E SE HOJE JESUS TE CHAMAR?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Bíblia Textual (Capítulo 25)
As dez virgens
1 Então o reino dos Céus será semelhante a dez* virgens que, tomando suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.
2 Cinco delas eram insensatas e cinco eram prudentes;
3 porque as insensatas, ao tomar as lâmpadas, não levaram consigo azeite,
4 mas as prudentes levaram azeite nas vasilhas juntamente com suas lâmpadas.
5 Mas tardando o noivo, todas começaram a cochilar e dormiram.
6 Mas à meia-noite houve um clamor: Eis aqui o noivo, saí a seu encontro!
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e arrumaram suas lâmpadas.
8 E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso azeite, pois nossas lâmpadas estão se apagando.
9 Mas as prudentes responderamtg, dizendo: Ide antes aos que vendem e comprai* para vós mesmas, para que não aconteça que não haja suficiente para nós e vós.
10 Mas enquanto iam comprar, chegou o noivo, e as preparadas entraram com ele para a festa de bodas, e foi fechada a porta.
11 Mais tarde, as outras virgens também chegam dizendo: Senhor, senhor, abre-nos!
12 Mas ele respondendo, disse: Decerto vos digo, não vos conheço.
13 Vigiai pois, já que não sabeis o dia nem a hora.

Onde está a parábola das dez virgens?

Essa parábola está em Mateus 25:1-13. Essa história contada por Jesus está inserida em um contexto importante a ser considerado. Jesus está respondendo a uma pergunta feita pelos discípulos em Mateus 24:3:
“No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século”.
Nessa parábola das dez virgens Jesus foca na resposta da segunda parte da pergunta dos discípulos, que é  respeito da volta Dele.

Resumo da parábola das dez virgens

O personagem principal desta parábola é o noivo. Ele está às vésperas de seu casamento e se aprontando para a realização de todos os rituais que geralmente eram feitos em um casamento judaico.
Dez moças virgens aguardam a chegada desse noivo, cinco delas são consideradas prudentes, pois estavam com suas lamparinas e com azeite suficiente para elas e ainda uma reserva.
As outras cinco são imprudentes, pois estava despreparadas para a chegada do noivo, ao não levar azeite para suas lâmpadas. O noivo demora a chegar e chega em um horário pouco usual (à meia-noite).
As cinco prudentes, com seu azeite e lamparinas acesas, seguem o noivo para a festa de casamento. As outras cinco, imprudentes, tentam achar azeite, mas não conseguem. Mais tarde chegam à festa, mas não são recebidas pelo noivo, ficando de fora.
1. A importância da prontidão espiritual:
(Mateus 25:1-4).

1Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. a

2Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.

3As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;

4no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

A parábola das dez virgens nos lembra que devemos estar sempre prontos para o retorno de nosso Senhor. Assim como as virgens prudentes que levaram óleo extra para suas lâmpadas, devemos nutrir nossa fé e manter uma comunhão íntima com Deus em todos os momentos
2. A necessidade de estar preparado:
(Mateus 25:8-9).

8E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.

9Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.

A história destaca a diferença entre as virgens prudentes e as néscias. Enquanto as prudentes estavam preparadas com óleo suficiente, as néscias não se prepararam adequadamente. Isso nos lembra da importância de nos prepararmos diariamente, cultivando uma vida de oração, estudo da Palavra e obediência aos mandamentos de Deus
3. A imprevisibilidade do tempo da volta de Jesus:
(Mateus 25:13).

13Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. d

A parábola nos ensina que não sabemos o momento exato em que Jesus retornará. Assim como as virgens esperavam a chegada do noivo, também devemos estar alertas, prontos para encontrá-Lo a qualquer momento. Devemos viver com a expectativa da Sua volta e manter nossos corações preparados
4. A individualidade da responsabilidade espiritual:
(Mateus 25:4-5).

4no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

5E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.

Cada uma das virgens era responsável por sua própria lâmpada e seu próprio suprimento de óleo. Da mesma forma, somos individualmente responsáveis por nossa fé e relacionamento com Deus. Não podemos depender da fé dos outros, mas devemos buscar uma conexão pessoal e íntima com nosso Senhor
5. A importância da perseverança:
(Mateus 25:10-12).

10E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; b e fechou-se a porta.

11Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

12Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. c

A parábola das dez virgens nos ensina a importância de perseverar em nossa fé até o fim. Assim como as virgens prudentes esperaram pacientemente pelo noivo, devemos continuar fiéis e vigilantes, mesmo diante de desafios e demoras. A recompensa será grande para aqueles que permanecerem firmes até o fim
Essas são algumas das lições que podemos aprender com a parábola das dez virgens. Que possamos aplicar esses ensinamentos em nossa vida diária, mantendo nossas lâmpadas acesas e prontos para o encontro com nosso amado Noivo, Jesus Cristo.
Se você tiver mais perguntas sobre as parábolas de Jesus ou qualquer outro assunto relacionado à fé, estou aqui para ajudar. Que a paz e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com você!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.