia a sério. Lembre-se do Salmo 19.8:
“Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos”.
Aqui estamos diante de um “dilema”. Embora a maioria dos adolescentes que vão a igreja no Brasil afirme categoricamente que a Bíblia é a Palavra de Deus, na prática, muitos a negam, como inspirada, inerrante, autoritativa e suficiente. Uma marca triste que faz a igreja brasileira ser tudo, menos evangélica.
O resultado disso, dentre outras coisas, é um número cada vez maior de pessoas quem não tem convicção da sua fé, é isso porque não conhecem o que crêem. Alguém sem a Palavra de Deus é alguém sem convicção (cf. Rm 10.17). Alguém sem convicção é alguém levado por todo e qualquer pensamento e circunstâncias.
Com resultado disso, temos adolescentes e jovens que nao sabem o que creem, vao na igreja apenas pela resenha ou por que o pai mandou ir. Uma juventude dominada pela ansiedade, temor de como será o futuro, o que fazer com minha vida, se as pessoas gostam de mim ou não, será que vou me enturmar ou não.
Tire um tempo agora, pense em qual o verdadeiro motivo de estar viindo na igreja. Vc está sedento pela Palvra, e quer aprender cada vez mais com a comunhao de outras pessoas?
Analise seu coração, qual o verdadeiro motivo de estar aqui hoje.
Se vc nao veio por conta da sua ansia de aprender mais de Deus, sinto muito, seu coracao está no lugar errado, e talvez seu coracao esta sendo dominado por outros sentimentos, sendo controlado pela ansiedade, pelo medo, tristeza.
Conclusão
Voltando ao divertidamente, ao contrario do que o filme propoe, no qual as emocoes que controlam a menina, seja alegria, tristeza, ou agora a ansiedade, entao tudo o que ela faz é baseado nisso, e suas reacoes dependem das suas emocoes. Em contra partida, como crentes, nossas emocoes devem no levar a Cristo, ao inves de sermos dominados por ela, quem deve ter o controle da nossa vida é Crsito.
Já estudamos sobre a alegria, sobre tristeza, agora ansiedade, todas as nossas emocoes devem apontar para Cristo.
Nossa alegria depende de Crsito, somos alegres nele.
Se estamos tristes, deposittamos nossa fé em Cristo, pois Ele enxugará as nossas lagrimas
Se estamos ansiosos, oremos para que Deus acalme o nosso coracao e traga paz a nossa alma
Cristo nos libertou dos nossos pecados, Cristo veio, morreu na cruz, e nele temos uma esperança de vida nova, vida transformada. Cristo nos libertou do dominio do nossos pecados, e Nele, temos nossas emocoes redefinidas, todas as nossas emocoes irao apontar para aquele que nos resgatou.
Cristo em nós, e atraves de nós, apenas em Crsito temos verdadeira alegria, apenas no sacrificio de Cristo encontramos conforto e consolo quando choramos, apenas em Crsto encontramos paz, em um coracao ansioso e com medo do futuro.
A alegria que tentavamos encontrar com coisas do mundo, é redirecionada para Ele
As tristezas que tentavamos esqeucer com coisas terrenas, encontramos consolo Nele
Nossa ansiedade e nosso medo, que tentavamos procurar a cura em remedios, antidepressivos, isolamento, encontramos paz Nele.
Tudo é Cristo.
Aplic.:
Como vc tem reagido a essa verdade?
Seu coracao luta com a ansiedade, vc nao consegue sair de casa, nao consegue conversar com outras pessoas, nao consegue lidar com situacoes, nao consegue fazer amigos?
Tudo por medo do que os outros irao pensar de vc, tudo por medo de se abrir ou se expor.
Em Cristo, encontramos paz no nosso coracao.
“Jesus, eu tenho medo do futuro, eu tenho andado ansioso sobre certas coisas, mas eu creio, que o Senhor é maior que todas elas, e creio que somente em ti posso encontrar paz. Entao deposito todas as minhas ansiedades sobre ti, me ajude a confiar em ti, e encontrar a paz que so vem de Ti”.
Permaneça firme no Senhor, não ande ansioso
Apresente seus pedidos a Deus
A paz de Deus guardará você
Related Media
See more
Related Sermons
See more