Mordomo Eficaz
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Contexto:
Contexto:
Deus criando os céus e a terra e tudo o que neles há, separação entre tarde e manhã, separação de terras e águas, produção das ervas que descem sementes e frutos, a criação dos luzeiros no firmamento, a povoação das águas e da terra por meio dos animais, etc. E Deus então diz — façamos o homem, conforme a nossa imagem e semelhança, E TENHA ELE DOMÍNIO, não propriedade; sobre todas as criaturas da terra.
Conceito de Mordomia:
A mordomia é princípio espiritual e ensinamento bíblico. Reconhece Deus como dono de todas as coisas; o homem é responsável pelo uso dessas coisas “conforme o propósito de Deus”; o homem tem de “prestar contas da qualidade e dos resultados” de seu gerenciamento.
Gênesis 2.15
Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
A palavra tomou nos faz enxergar com nitidez algo de tremenda relevância, além do seu significado mais comum — tomar. Ela também tem o significado de pegar, adquirir. A mensagem de Deus nessa única palavra é a seguinte: Eu é quem tomo o homem, Eu é quem o peguei ou o adquiri e o pus no jardim, ele não chegou lá sozinho, obra da evolução de átomos. O homem é minha propriedade.
Outro fator interessante, é que a palavra SENHOR está totalmente com letras maiúsculas. O que isso significa dizer? Trindade. Ou seja, pertenço à Trindade, Deus, Pai, Filho e Espirito Santo.
Depois disso, o texto nos dá sete de que o homem é colocado no jardim, jardim este criado antes da criação do homem. O que podemos entender? O jardim tem um Dono, que não é Adão, não foi ele quem o criou. O jardim não pertencia a Adão, mas ele foi colocado ali para realizar algo… Tá pegando a mensagem aí, irmão? …
Slides II e III
Cultivar e guardar são as duas palavras-chave para nossa compreensão mais ampla do que é a mordomia crista. A palavra cultivar tem pelo menos cinco significados, sendo estes: servir, trabalhar, ser um escravo, adorar.
Já a palavra guardar é detentora de três significados apenas, são eles: vigiar, observar.
Dentre tantas mensagens que podem ser extraídas desse texto, podemos entender, meus irmãos, que o homem é um representante de Deus no seu jardim, um governador de Deus.
- Meu Irmão, você é propriedade de Deus, Deus o fez para um propósito.
- Deus não o colocou no jardim como fez com Adão, mas o colocou aqui em… você não está aqui atoua, Deus, como Proprietário Soberano do universo, colocou em suas mãos as posses dEle.
- Você está a serviço de Deus?
- Você tem trabalhado para Ele?
- Não se esqueça de que você não passa de um escravo com liberdade.
- Sua missão é vigiar e observar aquilo que pertence a Deus.
- Não tome como propriedade aquilo que não lhe pertence, isso é roubo.
Deus colocou o homem no jardim do Éden para cultivá-lo — não apenas para dar-lhe um emprego agradável, mas para colocá-lo em sua provação, no cenário edênico havia uma prova de fidelidade…
Pensemos então:
- Onde estou, é obra do acaso? Ou estou ali porque Deus me colocou?
- É bem verdade que você pode estar no lugar errado, pela sua infidelidade no quesito OBEDIÊNCIA! No lugar errado, MAS não deveria estar fazendo o que é errado.
- Deus o direcionou para a cidade de…? Ou melhor, é desejo de Deus que você permaneça nela?
- Se é a vontade de Deus, que permaneça aqui. Você aqui tem exercido a fiel mordomia? Tendo em mente que a casa onde você mora pertence a Deus? Tendo em mente que o emprego em que você trabalha foi providencia divina? Tendo em mente que tudo pertencia a Deus, você administra da forma correta? De tal forma que sua vida glorifique a Deus?
- É triste dizer e notar que a maioria (esmagadora) de nós somos administradores infiéis, estamos roubando o SENHOR.
- Administradores inúteis é o que somos… percebemos a infidelidade de tudo que está ao nosso redor, mas não percebemos a nossa. Nas redes sociais ou em rodas de amigos, acusamos o cenário político e tantas outras coisas e julgamos que todos são ladrões, de tal forma até condenando quem não tem parte nos furtos, a sociedade brasileira, mas e você? Não se enxerga? Está roubando do mesmo jeito, ou quem sabe pior, porque enquanto muitos pecam por ignorância, você, que conhece a verdade da mordomia cristã, rouba a Deus na cara dura.
- Se você está aqui em… pela vontade de Deus ou não, não interessa, o que você deveria estar fazendo é A VONTADE do Rei do Universo, O Único e verdadeiro dono de todas as coisas existentes.
- Deus está te provando assim como provou Adão. Mas, e você? Está sendo aprovado ou reprovado? …
Outro fator relevante a ser notado, senhores mordomos, administradores, é que Deus lhe confere autoridade para governar, mas não como você quer; apesar de permiti-lo pelo livre arbítrio fazer tal coisa.
- Lembre-se de que Adão foi colocado no Jardim de Deus com algumas condições (ordens). Lembra quais são essas?
1. Ordem primaria de Deus ao homem — de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.Gênesis 2:16-17
2. Ordem está contida no verso 19, Adão, você colocará o nome em todos os animais que criei.
3. Ordem está registrada no verso 24; por isso, deixa o homem, pai e mãe e se une à sua mulher.
Não enumerarei aqui todas as ordens de Deus no cenário do seu jardim, mas quero dizer-lhes que a verdadeira felicidade só perdurou enquanto o homem foi um fiel mordomo do SENHOR. Quando a mulher e o homem deixam de seguir a ordem de Deus e seguem a ordem de satanás, a desgraça está instalada.
As ordens de quem você tem acatado? Deus ou o diabo? …
- Deus diz, Eu sou o Criador de todas as coisas, tudo me pertence, mas satanás diz não, e você acredita, tomando o que é de Deus e intitulando como seu, fazendo da criação de Deus aquilo que você quer e não o que Ele, quer.
- Deus diz, Eu sou dono do tempo, mas satanás vem e diz não, e você acredita, e faz uso do tempo como quer.
- Deus diz, Eu sou dono dos talentos e dons que você tem, mas satanás vem e diz: não, pertence a você mesmo, esse talento ou habilidade foram adquiridos pelo seu esforço pessoal, fruto de seu esforço.
- Deus diz, Eu sou o dono do templo, na minha Casa o culto se realiza como institui na minha Palavra, mas satanás vem e diz não, e você acredita, e passa a fazer culto para agradar à congregação e não a Deus.
- Deus diz, Eu sou dono do templo que é seu corpo, não faça dele o que você quer, mas satanás diz não, instituí a Síndrome de Gabriela, meu corpo, minhas regras, e você acredita.
- Deus diz, Eu sou dono de todos os tesouros da terra, mas satanás vem e diz não, e você, crendo nele, faz do dinheiro e as demais coisas de valores financeiros e utiliza-se de tudo como quer.
Salmo 24.1
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
1Crônicas 29.14
Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.