NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, MAS CRISTO É REAL

FAMÍLIA REAL OFICIAL  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Existe um perigo que nos afasta da verdade, é aquele que confunde as nossas mentes, que tem a aparência de verdade, mas que no fundo é engano. Nossas famílias podem estar correndo o risco de se distanciarem dos princípios e valores do reino ao comprar as propostas de vida feliz ofertada por um mundo sem Deus. Os riscos são a completa falta de sintonia com o Cristo que restaura e uma idolatria que desvia nossa casa do verdadeiro lugar de satisfação.

Notes
Transcript

Introdução

O que é capaz de seduzir os nossos corações? O que certamente poderia ser visto como um competidor quando o assunto é fidelidade ao nosso Deus?
É bem verdade que nesta guerra cultural de quem fala mais alto, nem sempre conseguimos dar ouvidos a sabedoria de Deus.
O mundo com seus encantos filosóficos se gaba ter a melhor resposta para os dramas modernos de nossas famílias.
É muito interessante ver como caos e soluções são construídos em nosso tempo. A estratégia de satanás é destruir e reconstruir todas as coisas a sua própria imagem.
Ele gera o caos e ele mesmo propõe a solução, só que esta solução tem apenas a aparência de coisa boa.
Quando aproximamos a nossa reflexão do núcleo familiar podemos ver estas estratégias ainda mais claramente.
Quanto mais os laços de afetividade dentro da família são quebrados, mais o Diabo oferece soluções catastróficas, só que estas soluções brilham como o ouro.
Mas se fizermos um esforço em nossas mentes e colocarmos a lente de aumento um pouco mais perto, conseguiremos enxergar o engano. A visão que teremos será meio que um Monstro de Frankenstein.
É exatamente aí que devemos estar atentos e buscar na sabedoria do alto as respostas necessárias para fugir do engano.
Mesmo que estejamos no mundo e mesmo que soframos as influências dele, não podemos esquecer que nossa cidadania é a do céu, que nossa relação com Deus nos impulsiona a vivermos nossas relações familiares segundo o seu propósito.
O nosso texto de hoje pode ser essa lente de aumento espiritual que vai nos ajudar a enxergar estas linhas destorcidas e enganosas na cultura idólatra do nosso tempo, que definitivamente tem trocado Deus por uma espécie de humanismo redentor.

A Sabedoria de Deus Supera a Sabedoria Desta Era

Em razão de toda a confusão política vivida em nossos dias sempre temos o cuidado quando quando tentamos transitar entre fé e política, especialmente quando fazemos isso no púlpito.
Primeiro por causa da compreensão equivocada que as pessoas tem sobre esse assunto, ou seja quando confundem política com partidarismo. Segundo, existe todo um patrulhamento nas redes sociais quanto ao que se fala nos púlpitos das igrejas. Portanto, pastor que não prega a palavra e dá apenas palestras a cada domingo podem ser fisgados nas teias da rede. O resultado sempre é trágico.
Então deixa eu dizer algo aqui, esse capítulo em especial esse trecho é essencialmente político, se fala de governantes, eras (especialmente como um conjunto de culturas) e o contrate entre essa realidade e a sabedoria adquirida em Deus.
Quando olhamos para uma sociedade e as leis que a constituem estamos lidando com poder político, social e cultural.
Então, quando Paulo está contrastando a sabedoria de Deus com a sabedoria do seu tempo e os que governam ele está fazendo uma crítica ao modelo de governança puramente humano.
Quando a sabedoria do mundo invade a arena da vida cotidiana e impõe seus valores políticos, sociais e culturais, renegando a sabedoria de Deus a apenas uma reflexão privada (diga-se, oração, ir a igreja, liturgia etc.), ela nega a boa graça de Deus nas ações do homem.
Como a tarefa do diabo é a de destruir ao tentar reconstruir a sua própria imagem e semelhança a boa criação de Deus apresenta apenas uma aparência mau feita da verdade.
Por isso que Paulo diz no versículo 6 que está falando da sabedoria entre os maduros, essa é a sabedoria que deveria formar uma sociedade melhor.
Fica aqui meio que um alerta, os poderosos desta era, aqueles que dizem como devem ser as coisas, aqueles que, sugerem com nomenclaturas e siglas esquisitas uma nova ordem política e social, devem ser confrontados.
Mas, esse confronto se dá com a sabedoria que vem de Deus.
Nossas famílias tem sido alvo destes ataques, que são sutis diga-se de passagem, mas erroneamente estamos buscando enfrentar os desafios se utilizando dos mesmo artifícios do mundo, a nossa própria sabedoria. Sem evangelho não podemos sinalizar a este mundo o futuro glorioso que há de vir.
É por isso que Paulo cita esta bela poesia no verso 9, se os governantes dessa era soubessem o que Deus havia preparado não teriam crucificado o Cristo.

A Nossa Lente de Aumento é o Espírito

Paulo fala algo extraordinário a partir do verso 10, ele nos lembra que o nosso espírito é aquele que nos conhece no mais íntimo do ser.
E já que recebemos o Espírito do Deus de alguma forma podemos saber a vontade do Pai para nossas vidas.
Eu posso aformar que é nesse entrelaçar ou nessa imagem de Cristo sendo formada em nós que conseguiremos perceber a realidade de Cristo em nossas vidas.
É nesse processo que começamos a forjar nossa vida a luz do evangelho dando forma a todas aquelas áreas da existência que foram tomadas pela sabedoria humana.
Veja que lindo o que diz Paulo no verso 12: Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.
No fim das contas, aqueles que rejeitam a sabedoria de Deus não compreendem a mente do Senhor, não conseguem refletir a vida e seus desafios a luz da esperança do evangelho que aponta para um novo tempo, um tempo de glória.
É um desafio construir uma família em meio a uma sociedade que nega a sabedoria de Deus. E que fique claro que não estou aqui simplesmente alimentando um tipo de ideia de família ideal aos moldes evangélico não, existe muito crente vendendo uma pseudo-sabedoria do céu, um simulacro descarado de verdade.

Conclusão

Meus irmãos, os dias são difíceis, somos o tempo todo levados a enfrentar os desafios de uma era em que a verdadeira sabedoria, aquela que vem de Deus é escanteada.
Você e eu somos desafiados a elevarmos nossas mentes e ações ao maior nível possível, àquele que se conforma a Espírito de Deus.
Eu quero concluir esta mensagem citando o mentário que o N.T. Wright faz desse trecho da Palavra:
Essa passagem densa e desafiadora tem várias lições para nós, porém talvez a mais importante seja para os cristãos que se esqueceram, ou talvez nunca souberam, das duas verdades.
A primeira é que há uma riqueza de conhecimento e um entendimento para a melhora da vida a ser explorada. O cristianismo não é apenas um conjunto de crenças e um livro de regras para a vida, como algo que possa ser compreendido em um final de semana. Ele apresenta tantas facetas quanto o próprio mundo, cheio de beleza, mistério e poder; e terrível e maravilhoso como o próprio Deus. Tem sempre muito, muito mais para aprender, desfrutar e se alegrar.
A segunda verdade é que a mensagem cristã, desde o seu início, desafiou o mundo de poder, inclusive o poder social e político, com o anúncio do reino superior de Deus, revelado na morte e na ressurreição de Jesus. Paulo não quer que os coríntios imaginem que ele está simplesmente falando sobre uma experiência religiosa que nada tem a ver com a vida real da política e do governo. Ele não gostaria que nós imaginássemos isso também. Não devemos aceitar um evangelho que permita que o jogo de poder deste mundo siga sem desafios.
Que o Senhor nos ajude!
Related Media
See more
Related Sermons
See more