CHAMADOS PARA SEMEAR

Série expositiva de Lucas   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

O texto nos chama atenção para o trabalho do semeador da palavra de Deus. Aqueles que são chamados à proclamação da Palavra devem conhecer qual o seu público, os corações que os esperam. Além disso, precisam saber que a semente a ser lançada, deve ser nada mais, nada menos que a palavra de Deus. Por fim, o semeador sai a semear, porque sabe que haverá frutos de sua semeadura. Deus em sua infinita graça nos chama a proclamar o evangelho porque Ele tem o seus eleitos, e o nosso único objetivo é justamente o de anunciar a palavra para a salvação dos eleitos.

Notes
Transcript
Lucas 8.4–15 (NAA)
Quando uma grande multidão se reuniu e pessoas de todas as cidades vieram até Jesus, ele disse por parábola:
— Um semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra parte caiu sobre a pedra e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e os espinhos, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cem por um.
Dizendo isto, Jesus clamou:
— Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Então os discípulos de Jesus lhe perguntaram o que significava essa parábola. Jesus respondeu:
— A vocês é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos demais fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam.
— Este é o significado da parábola: a semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que a ouviram; depois vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não acontecer que, crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria. Estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A parte que caiu entre espinhos, estes são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A parte que caiu na terra boa, estes são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

INTRODUÇÃO:

Falar sobre as plantações. Os trabalhadores rurais que semeiam e que vivem na expectativa da colheita.
Citar o contexto de café. As geadas que atrapalham a boa colheita, os pés de café que morrem e as sementes que não brotam…
Qualquer produtor rural, sabe que terá grandes desafios, o trabalho será árduo, mas mesmo assim, se mantem esperançoso na certeza de que haverá frutos da semeadura, haverá colheita.

ELUCIDAÇÃO:

A passagem em que lemos narra sobre um semeador que saiu ao trabalho. Esta é uma parábola contada por Jesus. Este estilo de ensino era muito comum no ministério de Jesus, Ele falava por parábolas.
O que é uma parábola? É uma comparação, uma maneira de trazer verdades profundas com uma linguagem simples e muitas vezes usando elementos da natureza e cotidiano das pessoas.
Na parábola do semeador, por exemplo, vemos Jesus usando algo que era muito comum para o cotidiano daquelas pessoas. O trabalhador que semeava.
Mas, com quem Jesus comparando este semeador? Jesus conta essa parábola para revelar como será a vida da igreja, do povo de Deus ao proclamar a Palavra do Senhor Jesus.
Meus irmãos, somos CHAMADOS PARA SEMEAR. O Senhor Jesus nos comissiona para que possamos ir ao mundo e para que demos bons frutos.

TEMA: CHAMADOS PARA SEMEAR

Quais são as lições que precisamos saber acerca desse chamado?

1 - É um trabalho árduo - Público - vs: 12,13,14

Cristo nos chamou para pregar o evangelho. No entanto, muitas pessoas não nos darão ouvidos. Os solos retratados nessa passagem revelam os corações das pessoas...
Nós não conhecemos os corações das pessoas.
v. 12 - Os filhos das trevas. Os incrédulos. Você já teve a oportunidade de pregar para uma pessoa assim? Existem pessoas que nós vamos pregar, falar, e ela não darão ouvidos.
v. 13 - Por outro lado, existem os amigos do evangelho. Sabe aquelas pessoas que gosta de ouvir, gosta de vir a igreja, mas não tem raiz. São os “fogo de palha.” Eles existem, estão por aí. Eles têm uma crença momentânea.
v. 14 - Jesus apresenta ainda os corações que se preocupam mais com as riquezas desta terra. Sabe aquela pessoa que não quer largar tudo por Jesus? Ela se importa mais com seus bens, com sua fama, com seu próprio ego do que com a vida diante de Jesus.
Em tudo isso, porém, meus irmãos, vemos o quanto é difícil. O quanto é árduo falar de Jesus para as pessoas. Mas, devemos nos lembrar, que mesmo diante de corações tão duros, não podemos desanimar. Isaías pregaria, por muito tempo, mas os corações não seriam transformados. O próprio Senhor Jesus, muitas vezes foi rejeitado, e as pessoas o procuravam por interesses. Com uma crença momentânea. Não podemos desistir!

2 - Devemos semear a Palavra de Deus - Mensagem - vs: 11

Temos visto muitos movimentos crescerem assustadoramente. Muitos pregadores semeiam um falso evangelho, totalmente baseado em suas perspectivas. A mensagem da cruz tem sido escanteada, colocada de lado. Enquanto isso, cresce o número de falsos mestres e falsos profetas...
Precisamos voltar à proclamação nua e crua do Evangelho e da Palavra de Deus. Ainda que o nosso tempo mude, ainda que a modernidade avance em nosso tempo, a palavra de Deus é a única semente que pode transformar vidas.
Paulo escrevendo a Timóteo diz a Ele que ele deveria pregar a Palavra:
2 Timóteo 4:
peço a você com insistência 2que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. 3Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. 4Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
O objeto da nossa semeadura, da nossa pregação deve ser a Palavra de Deus. Não outra coisa qualquer.

3 - Existem corações sedentos - Justificativa - vs:10,15

O Senhor Jesus diz que os seus discípulos conhecem os ministérios de Deus. Na verdade, irmãos, a construção aí é muito interessante. No verso 10 o Senhor Jesus explica o porque Ele fala por parábolas. E ele então, diz que aos discípulos é “DADO A CONHECER”. A ação aí é passiva, alguém revela nos corações desses discípulos os ministérios de Deus. Isso é ação EXCLUSIVA DO ESPÍRITO SANTO.
É por isso que em todas as Escrituras vemos a verdade clara de que Deus tem os seus eleitos. E os Eleitos de Deus haverão de receber a Palavra, e frutificar com perseverança.
JOÃO 10.27-28
27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Nós sabemos quem são os eleitos de Deus, por isso, devemos semear. Devemos anunciar a todas as pessoas que Cristo Jesus é o único e suficiente salvador.
Ele tem os seus eleitos nesta cidade! E por isso, você deve continuar semeando. Ele tem eleitos no meio de sua família, por isso, fale do evangelho e da palavra de Deus aos seus parentes. Ele tem eleitos no meio de seus amigos e colegas de trabalho, portanto, pregue Jesus!

CONCLUSÃO:

Como anda o seu coração? A qual solo narrada nessa parábola você mais se identifica?
Você é um solo fértil, verdadeiramente transformado por Jesus, ou um solo infértil que serve a Cristo por conveniência, tem uma crença momentânea?
INFÉRTIL: Creia no Senhor e viva para Ele todos os dias de sua vida.
FÉRTIL: Saia da zona de conforto! Comece a Semear a palavra de Deus. Foi para isso que você foi chamado.

APLICAÇÕES FINAIS:

Ler Mateus 28.18-20
Related Media
See more
Related Sermons
See more