A Identidade Presbiteriana (8)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
A Identidade Presbiteriana (8)
A Construção Doutrinária (3) - Princípios Doutrinários Básicos da Reforma.
A Identidade Presbiteriana (8)
A Construção Doutrinária (3) - Princípios Doutrinários Básicos da Reforma.
⚫ INTRODUÇÃO:
⚫ INTRODUÇÃO:
◾ 1) A IPB:
◾ 1) A IPB:
- É uma igreja conservadora em seu governo e doutrina.
- Conservadora, porque não busca nada novo, mais preserva ou deveria preservar o que foi estabelecido por Deus e mantido ao decorrer da História da igreja, pelos homens que Deus levantou para cooperar no conhecimento de seu povo.
- Essa forma, a presbiteriana, teve início na pós-reforma, no séc 16, por meio do reformador John Knox, na Escócia, influenciado por outro grande reformador João Calvino.
◾ 2) O GOVERNO.
Vimos que a forma de governo que mais se alinha com a prática da igreja primitiva, que está revelado em Atos dos Apóstolos, um governo realizado por "Representatividade", onde alguns governam todos.
◾ 3) A ligação entre a BÍBLIA E A HISTÓRIA.
▪️¹ A BÍBLIA.
Todo ensino cristão deve ser oriundo das Sagradas Escrituras, por isso ela é nossa regra de FÉ e PRÁTICA.
▪️² A HISTÓRIA.
A história da igreja é outro ponto importantíssimo para um boa compreensão da evolução doutrinária da igreja, seus erros e acertos, e variações.
📖 Eclesiastes 1:9 O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. 10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós.
◾ 4) A REFORMA PROTESTANTE.
- A reforma foi um movimento de homens que se levantaram, dentro do Catolicismo Romano, para trazer a igreja de volta ao ensino das Sagradas Escrituras.
- Os pré-reformadores: John Wycliffe, John Hus e Jerônimo Savonarola.
- O reformador: Martinho Lutero.
*Obs: Também houve outros homens neste tempo, que foram ferramentas nas mãos de Deus para abençoar sua igreja, como: Úrico Zuínglio, Guilherme Farel, Felipe Melanchton e João Calvino.