Paulo preso em Jerusalem

Exposição em Atos dos Apostolos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Se não estas pronto ao sofrimento, não fostes chamado por Cristo.

Notes
Transcript

Deus conduz o seu povo.

Atos 21. 27-40.
Atos 21. 27-29.
Os Judeus que perseguiam o evangelho e Paulo estavam já prontos em Jerusalém era semana de festividades e como todo Judeus ortodoxo eles compareceram. Ao avistarem Paulo observaram em espreita e quando estava para findar os sete dias promoveram um tumulto grandioso como que um motim em Jerusalém. Atos.21. 28. ( Os romanos mantinham todos os povos em rédeas curtas na questão de adoração por isso todas as nações da terra naquele momento deviam cultuar os deuses dos romanos e outras nações desde que adorassem também o imperador, exceto os Judeus , pois os romanos sabiam bem que se tratava de um povo arredio na questão de adorar deuses por esse motivo a unica nação na terra naqueles tempos que podia se eximir era os Judeus, é por isso que viviam sendo vigiados em todo momento ) a fortaleza Antônia distava uns 200 metros da entrada de jerusalém um local fortificado com capacidade de abrigar até mil soldados romanos especialmente para questões de Jerusalém. Percebam que a acusação contra Paulo é a mesma feita contra Estevão na ocasião Paulo consente com a morte do Jovem Atos. 6. 11-14
Atos. 21.29.
No finalzinho do versiculo 28 observamos o que eles dizem “ainda mais, introduziu até gregos no templo e profanou este recinto sagrado”
Observamos aqui uma acusação contra o Apostolo infundada, pois havia no templo uma parede de separação nítida e conhecidíssima que colocava a parte os gentios dos Judeus, dentro do templo havia dizeres nessa repartição que advertia os gentios e qualquer que tentasse os introduzir dentro do templo era um inscrição solene que dizia “Nenhum forasteiro pode ultrapassar esta barreira que cerca o santuário e seus recintos. Qualquer intruso pego em flagrante será culpado da morte resultante” Os romanos concederam aos lideres Judeus autoridade para tratar de qualquer um que transgredisse essa lei inclusive a execução do acusado.
Paulo fala dessa parede ao escrever aos Efésios povo gentio convertido a Cristo abrir( Ef.2.14).
Atos. 21.30. comparar com Atos 19. 29. ( o modus operandi de satanás não muda).
Agarraram Paulo e quase o lincharam, se os guardas demorassem para agir certamente o prejuízo seria grande contra Paulo, mas como o Senhor que lhe apareceu na estrada em damasco lhe disse em atos cap. 9 quando orientou Ananias a impor as mãos sobre Saulo “ 13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Atos 21.31.
Vemos Paulo sendo salvo dentro da pré-ciência de Deus pela guarda Romana povo que posteriormente ira executa-lo a mandado de Nero, o que devemos ter em mente aqui é a SOBERANIA exclusiva de DEUS SOBRE TODOS OS ASPECTOS na vida humana Deus controla absolutamente tudo: citar( Jesus nascendo em Belém; O jumentinho preparado para a entrada em Jerusalém; O peixe que tinha o starte na boca para pagar o imposto).
Atos 21. 32-33.
A profecia que Deus falara por meio de Agabo esta se cumprindo Paulo esta sendo conduzido preso pela guarda Romana, os Judeus o espancaram violentamente a ponto de ter que ser conduzido (carregado verbo “Bastazõ do grego”) o comandante da guarda prende Paulo com duas cadeias demonstrando a preocupação com o prisioneiro e pergunta se ele é um tal judeu egipicio falso profeta que atraiu 800 pessoas apos si onde 400 morreram duzentas foram presas e ele escapou com o restante, os detalhes nesses versículos estão no jogo de farsa usualmente utilizado pelos Judeus mau intencionados ( eles fazem acusações levianas e amotinam as pessoas, em seguida quando precisam provar a acusação somem entre o povo que nem sabem porque estão ali. Foi assim em( Atos 19.32 ) foi assim com Estevão foi assim com Cristo no julgamento forjado pelos Judeus.
Atos 21. 34-36.
Deus é grandemente Exaltado no sofrimento do seu povo, quando Caim matou Abel Deus foi exaltado, Quando Abrão sai de sua terra de sua parentela deixando toda herança a qual tinha direito Deus foi exaltado, Quando Moises se recusa a ser chamado filho da filha de faraó Deus foi exaltado, Quando Davi é desprezado pelos seus irmãos quando ainda era um pastor de ovelhas e depois pelo seu próprio filho Deus foi exaltado, Em seu Filho Unigênito assim que Ele entra nesse Mundo como único filho de Deus e depois no Primogênito assim que Cristo Ressuscita e sai desse mundo como o primeiro numa multidão de muitos irmãos.
Deus é glorificado e exaltado na vida de seu povo e isso se da por meio dos sofrimentos que enfrentamos Filipenses 1.29.
Aplicações
1- Eu estou convencido de que Aquele que começou a boa obra em vocês vai completa-la até o dia de Cristo Jesus.
2- Só existe uma maneira de suportarmos os revezes que sobre vem ao povo de Deus é confiando plenamente em sua soberania abandonando todo tipo de ansiedade e obedecendo a Palavra de Deus. faça isso para o bem de sua comunhão com Deus.
3- O crente é um peregrino nesse mundo quanto mais distante for nossa breve relação com o mundo, quanto mais olharmos para nós mesmo e frearmos nossa paixão carnal pelo pecado e quanto mais resistirmos a satanás, mais a Igreja será um modelo justiça nesse mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more