Lições sobre a vida de Sansão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
A relação existente entre a vida de Sansão com a de Israel nos chama a atenção. A proposta dessa reflaxão dessa noite é mostrar a Graça de Deus sendo derrada sobre um povo rebelde que, apesar de estar acostumada com sua opressão e não clamaram por libertação, Deus concedeu um libertador.
Contexto:
Juízes 17.6 “6 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.”
Juízes 21.25 “25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.”
1- Como Israel: Sansão é um prodígio, nascido milagrosamente pela vontade graciosa de Deus.
Gênesis 18.9–11 “9 Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. 10 Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. 11 Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.”
Juízes 13.3 “3 Apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho.”
Juízes 13.5 “5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.”
Juízes 13.7 “7 Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte.”
Juízes 13.24 “24 Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.”
Aplicação - Apesar do pecado e da depravação humana, Deus continua sendo bom e derrama da sua Graça sobre o homem (gn 3.15)
Sanção foi um Juiz diferente dos demais juizes de Israel.
Os ciclos anteriores mostraram a seguinte ordem:
1- Apostasia (Fez Israrel o que era mal perante o Senhor)
Juízes 3.7–8 “7 Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo. 8 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.”
Juízes 3.12 “12 Tornaram, então, os filhos de Israel a fazer o que era mau perante o Senhor; mas o Senhor deu poder a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel, porquanto fizeram o que era mau perante o Senhor.”
Juízes 4.1–2“1 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde. 2 Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.”
Juízes 6.1 “1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.”
Juízes 13.1 “1 Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos.”
Ciclo vicioso de pecado (Idolatria) Cuidado!
2- Opressão (Deus levanta um povo para castigar Israel) - Ler parte b dos versiculos
Importancia da disciplina para o arrependimento. Deus disciplina a todos que ama Hebreus 12.6 “6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
3 - Clamor (O povo se arrepende e solicita a Deus por libertação)
Juízes 3.9–10 “9 Clamaram ao Senhor os filhos de Israel, e o Senhor lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. 10 Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu.”
Juízes 3.15 “15 Então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes suscitou libertador: Eúde, homem canhoto, filho de Gera, benjamita. Por intermédio dele, enviaram os filhos de Israel tributo a Eglom, rei dos moabitas.”
Juízes 4.3 “3 Clamaram os filhos de Israel ao Senhor, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.”
Juízes 6.7 “7 Tendo os filhos de Israel clamado ao Senhor, por causa dos midianitas,”
Há de se notar que ao nos depararmos com o ciclo de Sansão não encontramos o Israel clamando por libertação! Pelo contrário, nos parece que eles aceitaram ser dominados pelo inimigo.
Juízes 15.9–13 “9 Então, os filisteus subiram, e acamparam-se contra Judá, e estenderam-se por Leí. 10 Perguntaram-lhes os homens de Judá: Por que subistes contra nós? Responderam: Subimos para amarrar Sansão, para lhe fazer a ele como ele nos fez a nós. 11 Então, três mil homens de Judá desceram até à fenda da rocha de Etã e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? Ele lhes respondeu: Assim como me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles. 12 Descemos, replicaram eles, para te amarrar, para te entregar nas mãos dos filisteus. Sansão lhes disse: Jurai-me que vós mesmos não me acometereis. 13 Eles lhe disseram: Não, mas somente te amarraremos e te entregaremos nas suas mãos; porém de maneira nenhuma te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas e fizeram-no subir da rocha.”
A frieza espiritual era tão grande que eles aceitaram a opressão do inimigo ao inves de se juntarem a Sansão para se verem livres dos Flisteus.
Aplicação - Cuidado para que o Pecado não se torne algo habitual em sua vida!
4- Libertação - No Ciclo de Sansão, mesmo o povo não clamando por livramento, Deus, por graça, enviou o libertador! (Cristo)
2- Como Israel: Sansão é chamado para uma vida elevada de separação e devoção a Yahweh.
Juízes 13.5 “5 porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.”
Aplicação - Em meio a esse sistema caído e falido pelo pecado, Deus nos chama para sermos santos. O povo de Deus é um povo separado do comum.
Êxodo 19.6 “6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
1Pedro 2.9 “9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
3- Como Israel: Sansão tem uma personalidade precipitada, oportunista e imatura.
Juízes 14.1–3 “1 Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.”
4- Como Israel: Sansão é atraído por mulheres estrangeiras, assim como Israel foi atraído por deuses estrangeiros (ambos "se prostituem").
1 - Um casamento com uma filha dos filisteus que não deu certo
2- uma prostituta em Gaza
3- Dalila
Aplicação - A idolatria é adultério contra Deus. Sansão compartilhou segredos entre ele e Deus com o ídolo (Dalila). A idolatria nos faz compartilhar nossos corações com o falso Deus!
Israel caiu nesse pecado diversas vezes:
Êxodo 32.2–4 “2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. 3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.”
Êxodo 33.5–6 “5 Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. 6 Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante.”
5- Como israel: Sansão é abandonado por Yahweh e não sabe disso
Juízes 16.20 “20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele.”
6- Como Israel: Sansão experimenta a escravidão e a opressão do inimigo.
Juízes 16.21 “21 Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.”
7- Redenção de Sansão e a redenção do povo de Deus (Cristo)
Juízes 16.28–30 “28 Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos. 29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. 30 E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.”