A nova vida com Cristo

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

O cristão vive uma nova vida com o Senhor Jesus, por isso é necessário buscar as coisas eternas.

Transição

Veremos três razões para buscarmos as coisas do alto.

Desenvolvimento

1ª O cristão foi unido a Cristo (v. 1-2)

Deus por meio da sua graça uniu o pecador a Cristo, quando ele foi convertido. Porque Jesus Cristo morreu na cruz para dar vida ao pecador. Diante disso, o texto deixa duas ordens para o cristão que foi unido a Jesus:

1ª Procurar as coisas do alto (v. 1)

1 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Da mesma forma que Jesus foi ressuscitado, os cristãos participaram espiritualmente com Ele.
Romanos 6.3–4 NVI
3 Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? 4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Paulo está dizendo que os irmãos foram vivificados em Cristo no momento da conversão, ou seja, agora eles estão unidos em Jesus Cristo, por meio de sua morte na cruz do calvário e sua ressurreição. Com o propósito de fazer com que o pecador entenda a verdade do evangelho.
Colossenses 2.13–14 NVI
13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
O pecador que foi unido a Jesus é uma nova criatura, ou seja, é uma nova pessoa espiritualmente.
2Coríntios 5.17 NVI
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Procurem as coisas do alto é uma ordem, já que fomos ressuscitados com Jesus Cristo. Procurar é buscar, isso implica até alcançar.
As coisas do alto são as coisas que pertencem a eternidade, a salvação em Cristo Jesus. Isso é uma bênção para o cristão.
Assentado a direita de Deus, significa que Jesus após ter sido obediente a Deus Pai, Ele foi exaltado por Deus e está assentado no trono juntamente com o Pai.
Efésios 1.19–21 NVI
19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. 20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.

APLICAÇÃO

O próprio Paulo foi unido a Cristo, ou seja, ele foi convertido pelo Senhor Jesus (At 9.1-15). E ele sempre buscou as coisas que são eternas.

2ª Pensar nas coisas do alto (v. 2)

2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Manter o pensamento é uma outra ordem que o verso está dando. Agora é para pensar nas coisas do alto, ou seja, dispor a mente nas coisas do céu. O cristão não deve dispor de sua mente para as coisas do mundo.

APLICAÇÃO

Jesus quando viveu nessa terra e sempre buscou pensar nas coisas da eternidade, porque Ele sempre ensinou a respeito das coisas eternas.
Mateus 6.33 NVI
33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
João 3.5 NVI
5 Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

2ª O cristão deixou a velha vida (v. 3)

O servo de Deus que foi unido a Cristo Jesus e tem uma nova vida, ele abandonou a antiga vida que ele levava antes de conhecer a Jesus Cristo. O texto apresenta duas afirmações sobre o cristão que deixou a velha vida:

1ª O cristão morreu para o pecado (v. 3 a)

3 Pois vocês morreram
Morrer significa perder a vida. Os cristãos perdem as suas próprias vidas, a fim de viver para Jesus. Antes da vida com Cristo, eles estavam mortos em seus pecados e totalmente longe de Deus, fazendo o desejo da carne.
Efésios 2.1–3 NVI
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Mas pela graça de Deus, eles receberam a vida eterna por meio de Cristo.
Efésios 2.8–9 NVI
8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie.
Paulo afirma que os cristãos morreram para o pecado e foram ressuscitados com Jesus para uma nova vida. Porque não tem como ressuscitar, se primeiro não morrer. Então, se o cristão morreu para essa vida é necessário deixar as coisas do velho homem:
Efésios 4.22–24 NVI
22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Os cristãos devem diariamente deixar as coisas carnais, ou seja, lutar com o próprio coração para não pecar contra Deus.
Colossenses 3.5–6 NVI
5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

APLICAÇÃO

Paulo diz que já está crucificado com Cristo, e vive pela fé em Jesus, que por amou se entregou na cruz.
Gálatas 2.20 NVI
20 Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Paulo afirma que o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Filipenses 1.21 NVI
21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

2ª A vida do cristão está segura (v. 3 b)

3 e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Escondida com Cristo, significa que a vida eterna que o cristão recebeu de Deus em Cristo, está segura. E ninguém pode tirar essa nova vida do crente, visto que, o Pai quem deu gratuitamente por meio de Jesus.
João 10.28–29 NVI
28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. 29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

3ª O cristão viverá com Cristo (v. 4)

O cristão que foi unido a Cristo Jesus, pode ter a certeza de que um dia ele estará com o Senhor na mansão celestial. O texto apresenta quando que o cristão viverá com Cristo:

1. Quando Jesus voltar para buscar a igreja (v. 4)

4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
Na segunda vinda de Cristo Jesus, quando ele retornar os crentes participarão com ele. Manifesto é tornar-se visível.
Mateus 24.30–31 NVI
30 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
1João 3.2 NVI
2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.
O Cristão não pertence a esse mundo, a sua cidadania é do céu.
Filipenses 3.20–21 NVI
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.

Conclusão

O cristão pertence a uma nova vida com Cristo Jesus, ou seja, ele foi salvo através da morte de Jesus na cruz do calvário. Por isso que é necessário pensar nas coisas do alto, porque não pertencemos a esse mundo, pois, somos cidadãos do céus, e um dia o cristão terá um corpo transformado e viverá com Jesus na glória eterna.
O servo de Deus não deve viver para si mesmo, mas sim para Jesus, pensando nas coisas que são do alto e não deixar de ficar preso nas coisas terrenas, porque a vida nessa terra é passageira.
Tiago 4.14 NVI
14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Aplicação

Reconheça pela fato de você estar unido a Jesus, não é por seu próprio mérito, mas de Cristo que morreu na cruz.
Busque amar mais a Deus e morrer para as coisas desse mundo, crucifica o seu “eu”.
Lembre-se que um dia desfrutará da vida eterna com Cristo e que essa vida é passageira.
Quando o cristão mantiver seus olhos fixos na eternidade, menos ele irá cobiçar as coisas da terra. Portanto pare de ficar preso as coisas desse mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.