A Educação dos Sonhos de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 49 views
Notes
Transcript

Introdução

É grande o poder da educação, mas nunca será tão poderosa para mudar a natureza do homem. Certo cavalheiro dizia: "Se vocês querem ver este mundo melhor, tem que criar mais instituições educativas; que não haja cidade, povo ou aldeia onde não exista uma boa escola."
Este homem havia tido a curiosidade de dedicar muito tempo em educar o lindo gato que possuía. Ensinava-o a ficar de pé sobre as patas traseiras, e segurando com as dianteiras uma vela acesa.
– Por nada meu gato abandonará esta posição - disse com orgulho.
– Eu lhe provarei o contrário – disse um cristão experiente.
No dia seguinte o cristão experiente trouxe um rato escondido numa caixinha. Então o homem colocou o gato na posição costumeira e nada o fez mover-se. De repente, o cristão abriu a caixa e o rato saiu. O que aconteceu?
O que teria mais poder: a natureza ou a educação? Soltando a vela, o gato deu um grande salto sobre o rato e o tragou.
Isto nos demonstra que a educação deste mundo não tem poder para efetuar uma transformação radical na natureza humana.
Vocês, por certo, já viram advogados que, apesar de terem estudado tantos anos, e aprendido tantas coisas, usam linguagem rude, indigna de uma pessoa educada. Embriagam-se e vivem entregues a vícios e a imoralidade.
O mesmo acontece ao médico, ao engenheiro e tantos outros que estiveram em grandes colégios. O que aconteceu com eles? O que a educação deste mundo fez por eles? Apenas uma mudança muito superficial.
Só Cristo é o único que tem poder para efetuar uma mudança radical no coração humano. Só Cristo pode redimir o homem, restaurá-lo à imagem e semelhança divina. (Ilustração adaptada e corrigida do site: seriemanancial.com)
Mas onde começa essa educação? Onde acontece? E para onde vai?
Nesta mensagem aprenderemos três lições da “Educação dos Sonhos” de Deus.

O sonhos de Deus para nossa família começa no lar

Os sonhos de uma mãe para seus filhos (primeiras palavras, primeiros passos, crescimento, brincadeiras, primeiros amigos)
O que fazer se os melhores sonhos que temos para os nossos filhos não podem se tornar realidade? Joquebede tem uma resposta sincera para nós.
Quem era ela? Ela era esposa de Anrão e mãe de Moisés, Arão e Miriã (Ex 6:20). Ela viveu no Egito, no tempo de escravidão do povo de Israel.
O que ela poderia esperar do futuro? Nasceu escrava, viveu como escrava, e teria filhos escravos. A situação não era simples. Mas ela ficou pior.
Além da escravidão e servidão no Egito, o faraó tinha estabelecido um plano para freiar eles (Ex 1.8-14) e vendo que o povo somente crescia, ele preferiu matar os homens nascidos entre as mulheres (Ex 1.15-22)
Um casamento, um sonho, uma família. Ex 2.2 apresenta um nascimento inesperado, numa família que mal sabia que mesmo que pareça o contrário, havia um sonho de Deus brilhando para eles.
Como criar um filho que nasceu num tempo tão difícil? Ela não teria a coragem de desistir do sonho de ver seu filho crescer mesmo que fosse difícil. E Deus também não desiste do sonho de ver nossas crianças perto dele.
Por isso de forma maravilhosa, Deus permite que esta criança seja nao somente salva da condenação da morte, mas também voltasse aos braços de quem a carregou no seu ventre e lutou para que vivesse (Ex 2.3-8)
Aqui Joquebede não é chamada de “mãe” de Moisés, mas de “mulher”. E o comentário Bíblico Adventista explica isso da seguinte forma:
Que auto-controlo deve ter sido necessário naquela hora de paixão, ninguém pode dizer. Ela pegou a criança como um estranho poderia tê-la pegado, mas em seu coração havia uma alegria e um júbilo apaixonados. Se ela tivesse relaxado a sua vigilância por um instante, a excitação poderia ter revelado o seu objetivo. Tudo dependia de que ela permanecesse calma sob as circunstâncias mais difíceis - mas o amor pode suportar todas as coisas. A grande questão subjacente a todo serviço não é tanto a do intelecto, mas a do coração, impulsionado pelo poder sustentador de Deus.
O amor abnegado dessa mãe foi um dos pilares da educação de Moisés.
E por 12 anos (Patriarchs and Prophets, 244) Moisés foi ensinado no seu verdadeiro lar, com sua família os princípios que o levariam a ser um homem de Deus.
As lições aprendidas ao lado de sua mãe não podiam ser esquecidas. Eram um escudo contra o orgulho, a infidelidade e o vício que floresciam no meio do esplendor da corte (Patriarchs and Prophets, 244).
Quão importantes são os primeiros anos na educação das crianças. São inestimáveis, importantes e necessários para construir um futuro melhor.
Pais cristãos, tomai o fardo da vossa vida e pensai francamente nas obrigações sagradas que recaem sobre vós. Fazei da palavra de Deus o vosso padrão, em vez de seguir as modas e os costumes do mundo, a concupiscência dos olhos e o orgulho da vida. A felicidade futura das vossas famílias e o bem-estar da sociedade dependem em grande parte da educação física e moral que os vossos filhos recebem nos primeiros anos de vida. (Christian Education, 169)

A Educação dos Sonhos para nossos filhos começa no lar.

O melhor do mundo não é nada comparado ao sonho de Deus para nossa vida

Até onde chega o sucesso educacional no nosso mundo? Quando se fala de estudos, qual é o topo onde se pode chegar?
Atualmente existem 2 níveis de Educação e Ensino (LDB, Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional): Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Educação Superior (Gradução, Pós-Graduação e Extensão)
Quem estuda e se esforça, pode chegar a níveis como os doutorados ou pós-doutorados. E a sociedade atual tem uma grande variedade de opções de cursos, estudos, pesquisas e direções.
Em Êxodo 2.11 a Bíblia da um salto dos primeiros anos de vida de Moisés para sua vida adulta. Já nos 40 anos (At 7.23), 28 anos depois de ter ido ao palácio, o que Moisés fez?
Na corte do Faraó, Moisés recebeu o mais alto treinamento civil e militar. O monarca havia determinado fazer de seu neto adotivo seu sucessor no trono, e o jovem foi educado para sua alta posição. "E Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras." Atos 7:22. Sua habilidade como líder militar tornou-o favorito entre os exércitos do Egito, e era geralmente considerado como um caráter notável (Patriarchs and Prophets, 244)
Agora ele tinha um futuro. Aparentemente os sonhos de qualquer mãe poderiam se cumprir na vida de Moisés neste ponto. Ele tinha crescido bem, tinha sido bem instruído, nos melhores lugares, mas não podemos esquecer que o melhor do mundo nem chega perto dos sonhos que Deus tem para seus filhos.
Aparentemente ele tinha tudo para ser o melhor. E academicamente falando, ele seria o melhor. Mas a verdadeira educação não se concentra somente no desenvolvimento mental.
A verdadeira educação significa mais do que avançar em certo curso de estudos. É muito mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, e todo o período da existência possível ao homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. Prepara o estudante para a satisfação do serviço neste mundo, e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro. (Educação, 13)
A educação deste mundo não poderia ensinar a ele a ter um caráter parecido ao de Cristo. Como bem é dito no Comentário Bíblico Adventista: Embora fosse um líder militar capaz e um favorito entre os exércitos do Egipto (PP 245), faltavam-lhe certas qualidades de liderança essenciais para o serviço na causa de Deus (PP 247).
E isso lhe custou praticamente tudo. Seus pecados foram descobertos (Ex 2.14-15), sua culpa demostrada e sua punição dada. Mas ele fugiu e agora seria errante numa terra distante. Mas nossa educação nunca para.
Até eventos difíceis são meios pedagógicos para nossa correção e crescimento. Agora iria começar a verdadeira educação que vai além do ensino. Uma educação que ilumina nossa caminhada até a terra prometida. Uma educação que levaria Moisés não somente a libertar o povo de Deus, mas também que o libertaria das garras do pecado.
Deus quer oferecer para nossas famílias a verdadeira educação que o mundo nunca poderá dar.

O Sonho de Deus para nossas crianças é uma educação completa

Nossa vida é uma jornada em direção ao reino eterno

A vida de Moisés não terminou quando ele fugiu. Deus ainda tinha planos maravilhosos para ele. Assim também, nossa vida não termina quando cometemos um erro, quando pecamos e manchamos nossa vida. Deus ainda tem um plano para nós. Na sua graça ainda existe uma oportunidade para nos erguer, para olhar além, para viver e sonhar com o céu.
Para onde ele fugiu? Para a terra de Midiã (Ex 2.15)
O que era Midiã? A terra habitada pelos descendentes de Midiã. Situada a leste do rio Jordão e do mar Morto, a terra estendia-se para sul, através do deserto da Arábia, até às partes sul e leste da península do Sinai. (Nelson's New Illustrated Bible Dictionary)
O que ele poderia fazer lá? Quais oportunidades o deserto traria para seu futuro? Ainda existia futuro para ele? Com um olhar humano diríamos que não tem mais para onde ir, não tem como recuperar sua glória no palácio. Acabou!
Será que as vezes olhamos nossos alunos e crianças na igreja e pensamos se ainda existe futuro para eles? Será que olhamos como o mundo olha, com desprezo e sem esperança? Ou olhamos como Cristo, com a certeza de que ainda existe um caminho para a felicidade e um futuro de essa vida preciosa de Jesus?
Moisés entrou na escola do deserto (At 7.30). E lá Deus o prepararia para seu novo futuro. Sim, havia um futuro novamente para Moisés. Mas para Deus ainda era o sonho que tinha escolhido para seu filho. Porque Deus te, planos grandiosos para todos nós. Na sua onisciência preparou um grande futuro para nossa igreja, para nossos filhos, para nossa família. Dependerá da nossa aprendizagem no deserto se avançaremos ou sucumbiremos aos ataques do inimigo. Mas lembre-se, se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8.31)
Então nesta escola do deserto, quais lições Deus queria que Moisés aprendesse?
Ao matar o egípcio, Moisés caíra no mesmo erro tantas vezes cometido por seus pais, de tomar em suas próprias mãos a obra que Deus prometera fazer. Não era a vontade de Deus libertar o Seu povo pela guerra, como Moisés pensava, mas pelo Seu próprio poder, para que a glória fosse atribuída somente a Ele. No entanto, mesmo este ato precipitado foi anulado por Deus para cumprir os Seus propósitos. Moisés não estava preparado para a sua grande obra. Ele ainda tinha que aprender a mesma lição de fé que Abraão e Jacó haviam aprendido - não confiar na força ou sabedoria humana, mas no poder de Deus para o cumprimento de Suas promessas. E havia outras lições que, em meio à solidão das montanhas, Moisés deveria receber. Na escola da abnegação e das dificuldades, deveria aprender a paciência, a moderar suas paixões. Antes que pudesse governar sabiamente, deveria ser treinado para obedecer. Seu próprio coração deveria estar em plena harmonia com Deus antes que pudesse ensinar o conhecimento de Sua vontade a Israel. Por sua própria experiência, deveria estar preparado para exercer um cuidado paternal sobre todos os que necessitassem de sua ajuda.
O homem teria dispensado esse longo período de labuta e obscuridade, considerando-o uma grande perda de tempo. Mas a Sabedoria Infinita chamou aquele que se tornaria o líder de seu povo para passar quarenta anos no humilde trabalho de um pastor. Os hábitos de cuidado, de esquecimento de si mesmo e de terna solicitude pelo seu rebanho, assim desenvolvidos, prepará-lo-iam para se tornar o compassivo e longânimo pastor de Israel. Nenhuma vantagem que o treinamento ou a cultura humana pudessem conceder, poderia substituir essa experiência.
Moisés estivera aprendendo muito que deveria desaprender. As influências que o haviam cercado no Egito - o amor de sua mãe adotiva, sua própria posição elevada como neto do rei, a dissipação por todos os lados, o refinamento, a sutileza e o misticismo de uma religião falsa, o esplendor da adoração idólatra, a grandeza solene da arquitetura e da escultura - tudo isso deixara impressões profundas em sua mente em desenvolvimento e moldara, até certo ponto, seus hábitos e caráter. O tempo, a mudança de ambiente e a comunhão com Deus poderiam remover essas impressões. Seria necessária, da parte do próprio Moisés, uma luta como para a vida, para renunciar ao erro e aceitar a verdade, mas Deus seria seu ajudante quando o conflito fosse demasiado severo para a força humana. (Patriarchs and Prophets, 247-248)
Quão importante hoje é aprender tudo isso? Assim como Moises precisamos ter a fé de depender no poder e nos planos divinos. Devemos aprender a obedecer, para viver em harmonia com a vontade divina. Precisamos de humildade para aceitar os planos de Deus, para deixar as influências da nossa vida e educação passadas longe de nós.
Deus quer uma mudança na nossa vida. E isso só pode acontecer se deixarmos ele guiar nossa educação. Se deixarmos ele guiar nossa vida. Se convidarmos ele para ser o nosso professor em todos os momentos da vida.
A Educação dos Sonhos de Deus é uma jornada que nos levará para a terra prometida. Moisés passou 40 anos no deserto sendo transformado para levar o povo de Israel para Canaã, e passou mais 40 anos no deserto levando Israel para a entrada da terra prometida.
Para onde estamos indo? Para os reinos deste mundo? Ou para o reino eterno? Estamos no deserto sem rumo, ou já decidimos uma direção.

Não tenha medo do deserto, saiba que em breve ele terminará e viveremos para sempre no jardim celestial

Conclusão

Estamos vivendo a Educação dos Sonhos de Deus?
Como estamos cuidando da educação em nosso lar? Estamos levando a sério a responsabilidade que Deus nos deu? Estamos aproveitando as oportunidades que Deus confiou a nossas famílias? É nós? Ainda estamos no palácio, confortáveis e vivendo de acordo os padrões do mundo? Ou estamos no deserto, vivendo e aprendendo, sendo aperfeiçoados nas mãos do oleiro? Hoje é o dia de levar a verdadeira educação para nossos lares. De levar Jesus para nossa família. De ter Jesus como mestre todos os dias, até o grande dia onde ele nos receberá na terra prometida, na Nova Jerusalém, na cidade eternal. Você quer ir? Quer levar sua família? Aceite o convite de Cristo e viva a Educação dos sonhos de Deus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more