LUTE PELA SUA FAMÍLIA
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Era comum no antigo Oriente Próximo os credores escravizarem os filhos dos devedores que não podiam pagar. A Lei Mosaica também permitiu esta prática ( Êxodo 21:2-4 , Levítico 25:39 ). Contudo, a servidão em Israel terminaria no Ano do Jubileu.
Deus providenciou milagrosamente as terríveis necessidades desta viúva que colocou Deus em primeiro lugar, em contraste com a maioria que não o fez em Israel (cf. Mateus 6:33 ).
A milagrosa multiplicação do azeite por Deus simbolizou a adequação do Espírito de Deus para fornecer tudo o que a viúva precisava. Isto parece claro pelo significado do óleo em outras partes das Escrituras. É um símbolo do Espírito Santo (cf. Levítico 8; 1 Samuel 10:1 ; 1 Samuel 16:13 ; Lucas 11:13 ; et al.).
Na multiplicação do pote de azeite da viúva, temos outra ilustração da obra do Espírito. Novamente, é uma lição de esvaziamento. A viúva pobre não tinha nada em casa para saldar sua dívida, exceto um pote de azeite. Também temos uma dívida que não podemos pagar. Somos devedores para viver segundo o Espírito [ Romanos 8:12 , 13 ], somos devedores para amar uns aos outros [ Romanos 13:8 ], somos devedores para levar o Evangelho tanto ao grego quanto ao bárbaro, tanto ao sábio e aos insensatos [ Romanos 1:14 ]. Nada de nossa natureza carnal pode servir para saldar a dívida. Somente o óleo – o Espírito Santo – terá valor. Mas à medida que com fé começamos, a pedido de Deus, a despejá-lo nos vasos vazios que nos rodeiam, descobriremos que Seu suprimento é inesgotável e que o único limite é a medida de nossa expectativa. ''Vá e pague a sua dívida e viva do resto.'' O poder do Espírito é suficiente tanto para a vida quanto para o serviço.
1. A NEGLIGÊNCIA DENTRO DO LAR V.1
Um homem, da escola de profetas, morre e deixa sua família com dívidas.
Provavelmente, esse homem padeceu por não receber nenhum provimento, visto que Acabe alimentava somente as mesas dos profetas de baal.
A viuva recorre a Eliseu, pois os credores estavam na porta dela, cobrando a divida de seu marido. Temos portanto, uma grande lição espiritual:
Não podemos negligenciar o alimento espiritual de nossos filhos
Não podemos “cuidar das coisas do Senhor” e esquecer da nossa casa
Os puritanos e o culto no lar
“Crisóstomo escreveu que cada casa deveria ser uma igreja e cada chefe de família deveria ser um pastor, lembrando-se que deve prestar contas por cada um de seus filhos.
Como os puritanos viam o culto no lar?
Os puritanos diziam que é no lar que nossa vida espiritual prospera ou fracassa. Nós não somos aquilo que mostramos ser na igreja, mas em casa. As pessoas da igreja conhecem aquilo que desejamos mostrar, mas as do nosso lar conhecem não só as que desejamos mostrar, mas também aquelas que fazemos de tudo para ocultar.
“Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração.” (Salmos 101:2)
Essa integridade não é a perfeição sem pecado, mas a piedade sincera. Jonh Trapp escreveu sobre essa integridade: “segui os hipócritas até suas casas e lá vereis o que são”. Os puritanos diziam que, além do próprio Deus, os únicos que conhecem o verdadeiro caráter e piedade de uma pessoa são as pessoas que moram com ela, em sua casa.
Se um homem for verdadeiramente santo, mostrará isso dentro do seu lar. Se ele não consegue agir na igreja da mesma maneira que age em casa, com a sua esposa e filhos, ele é um hipócrita, não importa a função que ocupa na igreja. Os puritanos, mais uma vez, diziam que, se as famílias forem doentes espirituais, a igreja não será saudável. Quando nosso bom Deus quer avivar uma nação, povo ou igreja, Ele começa fazendo isso por meio das famílias.
No início Deus não apareceu para todo Israel, mas apenas para Abraão e sua família, por isso que os puritanos viam que a falta de culto no lar era uma evidência que o cabeça daquela família ainda não era convertido. Thomas Manton escreveu que “a religião surgiu primeiro na família, e ali o Diabo procura esmagá-la”. Os puritanos diziam que as famílias dos patriarcas eram toda a igreja que Deus tinha no mundo por algum tempo, e que foi por isso que, quando Caim saiu da família de Adão, a Bíblia diz que ele saiu da presença do Senhor.
“Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.” (Gênesis 4:14)
Se a sua casa for também a casa de Cristo, ali será um lugar de comunhão com Ele. Não importa o que você tem em casa, se não tiver Cristo, não tem o que a sua família precisa para ser feliz. Como tenho dito sempre, uma casa sem Cristo é a hospedagem de satanás, de maneira que é menos perigoso ver uma casa sem teto do que sem Cristo. Thomas Brooks, outro puritano, disse certa vez:
Uma família sem oração é como uma casa sem telhado, aberta e exposta e todas as tempestades do céu.
Oliver Heywood escreveu:
Assim como o santo Jacó, o famoso patriarca foi um profeta para instruir a família na religião verdadeira e um rei para governá-la em nome de Deus, da mesma maneira o homem puritano, que representa a família como sacerdote do lar, deve erguer o altar e oferecer sacrifício de adoração junto com a sua família.
Os puritanos diziam que até mesmo o homem mais pobre, deve ser o profeta, sacerdote e rei do próprio lar. Aqueles que amam o Senhor Deus, devem fazer de tudo o que puderem para que seus filhos amem ao Senhor mais do que eles.
Oração; louvor; leitura das Escrituras; catequese; admoestação e censura.
2. NOSSOS FILHOS SE TORNARÃO ESCRAVOS v. 1
Se não instruírmos nossos filhos, eles continuarão escravos do pecado
Não é papel da igreja educar filho, é papel dos pais
Estamos perdendo nossos filhos pra nós mesmo
3. O QUE DEVO FAZER?
COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR v.1
Clame por Deus
“não me resta mais nada, a não ser orar...”
USE OS RECURSOS QUE VOCÊ TEM v.2
O azeite era um artifício usado para cozinhar, para se perfumar, para clarear entre outras funções. Tinha valor no mercado.
Deus usa as pequenas coisas, para fazer muito
multiplicação dos pães, por exemplo.
OUÇA A VOZ DE DEUS v.3
Faça conforme Deus manda v.3-5
Deuteronômio 6.7 “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Não se contente com pouco “não poucas”
Nosso Deus é superlativo; de abundância.
ORAR v.4
HÁ BATALHAS QUE SÃO VENCIDAS DENTRO DO SEU LAR
Deite azeite dentro das vasilhas em sua casa
APRESENTAR A VIDA ESPIRITUAL AOS FILHOS v. 5-6
NOSSOS FILHOS PRECISAM VER OS POTES CHEIOS DENTRO DE NOSSA CASA
Nossos filhos precisam participar da nossa vida espiritual
Eles também precisam ser cheios do Espírito Santo
ABRIR ESPAÇO PARA A ABUNDÂNCIA DE DEUS EM SUA VIDA V.6
Enquanto houvesse vasilhas, o óleo encheria
Talvez, o que tem impedido Deus agir em sua família é não buscar por mais potes
“Se ela pedisse poucas vasilhas emprestadas, teria pouco óleo; se ela pedisse muitas vassilhas emprestadas, todas elas deveriam estar cheias e ela teria muito óleo. Ela mesma deveria medir o que deveria ter; e acredito que você e eu, no que diz respeito às bênçãos espirituais de Deus, temos mais a ver com a medição de nossas misericórdias do que pensamos. Tornamos pequenas as nossas bênçãos, porque as nossas orações são pequenas.” (Spurgeon)
É preciso agir
Busque mais vasilhas com uma vida de oração, jejum, meditação na palavra de Deus
Não se contente em ser um crente 30 se pode ser 100 por 1
É preciso ser exemplo para nossos filhos
4. PRECISAMOS COMPARTILHAR AS BENÇAOS DE DEUS v.7
Precisamos buscar Deus com um coração grato
A simples obediência à sua Palavra pode transformar nossas vidas
Precisamos entender que nossa dívida está paga, não por nossos próprios recursos, mas pelo recurso que Deus provél para nós: Seu Filho morta na cruz pelos nossos pecados e pelos pecados de nossa família.
CONCLUSÃO
Não desista da sua família
Lute pela sua família