Um membro de igreja saudável é saturado com o evangelho
9 marcas - 3 - Um membro de igreja saudável é saturado com o evangelho • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
A importância do evangelho:
A importância do evangelho:
É a maior necessidade do mundo:
É a maior necessidade do mundo:
O mundo caminha a passos largos para o inferno, o evangelho é o único meio pelo qual o ser humano pode ser liberto do inferno.
É a maior necessidade da igreja:
É a maior necessidade da igreja:
O evangelho não é um tópico entre muitos que falamos na igreja, o evangelho deve estar na base de tudo o que ouvimos na igreja. Ele não somente o início da nossa caminhada cristã, o evangelho é aquilo que nos mantém no caminho certo e nos leva á santificação.
Nada distingue mais a igreja do mundo do que o evangelho:
O mundo pode ter obras de caridade como a igreja;
O mundo pode ter reuniões como a igreja;
O mundo pode amar-se como a igreja;
O mundo até pode ter uma crença com obras maiores do que as da igreja;
Ainda assim:
Aquilo que mais distingue a igreja do mundo, é o Evangelho!
A missão da igreja é levar o evangelho
A mensagem da igreja é o evangelho;
O que não é o evangelho:
O que não é o evangelho:
Não é dizer que todos estamos bem - pois o evangelho diz que não estamos!
Não é só dizer que Deus é amor - pois isso é apenas parte do evangelho!
Não é só dizer que Jesus quer ser nosso amigo - Sim Jesus quer ser nosso amigo, mas não por Sua necessidade, mas sim por amor, a necessidade é nossa! - Jesus não é um coitadinho a bater na porta do coração a pedir por favor para entrar
Nem muito menos a afirmar que devemos viver corretamente - isso é legalismo.
E claro, o evangelho jamais foi ou será a certeza de que com Deus os problemas acabam-se e o que se segue é só prosperidade… é uma mentira cada vez mais descoberta.
O que é o evangelho? O evangelho é a verdade bíblica acerca de Deus e do homem.
O que é o evangelho? O evangelho é a verdade bíblica acerca de Deus e do homem.
1 - Quantas vezes já pregamos o evangelho a alguém mas a resposta é de indiferença? Jesus ama-te! Ele que salvar-te!… e tudo isso é verdade mas, só quer ser salvo quem sabe que está perdido e só sabe valorizar o amor de Jesus quem sabe que nasceu debaixo da ira de Deus! Então, a primeira lição daquilo que é o evangelho é que todos pecaram, e estão separados de Deus, a consequência dessa separação é a de nos tornarmos inimigos de Deus, ou seja, o TODO PODEROSO está irado com todos nós
João 3.36 (ARA)
Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
2 - Eu não consigo fazer nada para melhorar o meu estado - A segunda lição é essa, assim como um morto nada pode fazer para melhorar o seu estado, ninguém, por melhor que seja pode melhorar o seu estado de pecador por maiores que sejam as suas obras.
3 - Cristo fez o que para nós não era possível - A terceira lição é que Cristo morreu na cruz em meu lugar, a ira de Deus que estava sobre mim caiu sobre Ele. Deus não passou por alto o nosso pecado, o pecado deve ser castigado e o pecado de todos os crentes trouxe o respetivo castigo á pessoa de Jesus!
4 - Jesus ao morrer na cruz por nós abriu o caminho, Ele suportou o preço do meu pecado, mas não só isso, Ele ressuscitou e porque Ele vive, eu posso também viver! Cristo ressuscitou ao terceiro dia, Cristo diz que é o caminho a verdade e a vida e só por Ele podemos ir ao Pai. Esta é a quarta lição, quem crer em Jesus é salvo!
5 - A quinta e última lição é a segurança e a esperança de vida eterna, Jesus foi preparar lugar para todo aquele que nele crer.
- Deixar o evangelho para trás na nossa caminhada cristã, é ficar sujeito ao pecado
Ao meu orgulho, pois esqueço-me que quem fez tudo foi Jesus e começo a pensar que posso fazer alguma coisa;
À minha justiça própria pois penso que até mereço ser salvo pois penso ser melhor que outros;
Às falsas doutrinas pois, o que vai para além do evangelho de Cristo é vaidade e confusão!
- Sim, de facto, o evangelho foi aquilo que lá no início nos trouxe para a vida, mas lembremos, quando nascemos entram os primeiros fôlegos de oxigénio nos nossos pulmões, sem ele, não nasceríamos vívos, mas também, sem ele ninguém permaneceria vivo. O evangelho é muito importante na nossa conversão, mas é também por ele que conseguimos progredir na nossa santificação!
Como nos enchemos do evangelho?
Como nos enchemos do evangelho?
Ouvir o evangelho:
Na igreja, não só nas reuniões de evangelização para também em todas as outras, quando mais nos saturarmos do evangelho melhores ouvintes vamos ser de pregações pois, quando o evangelho faltar vamos sentir que comemos um grande prato de comida, mas não tinha os nutrientes que precisávamos para nos fortalecer espiritualmente. Quando isso acontecer devemos pregar o evangelho para nós mesmos.
Alegrar-se no evangelho
Ou seja, enquanto o evangelho não for a nossa maior alegria, andaremos a buscar satisfação em todas as coisas da vida, menos em Deus. Quando o evangelho foi a nossa maior alegria, podemos perder o emprego, a família, a saúde e até os amigos, mas o evangelho diz-me que eu não perdi Jesus, nem a sua salvação, nem a sua companhia, nem a sua ajuda… o evangelho deve ser o nosso maior motivo de alegria pois, é também aquele que nunca falha!
Viver o evangelho:
Devemos ir a um restaurante conscientes que levamos o evangelho;
Ir cortar o cabelo conscientes que temos o evangelho para proclamar ao cabeleireiro; CENA DO CABELEIREIRO EM COIMBRA??
Estar com vizinhos que olham para as nossas atitudes e conversas e questionam porque fazemos e falamos assim? A resposta é, o evangelho transformous e transforma diariamente a nossa vida!
Partilhar o evangelho
Pode parecer a mesma coisa que falamos anteriormente mas, aqui queria salientar que podemos cair no erro que o evangelho chegou até a nossa vida para nos salvar e ficou por aí. O evangelho não é só para evangelistas levarem, é para todo o cristão levar!!! todos somos evangelistas, todos somos “teólogos”, todo o crente tem esta missão como mandamento de Deus, ir e pregar o evangelho. - HISTÓRIA DO TOM???
Guardar o evangelho
Gálatas 1.8–9 (ARA)
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
Na Galácia houve falsos mestres que tentaram introduzir novas doutrinas ao evangelho, eles até aceitavam o evangelho, mas pregavam que se tinha de adicionar a circuncisão. Paulo reage de forma clara como lemos nos versos anteriormente.
Hoje também há muita gente que quer alterar o evangelho de Jesus Cristo, adicionando boas obras, ofertas de dinheiro, fidelidade a uma religião, etc… o evangelho deve ser guardado por todos nós sem deturpações áquilo que é bíblico, é pela graça somente!
Por tudo isso, e muito mais que haveria a acrescentar, saturemo-nos do Evangelho, ele é o poder de Deus para todo aquele que Nele crê!
