(Rm 8:28-30) A Corrente de Ouro da Salvação

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
Romanos 8.28–29 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
De Antemão Conheceu. (Presciência) Alguém pode pensar, como a maioria dos evanélicos hoje, que Deus escolheu uma pessoa porque ele sabia que ela ia crer. Ele previu a fé dela, por isso ele decidiu eleger, escolher ela. Isso está errado. Deus não escolheu o seu povo porque ele previu que eles iriam crer nele. Se fosse assim, então a escolha de Deus seria baseada no mérito humano, seria salvação pelas obras. A Bíblia, o próprio apóstolo Paulo diz que a fé é um dom de Deus, e as obras também. E na verdade toda a salvação.
Efésios 2.8–10 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
Então esse conhecimento prévio de Deus, quando Paulo diz que Deus “conheceu de antemão”, ou seja, que Deus conheceu os crentes antes da fundação do mundo, mesmo antes da gente existir, esse conhecer é muito mais do que prever. Não conhecer as obras da pessoa, ou a fé da pessoa, mas a própria pessoa. Esse conhecer anterior de Deus é algo mais íntimo. Esse conhecer de antemão tem a ver com amor, escolha incondicional. Significa que Deus nos amou antes de a gente nascer.
Jeremias 1.5 “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”
João 10.14 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,”
João 10.28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
2Timóteo 2.19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem.
Então esse conhecer é a sua eleição incondicional, na eternidade, antes da criação. Esse é o primeiro elo da corrente da salvação.
Predestinou. O conhecimento prévio de Deus, a sua presciência, é inseparável da predestinação. O fato de ele saber antes, é porque ele determinou que as coisas fossem daquele jeito. E aqueles que ele conheceu de antemão, ou seja, amou e escolheu antes de sermos criados, a esses Deus predestinou para salvação. A predestinação trata do propósito pra o qual a gente foi escolhido. Nós escolhecemos Jesus, porque ele nos escolheu promeiro. E nós escolhecemos porque ele nos predestinou para escolhe-lo.
Atos dos Apóstolos 13.48 “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”
O propósito é ser conformado à imagem e semlhança de Jesus. Quer dizer que nós fomos escolhidos para sermos como Jesus, parecidos com Ele. A predestinação é o segundo elo da correte de ouro da salvação.
Conformes. Essa conformidade, ser transformado, é um processo que acontece agora, depois que a gente é criado. Então a gente sai da eternidade, onde Deus escolheu e predestinou, e a gente entre agora no tempo. Aqui, nós somos conformados, ou seja, a gente é feito parecido com Jesus, através da santificação. A santificação, que é resultado da predestinação, foi pra isso que os crentes foram predestinados, é o terceiro elo da corrente.
Perceba que tudo na nossa salvação é obra de Deus: a eleição, a predestinação, e também a santificação.
2Coríntios 3.18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
Paulo ta dizendo que Deus, pelo Espírito, está nos fazendo a imagem e semelhança de Jesus. Até que um dia, finalmente, a gente seja totalemente tranformado, incluindo o nosso corpo. Esse é o último elo da corrente que a gente vai ver depois. Então veja como a nossa santificação está intimamente relacionado à nossa salvação, à nossa eleição.
2Tessalonicenses 2.13 “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,”
Efésios 1.4–5 “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”
Romanos 8.30 “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”
Chamou. Os que foram escolhidos e predestinados pra salvação, são chamados por Deus com uma chamada eficaz. Quer dizer que se você foi escolhido por Deus e ele chamou você, é impossível você dizer não. É aqui que a gente começa a enteder como algumas pessoas recusam Jesus, e outras tão improváveis aceitam Jesus. Se você tiver o mínimo de verdadeira humildade divina, você deve se perguntar: como eu pude aceitar Jesus? Como eu, logo eu, pude amar Jesus, e quer viver pra Jesus, e largar tanta coisa por ele? E se você crente você sabe qual é a resposta. A resposta não será: porque eu sou muito inteligente, muito sábio, muito esperto, e eu achei melhor ir por esse caminho. Eu porque eu não tinha mais nada na vida e só me restava virar crente. Se você é crente você sabe que a resposta pra você ter aceitado Jesus no seu coração e ter seguido Jesus, é porque ele amou você. Ele chamou você e você ouviu a voz dele. Não isso que ele diz:
João 8.47 “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.”
João 6.37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6.39–40 “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6.44–45 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.”
Deus chamou você e você ouviu porque Ele quis. Porque ele escolheu você. Se não fosse assim, você nunca teria ouvido o chamado dele.
João 10.3–4 “Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;”
João 10.14 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,”
Quando um crente escuta a pregação do evangelho, aquilo toca o seu coração de um modo diferente. Não é so emocionalismo. Ta cheio de gente na igreja que se emociona, que chora, não é só isso. É algo mais real, mais transformador. O chamado de Deus tem duas parte. Uma externa e outra interna. Todos que ouvem a pregação são chamado externamente, mas só os escolhidos são chamados internamente.
CFW 10.1:Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só estes, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, tirando-os daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação, em Jesus Cristo. Isso ele faz iluminando espiritualmente o entendimento deles, a fim de que compreendam as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes o coração de pedra e dando-lhes coração de carne, renovando as suas vontades e determinando-as, pela sua onipotência, para aquilo que é bom, e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo.
Esse é o quarto elo da corrente de ouro da salvação.
Justificou. Quando a pessoa é chamada pela pregação da Palavra, Deus cria nela a fé. A Palavra de Deus diz que a fé vem pelo ouvir da pregação da palavra de Cristo (Romanos 10.17). Quando a pessoa crê em Jesus ela é justificada de seus pecados. Seus pecados são perdoados. Ela toma posse dos frutos da salvação obtidos pela cruz. Toda sua cupa é anulada no momento em que ela crê. E ela é revestida de uma nova roupa, uma roupa limpa, de justiça, a justiça de Cristo. Ela coberta e purificada pelo sangue de Jesus. E uma vez justifica ela é introduzida na família de Deus, se agora filha de Deus. Isso é a justificação. É o quinto elo da corrente de ouro da salvação. Então, essa pessoa chamada e justificada vai sendo transformada, como nós vimos, até se totalmente transformada, na volta de Jesus. Aí vem o último elo da corrente. A...
Glorificou. O fato de o verbo estar no passado, “glorificou”, algo que ainda vai acontecer, é por causa da certeza de que isso vai acontecer. Se você é um filho escolhido de Deus, chamado e justificado, que está sendo santificado, você pode ter tanta certeza que vai ser transformado no céu, que você pode ouvir Paulo dizer: “glorificou”.
Quando Jesus voltar, o veremos e então seremos como ele:
1João 3.2 “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.”
Colossenses 3.4 “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”
Filipenses 3.21 “o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”
Daniel 12.3 “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.”
APLICAÇÃO
Examine-se a si mesmo. Essas verdades marabilhosas, que muitos rejeitam, ao contrário do que as pessoas dizem, elas não fazem a gente relaxar e dizer: “ah, se eu sou predestinado, então não preciso me preocupar”. Pelo contrário, elas trazem a obrigação de a gente se examinar pra saber se existem evidências que nós somos escolhidos de Deus. O Apóstolo Paulo diz: 2Coríntios 13.5 “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” E Pedro diz: 2Pedro 1.10 “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” A doutrina da eleição e da predestinação devem fazer a gente ser mais diligentes, mais vigilantes quanto a nossa caminhada. Devemos sempre buscar confirmar a nossa eleição e chamado. O autoexame mostra que isso é possível, é possível saber se fomos realmente chamados por Deus. Podemos saber através dos frutos internos do Espírito Santo. Olhando pra o seu coração, o que você vê? Por exemplo, Jesus ensina que os bem aventurados são aqueles que são humildes de espírito, aquele são puros de coração, aqueles tem fome e sede de justiça, da justiça de Cristo, aqueles que são mansos de coração. Olhe pra dentro de você. Você é um crente? Talvez perceber, talvez você esteja passando por um momento ruim, mas existe um frupo, uma marca, uma evidência do chamado, da eleição, que todo crente verdadeiro possui. É a fome pode Jesus. O quanto você deseja Jesus? O quanto você quer ele? Quer agradar a ele… falar com ele… ve-lo… andar com ele… imita-lo?… O quanto você ama Jesus? O quanto você anseia pela sua vinda?…
Tenha certeza da sua salvação. Essas doutrinas que eu ensinei pra vocês hoje mostram que nós não apenas podemos ter certeza de que somos um filho de Deus, mas que a gente deve ter certeza. A Igreja católica romana, e a maioria das igrejas evangélicas infelizmente, não nos dão essa certeza. Se uma pessoa está desesperado, sem saber se é um filho Deus ou não, ela fica se perguntando se ela perdeu a salvação dele, ou se ela é uma eleita, essa corrente de ouro nos ajuda a consolar o coração de uma pessoa que se encontra nesse estado, se ela for crente. Veja, a corrente da salvação é inquebrável, nada pode separar esses elos. Então, uma pessoa se pergunta se ela é elita, mas ela não tem acesso ao primeiro elo da corrente, porque o primeiro elo, o elo da eleição, ta lá na eternidade, antes de eu ter sido criado. E o último o elo, o elo da glorificação ainda vai acontecer, eu não posso alcançá-lo. Mas tem um elo no meio, que eu tenho acesso agora, que é o elo da santificação. Se eu puder perceber que essa santificação, essa mudança de vida que eu tive é real, então eu posso ter certeza da minha salvação, porque se consigo agarrar o elo do meio da corrente, então eu tenho toda a corrente pra mim. Então eu posso descansar. Por isso a importância de estar sempre de consciência limpa, vivendo para agradar a Deus. Assim. você nunca vai duvidar da sua salvação. Veja tudo o que Cristo fez por você, crente. Ele te escolheu, ele te predestinou, ele te chamou, ele morreu por você com um sacrifício perfeito, eficaz, de uma ver por todas. Ele subiu pra o céu e intercede por você. Ele enviou o Espírito Santa pra morar em você, e pra também interceder em você e te sustentar nas suas fraquezas. Ele fez promessas, e ele não mente, de que jamais te lançaria fora, e de que ninguem poderá te arrebatar das mãos dele. Não duvide desse amor. Creia e descanse. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more