A PROMESSA DO ESPIRITO SANTO

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Texto base:
Jo 14.16-31
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. 19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. 20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. 22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. 28 Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. 30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; 31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
Contexto
- As ultimas lições, ensinos e promessas do nosso Senhor Jesus são um grande direcionamento para onde temos que observar durante o curso de nossa vida aqui na terra, assim como nos encoraja sabendo que Jesus nos amou até o fim.
Princípios espirituais
O serviço e a humildade - Cap. 13
A Pratica do Amor - Cap. 13
A esperança do Céu - Cap. 14
O obra do Espirito Santo - Cap. 14. 16 a 31
A suficiência do Jesus - Cap. 15
E a proteção de Jesus - Cap. 17

1. O CONSOLADOR CERTAMENTE VIRÁ

João 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

1.1 - A promessa do Espirito - Oração de Jesus

- Visto que Jesus acabara de usar o verbo pedir ao falar das orações dos discípulos, e, agora, muda para o verbo solicitar quando está pensando em sua própria oração em benefício deles, é óbvio que a mudança nos verbos foi intencional. Os discípulos não estão no mesmo nível do Filho Unigênito de Deus. Eles devem implorar, mas ele tem o direito de solicitar em termos de igualdade.
A solicitação de Jesus
João 11.41–42 “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.”

1.2 - Outro consolador

- A passagem indica claramente que o Espírito Santo não é meramente um poder, mas uma pessoa, da mesma forma que o Pai e o Filho. Ele é outro Auxiliador, não um Auxiliador diferente. A palavra outro indica alguém como eu mesmo, que me substituirá, fará meu trabalho.
Espirito Santo como pessoa
Atribuições pessoais (Decisão e vontade)
Atos dos Apóstolos 15.28 “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:”
Romanos 8.26 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”
1Coríntios 12.11 “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
1Timóteo 4.1 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”
Atribuições divinas
1Coríntios 2.10 “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”
Hebreus 10.15–16 “E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,”

1.3 - O ministério do Consolador

João 14.16 “...a fim de que esteja para sempre convosco,”
Eterno e garantidor
Efésios 1.13–14 “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

2. O CONSOLADOR ESTARÁ PARA SEMPRE CONVOSCO

João 14.17 “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

2.1 - A presença do Espirito Santo

João 14.17b “... vós o conheceis porque ele habita convosco e estará em vós.”
Progressão da promessa
O Pai lhes dará outro Auxiliador. 16
O conhecerão porque ele habitará ao lado de vocês 17
O estará dentro de vocês 17
- Portanto, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo viria habitar no meio de, ao lado de, e dentro dos discípulos. Ele entraria pessoalmente na igreja, que se tornaria seu templo, seu lugar de habitação permanente

2.2 - O retorno da presença (Real do Senhor)

João 14.18–19Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.”
- O que Jesus quer dizer é o seguinte: “Minha partida não será como a de um pai cujos filhos ficam órfãos quando ele morre. No Espírito, eu mesmo estarei voltando para vocês”. O Espírito revela o Cristo, o glorifica, aplica seus méritos ao coração dos crentes, torna seus ensinamentos efetivos na vida deles. Portanto, quando o Espírito é derramado, Cristo verdadeiramente retorna.
O retorno do Senhor Jesus
Romanos 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
Romanos 6.3–4 “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
1Coríntios 2.15–16 “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
O presença de Jesus pelo Espirito
João 14.19 “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
- A conotação dessa frase é climática: o por um pouco está encolhendo cada vez mais:
Por um pouco
João 7.33 “Disse-lhes Jesus: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.”
João 12.35 “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”
João 13.33 “Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir.”
- Não é agora mais meio ano nem mesmo uns poucos dias. É a noite entre quinta-feira e sexta-feira. Na sexta-feira, Jesus morrerá na cruz. Depois disso, o mundo κόσμος definido pelo próprio Jesus no versículo 24 como se referindo àqueles que não o amam, não mais o verá. Nem mesmo fisicamente eles o poderão observar.

2.3 - A intima relação (Pai, Filho, Espirito e nós)

João 14.20 “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” (através do Espirito)
Unidade espiritual e ética
- Tão estreita é a relação entre Cristo e os crentes que, enquanto ele é a videira, eles são os ramos. Ele é o pastor, eles, as ovelhas; eles são os membros do corpo do qual ele é a cabeça
A videira
João 15.1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.”
João 15.5–6 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.”
O pastor
João 10.14–15Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.”
O corpo
1Coríntios 12.27 “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.”

2.4 - A morada de Deus

Ilustração do hotel e da casa
João 14.21–23 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
O amor a Cristo e seu ensino preparará para a ação do Espirito em nossa vida
João 14.21 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”
À parte do Espírito, não é possível guardar os preceitos;
É a evidencia que amamos a Jesus;
Quando estamos guardando os preceitos de Jesus, o Espirito nos controlará;
O santuário de Deus
João 14.23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”
1Coríntios 6.19 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Há grande benção e responsabilidade na realidade da morada de Deus em nossas vidas

3. O CONSOLADOR ENSINÁ TODA AS COISA

João 14.25–26 “Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”

3.1 - O ministério de ensino do Espirito

João 14.26 “esse vos ensinará todas as coisas...”
O ministério na conversão movendo o coração para a fé
João 16.7–11 “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”
Nos ensinará sobre os poderes da obra de Cristo em nossas vidas
Romanos 8.11 “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

3.2 - O ministério de auxilio do Espirito

João 14.26 “...vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
A santificação
Gálatas 5.16–17 “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
O desenvolvimento da Espiritualidade
Efésios 3.16–17 “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,”

4 . O CONSOLADOR NOS DARÁ A PAZ

João 14.27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Conexão com o inicio do Cap.
João 14.1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”

4.1 - A Paz do Espirito

A paz com Deus
João 14.27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...;
A paz de Deus
João 14.27 ...Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more