FAMILIA UM PLANO DE DEUS

Culto da Família  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Texto base:
Colossians 3:18–21 ARA
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

1. UM DIAGNOSTICO DA FAMÍLIA

- Em Colossenses 3.18–21, Paulo trata dos relacionamentos no contexto familiar. Não é a primeira vez que esse assunto é abordado no Novo Testamento. Esse tema é recorrente (Ef 5.22–6.4; 1Tm 2.8–13; Tt 2.1–8; 1Pe 3.1–7).

1.1 Famílias em crise

- Os relacionamentos familiares passam por grande crise em nossos dias:
O índice de separação conjugal já chega a 50% em alguns países. Muitas mães, na realidade mais da metade, trabalham fora de casa mesmo na fase em que suas crianças são pequenas.
A metade das crianças entre 6 e 16 anos assiste de 20 a 25 horas de tela por semana, e elas são grandemente influenciadas pelo que assistem.
O uso de contraceptivos e preservativos, incentivado por uma ética relativista, empurrou os adolescentes e jovens para uma vida sexualmente promíscua. O sexo está cada vez mais fácil, e o casamento, cada vez mais frágil.
A família está em crise.

1.1.1 - Alertas

- Com a estrutura familiar desabando, percebemos que a igreja e a sociedade também estão, pois a sociedade é um espelho da família. Quando analisamos os princípios de Deus que devem reger os relacionamentos na família e no trabalho, descobrimos que eles foram esquecidos, rejeitados e até odiados.
Re conceitos
Valorização do papel da mulher como, dona do lar e mãe;
Um dos papais mais importantes da sociedade...
Desvalorização da ideologia da educação formal e do saber secular, substituindo pela presença dos pais.
Provérbios 1.8 “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.”
Valorização da castidade e da pureza.
1Coríntios 6.18 “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.”

1.2 - Princípios norteadores

- Há princípios gerais que regem o relacionamento familiar. É totalmente possível desenvolvermos um relacionamento sadio dentro da família se lembrarmos que Cristo nos concede um novo poder.
Princípios fundamentais
Cristianismo é o motor que nos impulsiona e nos capacita a viver de acordo com os princípios estabelecidos por Deus;
Esposas e maridos, filhos e pais podem ter novos relacionamentos fundamentados no poder de Cristo;
O grande propósito da família é viver todos os relacionamentos para a glória de Deus;
1Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
Colossenses 3.17E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

1.2.1 Os exemplos de Cristo

- Em Jesus encontramos o modelo para nossos relacionamentos, Cristo é o supremo exemplo para o nosso relacionamento familiar
Modelo de amor
- Pois ele, como noivo da igreja, é o modelo para os maridos, devotando o seu amor espontâneo, perseverante, sacrificial, santificador e cuidadoso à igreja.
João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”
Efésios 5.25 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”
Modelo de Submissão
- Como Filho, Jesus foi submisso ao Pai celestial (Fp 2.8), bem como aos seus pais terrenos (Lc 2.51).
Filipenses 2.7–8 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”
Modelo de serviço
- Como Senhor, Jesus serviu aos seus discípulos a ponto de lavar os pés de cada um deles (Jo 13.13–17). Portanto, Cristo é o supremo exemplo para o nosso relacionamento familiar.

2. O CRISTIANISMO TRAZ UMA NOVA ÉTICA FAMILIAR

Colossenses 3.18–21 “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
- A ética cristã não é recíproca. Tampouco tem dois pesos e duas medidas. De modo algum faz acepção de pessoas. Essa ética jamais defende que todos os deveres estão de um lado só, pois na ética cristã não há desequilíbrio nem injustiça.
A ética cristã familiar não é coletivista;
Deus a arquitetou de uma forma a trazer um equilíbrio santo;
A ética cristã ela constrói, estabiliza e ela proporciona perenidade;

2.1 - Há, sim, privilégios e responsabilidades para todos.

- Tanto sob as leis como sob os costumes judaicos e gregos, todos os privilégios pertenciam ao marido, e todos os deveres, à mulher. Mas no cristianismo temos pela primeira vez uma ética de obrigações mútuas. E os filhos não tinham direito algum.

2.1.1 - Esposas

Colossenses 3.18 “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.”
Texto correlacionado
Efésios 5.22–24 “22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, 23 como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.”
Responsabilidades:
Submissão que ela está fundamentada do exemplo de Cristo iniciantemente
Submissão que está exemplificada pela profunda relação entre Cristo e a igreja;
Privilégios
Ser amada sacrificalmente pelo seu marido
Existe uma profunda relação prazerosa de Submissão;
O exercício desta submissão glorificará a Deus.

2.1.2 - Esposos

Colossenses 3.19 “Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.”
Texto correlacionado
Efésios 5.25–28 “ 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.”
Responsabilidades:
O amor está fundamentada do exemplo de Cristo iniciantemente;
Amar sacrificialmente a esposa;
Santificar a sua esposa;
Purificar a sua esposa;
Apresentar a sua esposa a Deus;
Privilégios
Repeito e submissão da sua esposa;
Existe uma profunda relação prazerosa de Amor;
O exercício deste amor glorificará a Deus.

2.1.3 - Filhos

Colossenses 3.20 “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.”
Texto correlacionado
Efésios 6.1–3 “1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”
Responsabilidades:
A obediência está fundamentada do exemplo de Cristo iniciantemente;
Obediência, honra e submissão aos pais;
Privilégios
Nascerem;
Serem criados na Disciplina;
Vida tranquila e longa;
O exercício desta obediência glorificará a Deus.

2.1.3 - Pais

Colossenses 3.21 “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
Texto correlacionado
Efésios 6.4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Responsabilidades:
Ensinar os filhos;
Correção paterna (Pais no masculino)
Privilégios
Obediência e respeito dos filhos;
O exercício desta função glorificará a Deus;

3. PRIORIDADES NA FAMÍLIA

3.1 - As prioridades

Deus precisa vir antes das pessoas
- Como filhos de Deus, devemos amá-lo com toda a nossa alma e de toda a nossa força. Devemos buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça. Para ser um discípulo de Jesus é preciso estar disposto a deixar pai e mãe e amá-lo mais do que a qualquer pessoa
O cônjuge precisa vir antes dos filhos
- Peca contra o cônjuge e os filhos aquele que coloca os filhos em primeiro plano e o cônjuge em segundo. O maior presente que podemos dar aos nossos filhos é amar, com desvelo, o nosso cônjuge. A maior necessidade dos filhos é ver o exemplo dos pais. Não há família saudável onde os relacionamentos estão fora dos trilhos. Investimos nos filhos quando investimos em nosso casamento.
Os filhos precisam vir antes dos amigos
- Nossos amigos são importantes, mas nossos filhos são ainda mais importantes. Aqueles que não cuidam da própria família negam a fé, são piores do que os incrédulos e estão em total descompasso com o projeto de Deus. De forma alguma podemos sacrificar nosso relacionamento com os filhos para dar mais atenção aos amigos. Nenhum sucesso vale a pena quando o preço a pagar é o sacrifício dos nossos filhos.
As pessoas devem vir antes das coisas
- Vivemos numa sociedade materialista e consumista. Nessa sociedade, as prioridades estão invertidas. As pessoas se esquecem de Deus, amam as coisas e usam as pessoas. Devemos, ao contrário, adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Quando colocamos coisas no lugar de pessoas, tornamo-nos insensíveis e apartamo-nos do projeto de Deus.
O reino de deus precisa vir antes dos nossos projetos
Ageu 1.6“Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.”
- Temos visto muitos crentes dando a Deus a sobra dos seus bens, de seus talentos e do seu tempo. São pessoas que só se preocupam com as coisas terrenas. Correm atrás dos próprios interesses enquanto a obra de Deus fica em segundo plano. Essas mesmas pessoas, nas palavras do profeta Ageu, semeiam muito e colhem pouco; vestem-se, mas não se aquecem; comem, mas não se satisfazem; e o salário que recebem, colocam-no num saco furado. O pouco que trazem, Deus o assopra, porque não aceita sobras, uma vez que requer primícias. Portanto, precisamos buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Precisamos investir as primícias da nossa renda na promoção do reino de Deus. Precisamos investir em causas de consequências eternas
Related Media
See more
Related Sermons
See more