Onde vamos nos sentar no Reino de Deus?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
O pedido de Salomé
O pedido de Salomé
Então se aproximou de Jesus a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. Jesus lhe perguntou:
— O que você quer?
Ela respondeu:
— Mande que, no seu reino, estes meus dois filhos se assentem um à sua direita e o outro à sua esquerda.
Mas Jesus disse:
— Vocês não sabem o que estão pedindo. Será que podem beber o cálice que eu estou para beber?
Eles responderam:
— Podemos.
Então Jesus lhes disse:
— Vocês beberão o meu cálice. Quanto a sentar à minha direita e à minha esquerda, não me compete concedê-lo, pois é para aqueles a quem está preparado por meu Pai.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram indignados com os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse:
— Vocês sabem que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Ler Mateus 16.21 ‘ Desde esse tempo, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse.” , Mateus 17.22–23 “Quando eles estavam reunidos na Galileia, Jesus lhes disse: — O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então os discípulos ficaram muito tristes.” e ainda Mateus 20.18–19 “— Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios para ser zombado, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.” . Os discípulos simplesmente não entendiam as implicações daquilo e desperdiçavam seu tempo com discussões inúteis. Romanos 6.5–6 “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado”.
20 E adorando-o
21 Qual era a motivação deles (ou dela) ao pedir tal coisa?
22 e 23 O que era esse cálice? Atos dos Apóstolos 12.1–2 “Por aquele tempo, o rei Herodes mandou prender alguns da igreja para os maltratar. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” Apocalipse 1.9 “Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.”
Em 23 o Senhor Jesus afirma que “Quanto a sentar à minha direita e à minha esquerda, não me compete concedê-lo, pois é para aqueles a quem está preparado por meu Pai.” A completa submissão de Cristo ao Pai (João 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” e João 4.34 “Jesus lhes declarou: — A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” ). O Senhor Jesus se esvazia de sua essência para fazer vontade do Pai e redimir uma humanidade perdida Filipenses 2.5–7 “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana,” . Cristo sabia o que passaria aqui na Terra e nos chama para tomar do seu cálice, isto é, ter participação na sua morte para com ele reinar num futuro glorioso. O apóstolo Paulo lida com essa questão na carta aos Romanos tratando do fato de sermos novas criaturas em Cristo, de que a nossa velha natureza foi crucificada com Cristo para que o corpo de pecado seja destruído. Mas essa destruição do corpo de pecado é um processo gradual; é um processo de santificação que nos faz esvaziar-nos de nossas próprias vontades e buscar a vontade de Deus. Paulo diz, em .”
Paulo expressa novamente essa ideia escrevendo a Timóteo 2Timóteo 2.8–13 “Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada. Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna. Fiel é esta palavra: “Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo.”
No versículo 24, Mateus nos mostra que houve indignação entre os outros dez discípulos. Uma dura face do pecado é que ele nos faz querer ser maiores ou melhores do que os outros. Isto é, se comparativamente às pessoas com quem vivemos, nos relacionamos ou seguimos temos uma posição melhor isso nos massageia o ego. Se, comparativamente, temos uma posição pior, o pecado nos assedia por meio de inveja, ressentimento e outros sentimentos negativos. Isso está na nossa velha natureza. Gosto de me lembrar de João 21.20–22 “Então Pedro, voltando-se, viu que o discípulo a quem Jesus amava vinha seguindo; era o mesmo que na ceia havia se reclinado sobre o peito de Jesus para perguntar: “Senhor, quem é o traidor?” Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: — E quanto a este? Jesus respondeu: — Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que você tem com isso? Quanto a você, siga-me.”
Nos versículos 25 e 26 Jesus explica como a lógica no Reino de Deus é diametralmente oposta. Aquele que serve será o maior! É uma tremenda recompensa para uma tarefa complexa. É para aqueles que imitam a Cristo como lembrado por Paulo na carta aos Filipenses: Filipenses 2.5 “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus,”
Em 1Pedro 2.21–25 “Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados. Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês.”
Como filhos de Deus temos um chamado. Como igreja uma missão: glorificar a Deus em tudo o que fazemos e levar a Palavra de salvação aos que ainda não são de Cristo. 1Pedro 4.1–2 “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, estejam também vocês armados do mesmo pensamento. Pois aquele que sofreu na carne rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhes resta na carne, vocês não vivam mais de acordo com as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus.”
Aquele que quiser ser o maior enUma referência muito importante é Tiago 2.14–18 “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Será que essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé, e eu tenho obras.” Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé.” e também em
.