Uma Confiança Inabalável.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
UMA CONFIANÇA INABALÁVEL
1 Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus? 3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?” 4 Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se derrama a minha alma —, de como eu passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5 Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. 6 Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembrome, portanto, de ti, nas terras do Jordão, no Hermom, e no monte Mizar. 7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. 8 Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e de noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. 9 Pergunto a Deus, minha rocha: “Por que te esqueceste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?” 10 Os meus ossos se esmigalham, quando os meus adversários me insultam, perguntando sem parar: “E o seu Deus, onde está?” 11 Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sl 42.1–11
Introdução
O salmo 42 e 43 são apenas um, a autoria do salmo é atribuída aos filhos de Corá. Neles o salmista expressa sua dor e, ao mesmo tempo, sua confiança inabalável no Senhor
Aplicação
Ele revela alguns problemas que ele tem passado:
1. Espiritual
V.1 – 2
1 Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?
O salmista tem sede de Deus. Ele está sentindo falta do Senhor.
Embora o Senhor sempre estivesse ao seu lado, ele está sentindo falta da comunhão com Deus, ele está frio na fé, uma frieza enorme parece tomar conta do coração dele.
É muito triste quando estamos longe de Deus. Nada mais pode preencher o vazio da nossa alma. Nem o dinheiro, nem a família, nem o lazer, nada pode preencher o vazio que existe quando estamos longe de Deus.
A Bíblia fala que quando o Espírito do Senhor deixou Sansão ele nem percebeu. Temos que tomar cuidado de não perceber quando estamos longe de Deus.
Muitas pessoas enfrentam crises espirituais, muitos perdem o desejo de orar, de congregar, de ler as Escrituras. As vezes isso pode ser um processo longo. Uma pessoa pode se esfriar e demorar para se aquecer novamente. Para esta pessoa parece que isso nunca vai acontecer, parece que nunca vai voltar a comunhão divina novamente
2. Emocional
V.3a
As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite...
Ele chora dia e noite, muito parecido com um quadro de depressão. Tem gente que acha que crente não pode sofrer problemas emocionais. Muitos acham que é frescura ou mimimi. Mas assim com crentes sofrem com doenças físicas, os crentes também sofrem com doenças emocionais. As palavras do salmista revelam um desespero, uma angústia que parece que só ele sabe o que ele está passando, e ele tenta passar esse sentimento em forma de salmo.
3. Afrontas
V.3b
...enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?”
E ainda, por causa do nome do Senhor, ele é afrontado.
Ele tem ouvido de ímpios e descrentes “cadê o seu Deus?”.
Nesse momento passa na nossa cabeça: “Senhor! O Senhor não vai fazer alguma coisa? Vão deixar falar isso de mim e do Senhor?”
Isso abala mais ainda o emocional porque desperta um sentimento de impotência.
4. Ministerial
V.4
4 Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se derrama a minha alma —, de como eu passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
Ele tinha saudades das coisas que ele fazia na obra do Senhor.
Isso deixa qualquer cristão entristecido. Saber que ele já foi útil um dia e por algum motivo, hoje não consegue mais trabalhar para o Senhor.
Essas pessoas tentam culpar a igreja, o marido, a crise financeira, a doença e tudo mais, mas na verdade ela mesma está com problemas. Geralmente essa pessoa está envolvida com um sentimento saudosista.
Quando uma pessoa fala muito do que ela fez no passado, provavelmente não está fazendo mais no presente. Quando você sente saudades do que você fez no passado, você perdeu seu primeiro amor.
As últimas obras acabam sendo menores que as primeiras.
Como vimos, aquele salmista tinha muitos problemas, e suas palavras revelaram isso. Porém, apesar disso tudo, ele revela uma confiança inabalável no Senhor.
Seus problemas não abalaram:
1. Sua determinação
V.5a
5- Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim?...
Ele estava inconformado com ele mesmo. Ele percebe que tem alguma coisa errada com seus pensamentos e seus sentimentos.
Ele perguntava para si mesmo, o “por que” de estar abatido. Parece que ele percebe que ele estava se autossabotando. Ele percebe que tem motivos para agradecer e louvar.
É como se algo dissesse para ele: “Tem alguma coisa errada com esse sentimento.
Há pessoas que se entregam diante do problema, outras aproveitam o problema para ganhar força para batalha. O deserto, o gigante, a tempestade podem te deixar mais fraco e abatido ou esse mesmo problema pode te dar mais forças para vencer.
Há pessoas que se enfraquecem com as lutas, outros ficam mais fortes.
2. Sua confiança
V.5b
5 ...Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Ele dizia para si mesmo: Espera em Deus!
Ele estava passando por vários problemas, mas isso não abalou sua fé e sua confiança no Senhor.
No fundo ele sabia o Deus a quem servia. No fundo ele sabia que o Senhor não havia o abandonado.
Eu (Adriano Barcelos), tenho muitos versículos preferidos na Bíblia, entre eles estão dois. São palavras do rei Josafá quando ele está angustiado por causa da guerra que ele vai enfrentar. Então ele diz:
2Cr 20.9
9“ Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante deste templo e diante de ti, pois o teu nome está neste templo; e clamaremos a ti na nossa angústia, tu nos ouvirás e livrarás.”
Ele diz que quando ele estiver com problemas, ele vai ao templo clamar.
Há pessoas que na angústia saem da igreja, outras se aproximam dela.
2Cr 20:12.
12-Ó nosso Deus, acaso não executarás o teu juízo contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em ti.
Quando ele não sabe mais o que fazer, ele diz que os olhos dele estão colocados no Senhor.
Ele estava em guerra, mas sua confiança no Senhor continuava inabalável.
3. Sua adoração
V.8
8 Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e de noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.
Tinha outra coisa que os problemas não tiraram daquele salmista, o louvor dos seus lábios.
Mesmo com problemas ele ainda louvava, como Jó, que se prostrou em terra e adorou, mesmo depois de estar tomado por problemas terríveis.
O salmista diz que de noite, o louvor está nos lábios dele. Ele diz que o cântico e a oração fazem parte da rotina dele.
Veja que impressionante. Será que uma pessoa que está passando por todos estes problemas pode ser usada pelo Senhor?
Quando estamos com problemas achamos que o Senhor não nos usará, que não temos força e não teremos frutos nenhum.
Porém, aquele salmista compôs um salmo que ficou para a história. Não só isso, compôs um salmo inspirado por Deus, canônico.
Aquele homem cheio de problemas já ministrou milhões de pessoas com seu cântico durante os 3 últimos milênios.
Talvez você não entenda a situação que você está passando.
Coloque um cântico nos seus lábios e se permita ser usado pelo Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more