FECHANDO AS CORTINAS! II Timóteo 4.6-22

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Ao vermos as cortinas da nossa vida se fecharem, teremos completado o nosso tempo aqui na terra, e importa que tenhamos cumprido o nosso chamado confiado por Deus a nós.
Estrutura: Mantendo sempre os olhos na eternidade (vv. 6-8), filtrando nossas verdadeiras amizades (vv. 9-16; 19-22), percebendo-se cuidado pelo Senhor (vv. 16-18)
1. Olhos na eternidade. (vv. 6-8)
(a) Importante reforçar a conexão entre os versos cinco e seis: Paulo demonstra que é de vital importância que Timóteo continue e complete o seu ministério, uma vez que a tarefa de toda uma vida do apóstolo Paulo está chegando ao fim.
(2Tm 4:5 [NVI])
Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
(2Tm 4:6 [NVI])
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
(b) Paulo usa duas figuras aqui: do culto (“oferta de libação”) e da navegação (“partida”).
Filipenses 2:17
17 - E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.
II Pedro 1:15
15 - Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
(c) Aqui temos o retorno das imagens do “soldado”, “atleta” e “lavrador” (2.3-6).
(2Tm 4:7 [NVT])
+Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel.
II Timóteo 4:7
7 – Combati (“esforçar-se com zêlo extremo, empenhar-se em obter algo”) o bom combate, acabei a carreira (“no NT figurativamente, o curso da vida ou do ofício”), guardei (“metáf. manter, alguém no estado no qual ele está”) a fé.
Atos 20:24
24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
II Timóteo 1:12
12 - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
II Timóteo 1:14
14 - Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
(d) Em suma, nossa obra consiste em enfrentar uma luta, correr uma corrida e guardar um tesouro. Isso envolve trabalho, sacrifício e até mesmo perigo.
I Timóteo 6:12
12 - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
Filipenses 3:13-14
13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
I Timóteo 6:20-21
20 - Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
21 - A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.
(e) A ideia de uma “coroa (“grinalda ou guirlanda que era dada como prêmio aos vencedores nos jogos públicos”) da justiça” evoca os jogos olímpicos.
John Stott: Muitos vilarejos daqueles dias, escreve o Rev. Moule, derrubavam uma parte do seu muro branco a fim de que um seu filho, coroado com a coroa de louros ou do Olímpia, adentrasse por um portão ainda não usado antes.
(f) Repare que, trata-se da coroa da “justiça” (“estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus”).
O imperador Nero pode declará-lo culpado e condená-lo à morte, mas logo virá “uma magnífica revogação do veredicto de Nero”, quando o Senhor, “justo juiz”, o declarar justo.
Salmos 7:11
11 - Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
II Tessalonicenses 1:4-5
4 - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
5 - Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;
Apocalipse 19:11
11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
(g) Repare que essa “coroa da justiça” inclui “a todos os que amam a sua vinda”.
I João 2:28
28 - E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
Hebreus 9:27-28
27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
2. Filtrando as amizades. (vv. 9-16; 19-22)
(a) Paulo sente-se solitário: “procura visitar-me”.
(2Tm 4:9 [NTLH])
Venha me ver logo que puder.
(b) A decepção com Demas: “por amar este mundo, abandonou-me”.
John Stott: O Rev. Moule talvez tenha razão ao supor que ele foi “atacado pela covardia naquele domínio de terror”.
Colossenses 4:14
14 - Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.
Filemom 1:24
24 - Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
Mateus 26:56
56 - Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram.
(c) Dentre os nomes aqui: Crescente, Tito, Lucas, Tíquico, Paulo se lembra de João Marcos:
Atos 12:25
25 - E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.
Atos 13:13
13 - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
Atos 15:37-40
37 - E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
38 - Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
39 - E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
40 - E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.
Colossenses 4:10
10 - Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
Interessante ver o movimento da “missão”: uns partem, outros chegam.
(2Tm 4:10 [NVI])
pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.
(2Tm 4:11 [NVI])
Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.
(d) Paulo pede a “capa” (“peça do vestuário exterior, de tecido grosso, em modelo circular, com uma abertura no centro para a cabeça) e os “livros” (escritos seus, correspondências, algum documento, AT, cópias das palavras e narrativas sobre de Jesus). Isso aponta para o seu sofrimento na prisão, que podia ser minorado com coberta e leitura.
John Stott: Ele sente profundamente esta solidão. Deseja e pede três coisas: primeiro, pessoas que lhe façam companhia; segundo, uma capa que o aqueça; terceiro, livros e pergaminhos que o mantenham ocupado.
Calvino: Esta passagem refuta ainda mais a loucura dos fanáticos que desprezam os livros e condenam toda leitura, gloriando-se somente de enthusiasmous, suas aspirações particulares de Deus. Mas devemos observar que esta passagem aprova a leitura constante a todo homem temente a Deus, como algo de que ele pode tirar proveito.
(e) Outra decepção de Paulo: além de Demas, agora ele cita Alexandre, que o delatou para Roma.
(2Tm 4:14 [NVT])
+Alexandre, o artífice que trabalha com cobre, me prejudicou muito, mas o Senhor o julgará pelo que ele fez.
(f) O quadro que temos pintado aqui, ao fim do verso dezesseis, é de um homem resignado, ciente de que não se pode esperar amparo absoluto dos homens.
C. S. Lewis: Essa é a razão por que as aflições não podem cessar enquanto Deus não nos vir transformados ou não perceber que não há esperança de transformação para nós.
Atos 9:15-16
15 - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
16 - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
(g) Mas Paulo encerra a sua carta com cumprimentos afetuosos: Prisca, Aquila, Onesíforo, e apresenta suas preocupações com Trófimo. Outros que são lembrados: Erasto, Êubulo, Pudente, Lino, Cláudia. Enfim, vale a pena lembrar de quem vale a pena de serem lembrados.
Warren Wiersbe: A Bíblia não registra os últimos dias de Paulo. De acordo com a tradição, porém, ele foi declarado culpado, sentenciado à morte e decapitado. No entanto, Timóteo e outros cristãos deram continuidade à obra. Como João Wesley costumava dizer: “Deus sepulta seus obreiros, mas sua obra continua”.
3. Somos cuidados pelo Senhor. (vv. 16-18)
(a) Paulo fala aqui em “primeira defesa”. Temos de explicar isso.
John Stott: Assim, a maioria dos comentários entende sua primeira defesa como sendo o primeiro interrogatório ou prima actio de seu caso, “a investigação preliminar, precedendo o julgamento definitivo”.
(b) Paulo estava vivendo o seu “Getsêmane”.
II Timóteo 1:15
15 - Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.
Salmos 31:11-13
11 - Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.
12 - Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
13 - Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.
João 16:32
32 - Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
Repare que Paulo fala do “Senhor” nos versos dezessete e dezoito.
(2Tm 4:16 [MSG])
(16-18) No meu primeiro julgamento, ninguém ficou do meu lado. Todos fugiram como coelhos assustados. Mas não importa — o Senhor ficou do meu lado e me ajudou a proclamar a Mensagem, em alto e bom som, a pessoas que a ouviram pela primeira vez. Fui resgatado da boca do leão! Deus está cuidando de mim e me mantém a salvo para o Reino dos céus. Todo louvor a ele, louvor para sempre! Amém!
(c) O que seria esse: “fui livrado da boca do leão”?
John Stott: Não se refere aos leões do anfiteatro (...). Pode ser referência a Nero, “por causa de sua natureza cruel”. Pode ser Satanás (I Pedro 5.8). enfim, de todo o modo, Paulo é nos apresentado como um Daniel do Novo Testamento, a quem o Senhor protege, fechando a boca do leão.
Daniel 6:16
16 - Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
Daniel 6:20-23
20 - E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 - Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!
22 - O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23 - Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
(d) Fica claro agora o que Paulo quis dizer no verso dois: “prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo”.
Mateus 10:19
19 - Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Atos 18:9-10
9 - E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
10 - Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Filipenses 1:12-14
12 - E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;
13 - De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
14 - E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
(e) Paulo tinha consciência de que sua vida não lhe pertencia: “ele me livrará de toda obra má e me levará à salvo para o seu reino celestial”.
(2Tm 4:17 [NVT])
+Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças para que eu pudesse anunciar as boas-novas plenamente, a fim de que todos os gentios as ouvissem. E ele me livrou da boca do leão.
(2Tm 4:18 [NVT])
+Sim, o Senhor me livrará de todo ataque maligno e me levará em segurança para seu reino celestial. A Deus seja a glória para todo o sempre! Amém.
(f) Por isso, as últimas palavras de Paulo foram: “A graça seja convosco”.
J. N. D. Kelly: A segunda metade, conforme demonstra o pronome no plural “convosco” é endereçada à comunidade cristã, na qual Timóteo se acha. Se 2 Timóteo for a última destas três cartas, quanto à data, conforme parece altamente provável, estas são as últimas palavras escritas pelo Apóstolo que sobreviveram até nós.
4. Outras aplicações:
(a) As últimas palavras de um homem determinam a sua essência. Viva de tal forma que quando chegar a sua hora de morrer, você simplesmente morra. Em paz com Deus e com a sua missão cumprida.
“VIVA DE TAL MANEIRA... QUE QUANDO CHEGAR O MOMENTO DE MORRER, NÃO TENHA MAIS NADA PARA FAZER... SENÃO MORRER...” Jim Elliot (missionário no Equador, c. 1955).
Filipenses 1:27
27 - Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
(b) Nós miramos a eternidade. Não podemos, absolutamente vivermos na “amnesia da eternidade”. Amamos a vinda de Jesus, e a aguardamos com paciência.
Paul Tripp: Viver com amnesia da eternidade não ajuda em nada. Simplesmente não funciona. Esse tipo de amnesia nos faz ter esperança de que teremos agora um paraíso que nunca será realidade, ou sem a esperança de que tudo que agora se encontra destruído seja um dia restaurado. Por isso, é importante fixarmos nossos olhos no que Deus tem prometido a respeito do futuro. Deixe que os valores da eternidade sejam as verdades a moldarem sua vida hoje e não esqueça que as dificuldades de hoje passarão completamente um dia. Crer na eternidade pode iluminar seus valores e renovar suas esperanças.
Tiago 5:7-8
7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
(c) Nos decepcionamos pessoas, e pessoas nos decepcionam. Temos de lembrar dos que nos magoaram, mas sem “registro de erros”. Quem não perdoa, não prospera na vida. Segue aprisionado ao passado.
Henry Drummond: Vemos que não basta apenas falar de preconceitos ou lidar com eles. Temos que ir até onde eles se escondem, mudar o que há de mais íntimo em nossa própria natureza. Só assim os sentimentos de raiva morrerão por si mesmos. E nossas almas serão mais suaves- não porque colocaram a agressividade para fora, mas porque colocaram o amor para dentro.
I Coríntios 13:4-7
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
(d) O importante é sabermos que o Senhor nos guarda a salvo, para nos levarmos à nossa casa em definitivo. “Jesus é o motivo da nossa viagem”.
Hernandes Dias Lopes: Paulo esperava ir ao céu imediatamente depois de sua morte. Esta é a doutrina através das Escrituras. Assim o salmista espera ser recebido no reino de glória quando a morte chegar (SI 73.24,25). Lázaro é levado de imediato pelos anjos ao seio de Abraão (Lc 16.22). O ladrão penitente entra no paraíso de imediato, junto com o Senhor (Lc 23.43). Para o apóstolo Paulo, quando este tabernáculo terrestre (o corpo) se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, feito não por mãos, mas eterno nos céus (2Co 5.1). Para o salvo, a morte é lucro (Fp 1.21). E partir para estar com Deus, o que é incomparavelmente melhor (Fp 1.23). É bem-aventurança (Ap 14.13). O livro de Apocalipse descreve a alma dos mártires como havendo sido trasladada imediatamente para o céu, e estando mui feliz e bem ocupada na bem-avqríturança eterna (Ap 7.13-17).
Salmos 73:24-25
24 - Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
25 - Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
Apocalipse 7:13-17
13 - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14 - E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
15 - Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16 - Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
17 - Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.
Ilustr.:
DURANTE 14 ANOS DE PRISÃO, o pastor Richard Wurmbrand sofreu torturas brutais, enquanto sua esposa, Sabina, foi tratada como escrava em um campo de trabalho forçado. Seus únicos "crimes" foram a fé e o testemunho de Jesus Cristo. Ainda assim, eles amaram seus inimigos e procuraram ganhar seus torturadores para Cristo.
Em 1945, quando os comunistas tomaram a Romênia e tentaram assumir o controle das igrejas, o pastor Wurmbrand deu início a um ministério "clandestino e subterrâneo" para os crentes oprimidos e também para evangelizar os soldados russos que ocupavam seu país.
Ele foi preso em 1948, junto com sua esposa, Sabina, que após a prisão foi submetida por três anos ao trabalho forçado no Canal Danúbio. O pastor Wurmbrand passou três anos em confinamento solitário, não vendo ninguém além de seus torturadores comunistas. Ele foi então transferido para uma cela de grupo, onde a tortura continuou por mais vários anos.
“Crentes eram pendurados em cordas, de cabeça para baixo, e açoitados tão severamente que seus corpos balançavam de um lado para o outro sob a força das pancadas. Eram colocados em refrigeradores, "celas refrigerantes", tão frias que se formava uma camada de gelo na parte interna. Eu próprio fui jogado em uma dessas celas, com bem pouca roupa... até hoje algumas vezes não suporto abrir um refrigerador.”
Em maio de 1966, ele testemunhou perante o Subcomitê de Segurança Interna do Senado dos EUA, onde se despiu até a cintura para mostrar 18 cicatrizes de feridas de tortura cobrindo seu torso. Sua história foi publicada em jornais de todos os Estados Unidos, Europa e Ásia.
Durante toda a sua vida sua mensagem foi: “Odeie os sistemas malignos, mas ame seus perseguidores. Ame suas almas e tente ganhá-los para Cristo.”
O pastor Wurmbrand escreveu vários livros, que foram traduzidos para mais de 70 idiomas. Ele foi rotulado várias vezes por líderes cristãos como “A Voz da Igreja Subterrânea” e “O Paulo da Cortina de Ferro”.
LEIA A HISTÓRIA COMPLETA NO LIVRO “TORTURADOS POR AMOR A CRISTO”
Fonte: Mais, comunidade no Facebook.
Related Media
See more
Related Sermons
See more