VIVA COM SUA FAMÍLIA O VERDADEIRO EVANGELHO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Diante de uma assembléia em Siquém...
Apresentação do poder de Deus sobre o povo...
Renove sua aliança com o Senhor
Temendo-o
Salmo 111.10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.”
Êxodo 20.20 “Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.”
“A chave para uma vida santa é ter uma santa reverência a Deus, a quem todos devemos prestar contas. O santo temor deve levar-nos a nos submetermos à vontade do Senhor e a fazê-la com entusiasmo, assim como um filho que reverencia seu pai estará ansioso para agradá-lo fazendo a vontade do pai.”
Servindo-o
Todos nós somos servos, ou de Deus ou de Satanás
Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
Integridade
A integridade esta relacionada a algo que é completo. Aqui o sentido é que devemos servir com todo o nosso ser e em todas as áreas, sem reservas. A integridade no servir exige que sirvamos a Deus com nossos dons e habilidades, com nosso tempo e com nossos recursos.
Não dá pra servir a Deus somente em uma determinada área que quero e deixar de lado as que eu não quero!
Alguns exemplos:
Eu já leio a Bíblia e oro em casa, nào preciso ir a igreja.
Eu ja levo a minha familia a igreja, não preciso fazer culto doméstico.
Eu ja frequento as programaçoes, não preciso servir em algum ministério.
Fidelidade
A fidelidade está relacionada a maneira como devo servir, eu preciso buscar os padrões da Palavra de Deus. Deus estabeleceu o modo como devemos servir também na sua Palavra.
c. O que tem nos impedido de temer e servir ao Senhor com integridade e fidelidade?
A idolatria
Nosso coração é uma fabrica de ídolos. João Calvino
Idolatria é tudo aquilo que toma o lugar de Deus em nossos corações
Mateus 6.21 “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
2. É TEMPO DE TOMAR UMA DECISÃO v.15a
1Reis 18.21 “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.”
a. É tempo de abandonar as práticas que seus pais viveram no passado
b. É tempo de abandonar as práticas que você e sua família vivem
3. É TEMPO DE LIDERANÇA v.15

A) Uma família ao serviço do Senhor

Em primeiro lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que é possível servir a Deus através de nosso relacionamento familiar. É possível alinhar nossos projetos familiares com a vontade do Senhor; é possível alcançar a satisfação dentro do lar objetivando antes de tudo a glória de Deus e servindo a Ele com sinceridade e fidelidade. Para tanto, nossos relacionamentos familiares devem estar pautados na verdade de Deus revelada nas Escrituras.

B) Uma liderança que começa em casa

Em segundo lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos revela que a liderança de um verdadeiro líder começa dentro de sua própria casa. Josué não era simplesmente o líder de todo o Israel, mas primeiramente era o líder de sua família. Há muitas pessoas que se ocupam em liderar multidões, mas se esquecem de liderar a própria casa. Há muitas pessoas que querem mudar o mundo, mas nem mesmo tentam começar a mudança pelo seu próprio lar.

C) Uma família comprometida com sua unidade

Em terceiro lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que dentro da unidade familiar não deve haver espaço para o individualismo egoísta. Curiosamente a Bíblia não fala absolutamente nada sobre a família de Josué. Não se sabe quem foi sua esposa, ou quem foram seus filhos e netos. Mas o que se sabe é que Josué era um líder comprometido com a unidade familiar. Ele não era alguém preocupado apenas consigo mesmo, mas também com todos que dependiam dele. Por isso Josué não apenas disse “eu servirei ao Senhor”, mas disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

D) Um exemplo dentro e fora de casa

Em quarto lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que a pessoa que serve a Deus deve ser o exemplo para os que estão ao seu redor. Josué não era do tipo de pessoa que dizia: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Josué não disse “minha casa servirá ao Senhor”, mas disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Ele se coloca em primeiro lugar, no sentido de ser o exemplo para aqueles que estão debaixo de sua autoridade. Há pessoas que querem que seus familiares sirvam a Deus, mas elas próprias não servem de exemplo.
Quando Josué disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor” isso não significa que ele iria obrigar seus familiares a servir a Deus. Na verdade o verdadeiro serviço ao Senhor não é construído sob as bases da obrigação. Os servos do Senhor expressam uma devoção voluntaria com base na gratidão por seu amor e sua graça. O que Josué estava dizendo é que ele jamais deixaria de conduzir sua família à verdade de Deus.
Como líder de sua casa, ele estava comprometido a ensinar aos seus a Lei de Deus. Dentro de sua casa a prioridade seria a instrução e o conselho do Senhor
Efésios 6.4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
O exemplo de Josué rompeu os limites de sua casa e levou o povo a também declarar: “Também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus” (Josué 24:18).

E) Uma casa alicerçada na verdade de Deus

Em quinto lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que não devemos ser guiados pela opinião da maioria. Josué estava cercado por um ambiente idólatra e pagão, mas dentro de sua casa Deus era o Senhor. Ainda que todas as famílias de Israel decidissem pela idolatria, Josué não tinha qualquer dúvida de que ele e sua família serviriam o Senhor.
Em muitas ocasiões a fé em Jesus Cristo nos coloca contra a correnteza; em muitas ocasiões o serviço e a adoração a Deus nos leva a confrontar a decisão popular. Em momentos assim, devemos nos apegar ao Senhor com fidelidade e sinceridade. Então certamente a graça divina nos dará a certeza necessária para declarar acima da voz do povo: Eu e minha casa serviremos ao Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more