A Pérola de Grande Preço.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
A Pérola de Grande Preço.
A vida humana é regida por valores, as coisas que mais atribuímos valor são aquelas que dirigem nossas histórias e nossas escolhas. Acontece que o mundo tem distorcido o valor de tudo, na verdade podemos dizer que os valores estão invertidos, e vivendo assim temos valorizado coisas passageiras em detrimento as eternas.
Mateus, no capítulo 13, registrou uma série de sete parábolas. As quatro primeiras parábolas (O Semeador, O Joio, A Semente de Mostarda e O Fermento) foram pronunciadas para a multidão (Mt 13:1,2,36), quando Jesus, em um barco, ensinava muitos pessoas na praia. As três últimas (O Tesouro Escondido, A Pérola Grande Valor e A Rede) foram pronunciadas apenas aos discípulos.
“A parábola do negociante que buscava boas pérolas, tem significação dupla: aplica-se não somente aos homens que procuram o reino dos Céus, como também a Cristo, que procura Sua herança perdida.
Cristo, o Negociante celestial que busca boas pérolas, viu na humanidade perdida a pérola de preço. Viu as possibilidades de redenção no homem pervertido e arruinado pelo pecado. Corações que têm sido o campo de combate com Satanás, e foram salvos pelo poder do amor, são mais preciosos ao Salvador do que aqueles que jamais caíram. Deus contemplou a humanidade não como desprezível e indigna; contemplou-a em Cristo, viu-a como se podia tornar pelo amor redentor.” PJ 119.
Vamos começar olhando do alto da visão de Deus.
I. O valor do pecador para o reino de Deus
1. Ele procura o pecador (toma a iniciativa)
Ele faz isso porque amam seus filhos e deseja que seus filhos estejam perto dele e isso serve para todos os seres humanos sejam eles bons ou maus. Ele nos ama e teve a iniciativa por amor de procurar,Ele não procura só nós que estamos aqui na igreja, Não, pelo contrário, Ele está à procura daqueles que estão afundados nas drogas, nos presídios, assassinos, ladrões, estupradores e assim por diante.
2. Ele enxerga o valor do pecador.
Mesmo afundados em nossos pecados e vivendo as vezes como se Deus não existisse, mesmo em nossos traumas e medos Ele nos enxerga como preciosos. (ilustração) Me pergunto as vezes “o que Ele viu em mim” eu me conheço, você se conhece. Mesmo assim Ele me vê como tendo grande valor, afinal uma pérola, um diamante, uma pepita de ouro não perdem seu valor quando está lançado no lixo ou na escuridão.
3. Ele deu tudo que tem pelo pecador.
Ele não se doou parcialmente por nós, não, Ele derramou o melhor do céu por amor a nós, Ele assumiu a natureza humana por nós, ele viveu como humano por nós, deu sua vida para, derramou seu sangue para que cada pecador pudesse ser “comprado”, Fil 2:5-8.
4. Ele se torna dono do pecador.
Ele compra para si os pecadores, ou seja, Ele agora deve assumir o senhorio de nossas vidas, não temos o direito de viver como queremos, pelo contrário, devemos viver uma vida que glorifique a Deus. Receio que grande parte daqueles que vivem em nossas igrejas não entenderam isso ainda, professam ter aceitado Jesus como seu salvador, mas não como Senhor se suas vidas. Querem desfrutar dos benefícios de ser filho de Deus, mas não aceitam que Deus dirija suas vidas, querem só os bônus e não os ônus. Paulo exemplifica isso em 2 Cor 5:15 e 17 e 1 Cor 6:20.
Agora que entendemos o valor do pecador para Deus isso deve ter implicações em nossas vidas, se o nosso Deus procura o pecador, enxerga o valor do pecador, dá tudo pelo pecador pagando um alto preço por ele, então nós que já entregamos nossas vidas e somos agentes de Deus nessa terra temos que viver sobre essa perspectiva de Deus, sendo assim temos que manifestar esse Deus em nossas vidas, como: dando valor ao pecador, saindo em busca do pecador e pagando um preço para que esse pecador conheça a Deus e o aceite como seu Senhor e viva na presença de Deus, ou seja, buscarmos as pérolas de grande valor para Deus que estão perdidas na sujeira do pecado.
II. O valor do reino de Deus para o pecador
Agora vamos mudar os personagens, vamos olhar de baixo para cima do prisma do ser humano, o viés agora é demonstrar a necessidade do pecador.
1. A busca do homem.
É verdade que nos seres humanos estamos em buscar por algo, seja paz, satisfação, felicidade, ou algo que traga plenitude ao seu coração, o ser humano é um negociante em busca de algo, buscamos esse “algo” em um grande amor, drogas, diversão, profissão, conforto, posição social ou eclesiástica, fama, likes ou outras coisas qualquer, muitos estão dando tudo que tem nessa busca, na verdade o mundo tem produzido muitas “pérolas” para que dediquemos tempo em buscar algo que só podemos encontrar em Cristo. E buscando aqui embaixo o que só pode ser fornecido pelo céu as pessoas vivem de forma vazia e noma vida sem sentido
2. A necessidade do homem.
A verdade é que o que dá sentido à vida humana e buscar a única pérola de grande valor, a salvação que nos é dada por meio de Cristo. Como a pérola é formada? Sofrimento, dor, foi assim que Cristo forjou a pérola, Isaias 53. Aquilo que trará completude para os ser humano está fora dele é algo não produzido por ele ou pelo mundo, mas é algo que foi produzido pelo Senhor. A pérola de grande preço é a salvação plena em Cristo. Nós precisamos dessa pérola.
3. O encontro do homem com a pérola.
Por mais que a salvação é pela graça ela custa tudo de nós, nossa entrega deve ser total, deve haver renúncia, abnegação, “vender tudo e compra a pérola”.
Atribuímos valor a coisas temporais, trocamos eternidade por segundos de satisfação terrena e não valorizamos como deveríamos a grande salvação que nos é ofertada. Perdemos a pérola que Deus nos oferecer pelas “pérolas” humanas. Quando entendemos que o que mais precisamos e da salvação, quando entendemos que o bem mais precioso, mais valoroso que buscamos é nos dado de graça por Cristo, não há outra atitude a ser tomada a não ser “vender tudo” ou seja deixar para trás todas as outras coisas para apegarmos a única coisa que dará sentido a nossa existência. Tudo mais perde seu valor, seu brilho seu sentido. O resto para a ser resto. Fil 3:7,8
“O evangelho de Cristo é uma bênção que todos podem possuir. Os mais pobres tanto como os mais ricos estão em condições de adquirir a salvação; pois soma alguma de riquezas terrenas pode assegurá-la. É obtida pela obediência voluntária, entregando-nos a Cristo como Sua propriedade adquirida” PJ 117
Conclusão:
Poderíamos tirar muitas outras lições dessa pequena parábola, entretanto quero deixar duas lições finais;
1. Se você já serve ao Senhor, ou seja, já teve seu encontro com a perola vivam toda a paixão que o Senhor tem pelas perolas dele aqui na terra, dando valor ao pecador, saindo em busca do pecador e pagando um preço para que esse pecador conheça a Deus. Vivam fazendo o que faz, buscando perolas.
2. Se você entrou aqui hoje sem rumo, sem salvação, sem sentido para sua vida, se você continua buscando “perolas”, vendendo, comprando, negociando, sendo enganados com as “perolas” que o mundo tem produzido, gastando seus recursos e sua vida nessa busca. Talvez você seja até religioso, mas sabe que ainda não se entregou completamente e não vendeu tudo para comprar a única perola que dará sentido a sua vida
Tenho um recado para você. Pare de buscar você encontrou a perola de grande valor que é a salvação completa em Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more